Blog sobre um pouco de tudo relacionado com a ilha montanha, sendo dado destaque à zona do Cais do Pico, à vila e ao concelho de São Roque do Pico
sexta-feira, 8 de setembro de 2017
Motivos na calçada do Cais do Pico
Embora caminhar olhando constantemente para o solo pode não ser o mais comum, olhar o chão que pisamos pode se tornar numa experiência muito interessante. Seguindo esta ideia, embarquemos, então, na aventura de olhar para os motivos na calçada do Cais do Pico, o coração da vila de São Roque do Pico.
Começando junto aos Paços do Concelho, é possível encontrar linhas retas e circunferências, bem como alguns quadrados, ou seja, motivos mais geométricos.
Nas ruas anexas aos Paços do Concelho, como seja, por exemplo, junto à Filarmónica Liberdade do Cais do Pico, encontram-se três motivos diferentes: a montanha, um cacho de uva e uma baleia. Além disso, a entrada desta filarmónica também tem um motivo a condizer com a sua atividade musical.
Indo agora para a frente marítima do Cais do Pico, a ligação ao mar começa a ser predominante: muitos dos motivos representam ondas do mar e um astrolábio.
Na vizinhança da estátua do D. Dinis, ou seja, junto ao Cais Velho, a herança da baleação merece destaque, nomeadamente através da representação do bote baleeiro e da baleia.
Junto à farmácia existem várias caravelas, enaltecendo, assim, a época dos descobrimentos portugueses e, de certa forma, a descoberta dos Açores.
Esta viagem termina fora do Centro Multimédia, onde se encontra o maior motivo, quer em tamanho, quer em quantidade de diferentes tonalidades de pedra, e que representa o brasão da vila de São Roque do Pico.
Haja saúde!
Local:
Cais do Pico, Portugal
Etiquetas:
Paisagens,
Património
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.
Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!