Blog sobre um pouco de tudo relacionado com a ilha montanha, sendo dado destaque à zona do Cais do Pico, à vila e ao concelho de São Roque do Pico
sábado, 5 de maio de 2018
(Finalmente) O Porto do Cais do Pico volta a ter a rampa ro-ro operacional — e logo com estreia do 'Aqua Jewel'
O dia 4 de maio de 2018 não marcou apenas a estreia do navio 'Aqua Jewel' no Porto do Cais do Pico, em São Roque do Pico (e respetiva estreia de escalas na ilha montanha da operação de 2018 da Linha Amarela da Atlânticoline): este foi o dia onde a rampa ro-ro do principal porto comercial da ilha do Pico voltou a ser utilizada (ainda por cima por dois navio diferentes — fotos em anexo), isto após seis meses de inoperacionalidade da mesma devido obras de melhoramento do porto.
Recordando um pouco o desenrolar dos acontecimentos, no início de novembro de 2017, a Atlânticoline anunciou que, devido a intervenção da Portos dos Açores no Porto do Cais do Pico — mais concretamente, uma empreitada de substituição de cabeços ao longo de todo o cais acostável — a operação dos ferries com rampa de popa ficaria impossibilitada a partir do dia 3 de novembro desse ano. Este constrangimento levou, então, a empresa pública de transporte marítimo de passageiros a reprogramar o horário da Linha Verde (a qual liga Pico, São Jorge e Faial) e a suprimir várias escalas em São Roque do Pico. Previa-se, na altura, que esta situação se mantivesse até fevereiro de 2018.
Certo é que as obras demoraram mais do que o previsto, estendendo-se até agora. Pelo meio, e a partir do fim de março de 2018, as escalas de navios de passageiros foram totalmente suprimidas em São Roque do Pico; mais uma vez, só agora esta situação foi revertida.
Nunca é demais recordar que a impossibilidade de utilização da rampa ro-ro acarreta várias desvantagens, nomeadamente a incapacidade de embarcar/desembarcar viaturas, bem como o desconforto e maior dificuldade que os passageiros têm para entrar ou sair do navio através de uma rampa lateral, a qual muitas vezes está bastante inclinada. Por outro lado, a supressão de escalas em São Roque do Pico é comprovadamente desvantajosa para todos aqueles que queiram ir do Pico para São Jorge ou vice-versa.
Assim, o Porto do Cais do Pico voltar a ter a rampa ro-ro operacional é uma das maiores mais-valias para um "Triângulo" funcional, unido e coeso!
Foram seis longos meses de espera, mas que agora terminaram, levando a que se faça stop no respetivo contador de tempo de inoperacionalidade da rampa ro-ro do Porto do Cais do Pico [ver anexo]. Por outro lado, esperemos que o adágio "não há duas sem três" não se aplique neste caso, porque esta foi a segunda temporada de inoperacionalidade desta rampa ro-ro nos últimos três anos e meio — combinando as duas temporadas, o resultado dá origem a um total de dois anos de inoperacionalidade em apenas três anos e meio, ou seja, em mais de metade do tempo não foi possível tirar partido de todas as capacidades de uma infraestrutura portuária central e fundamental no contexto do "Triângulo".
Por fim, resta desejar que não só a operação de 2018 da Linha Amarela (a qual liga todas as ilhas açorianas, excepto Corvo) seja um sucesso, mas sobretudo que a Linha Verde (quer com o 'Gilberto Mariano', quer com os Cruzeiros) seja uma presença assídua, estável e fiável em São Roque do Pico, o que significaria melhor servir a população residente e os turistas que visitam todo o "Triângulo".
Haja saúde!
Anexo: Eis o stop feito ao contador de quanto tempo esteve inoperacional a rampa ro-ro do Porto do Cais do Pico antes das escalas dos navios 'Aqua Jewel' e 'Gilberto Mariano' em 4 de maio de 2018.
Local:
Cais do Pico, Portugal
Etiquetas:
Barcos,
Entidades,
Paisagens
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Now it only remains to restore the HISTORICAL RIGHT of Picorotos to fish from the pier, as they have been doing ever since it was constructed!
ResponderEliminarAgora resta apenas restaurar o DIREITO HISTÓRICO de Picorotos para pescar no Cais, como vem fazendo desde que foi construído!