A organização decidiu oferecer a cada um dos 600 participantes uma recordação muito especial e diferente do habitual: uma garrafa de 50 ml de Vinho Licoroso do Pico. Esta opção deveu-se ao facto de este ser um vinho único e extraordinário, sobretudo pelo raro equilíbrio de doçura, acidez, estrutura e elegância que exibe.
Recorde-se que este vinho de grande qualidade chegou a ser exportado para o norte da Europa, Brasil, Índias Ocidentais, Terra Nova, Antilhas, Estados Unidos, etc. Entre os seus grandes apreciadores contavam-se os Papas e os czares da Rússia, sendo que estes últimos enviavam propositadamente barcos à ilha do Pico para ir buscar o vinho (não só para degustação mas também para receitas médicas!).
Devido a esta excelente promoção na Conferência Internacional EUSIPCO 2014, o nome da ilha do Pico chegará a pessoas de todo o Mundo graças à preservação e continuação do trabalho heróico dos nossos antepassados - "o testemunho de gerações de pequenos agricultores que, num ambiente hostil, criaram um modo de vida sustentável e um vinho muito apreciado" (palavras do relatório de um órgão consultivo da UNESCO).
Como curiosidade, sabia que a Paisagem da Cultura da Vinha da ilha do Pico
- É um sítio classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade?
- É um local onde passear pelas vinhas foi considerado um dos 8 passeios pedestres mais únicos no Mundo, a par de lugares como a Muralha da China?
Sem comentários:
Enviar um comentário
Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.
Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!