Na sequência do post intitulado "
Árvores do outro lado do mundo... ou não!", decidi contactar o Jardim Botânico Real de Sydney (Austrália) para dar os parabéns pelo magnífico jardim que mantêm e para dar a conhecer a araucária junto ao Convento de São Pedro de Alcântara, no Cais do Pico - vila de São Roque do Pico.
Foi partilhada a curiosidade desta árvore ser da mesma espécie de uma árvore existente naquele jardim, que elas partilham uma história de vida semelhante e que estão literalmente do outro lado do mundo uma da outra. Sugeri também que esta curiosidade poderia ser adicionada à placa que identifica a árvore de Sydney, podendo eventualmente as referidas árvores serem consideradas como "irmãs".
Os responsáveis do Jardim Botânico Real de Sydney não só tiveram a amabilidade de responder ao meu e-mail, como também estão a considerar seguir a sugestão de adicionar informação sobre a árvore "irmã" localizada deste lado do mundo.
Perante este facto, decidi então entrar em contacto com as entidades regionais competentes, a fim de obter autorização para colocar uma placa informativa junto da araucária do Cais do Pico, de forma a perpetuar a história desta árvore e dar a conhecer a árvore "irmã" de Sydney.
Após obter as autorizações necessárias, a placa foi criada e colocada no seu devido lugar, estando a partir de hoje acessível a todos os que visitem o adro do Convento de São Pedro de Alcântara, no Cais do Pico - vila de São Roque do Pico.
Esta é uma oferta à comunidade e tornou-se uma realidade graças aos seguintes apoios, os quais quero publicamente agradecer: empresa
Lavaimagem, empresa
Sousa & Filho, Hélio Serpa e Valter Sousa.
Aqui ficam algumas fotos (obrigado ao
Rui Amaro da Silva) para registar esta efeméride para a posteridade.
Haja saúde!
[
Post scriptum: A história de vida desta araucária foi descrita detalhadamente por Francisco Medeiros no 'Jornal do Pico' n.º 561, de 30 de janeiro de 2015, no seu espaço "Crónicas do Cais" -
link para ler esta história. Veja também aqui o
vídeo de como pedir um desejo ou conheça o
guardião da Árvore do Desejo.]
[Artigo relacionado:
A (renovada) Árvore do Desejo]