sábado, 28 de fevereiro de 2015

Alteração de itinerário na Linha Verde segunda (02-03-2015) e terça-feira (03-03-2015)

(Comentário no fim deste post sobre esta alteração de itinerário)

Comunicado da Transmaçor:
Devido à presença de outros navios no porto de São Roque na manhã da próxima segunda e terça-feira, dias 2 e 3 de março, a Transmaçor teve necessidade de alterar procedimentos habituais na operação da Linha Verde, a saber:
- As escala no Pico durante a viagem da manhã, prevista para São Roque, terá de ser alterada para a Madalena, sendo necessário alterar o itinerário.
- A saída da Horta, prevista para as 07h00, sairá às 08h00.
A Transmaçor agradece a sua compreensão e lamenta quaisquer transtornos que estas alterações possam causar.
ITINERÁRIO LINHA VERDE
SEGUNDA-FEIRA (MANHÃ)- 02/03/2015
TERÇA-FEIRA (MANHÃ)- 03/03/2015
(HORÁRIO DA TARDE ESCALA O CAIS DO PICO)
Horta/Madalena Madalena/Velas Velas/Madalena Madalena/Horta
08h00/08h25 08h30/09h50 10h00/11h20 11h25/11h50



Comentário sobre esta alteração de itinerário: a Transmaçor refere a "presença de outros navios no porto de São Roque", os quais são:

Enquanto no primeiro caso a corveta inviabiliza a operação regular da Transmaçor no porto comercial do Cais do Pico, já no segundo isso não acontece por duas razões:
  • O navio da empresa Transportes Marítimos Graciosenses (TMG) opera no porto de forma a deixar espaço suficiente para a operação dos barcos da Transmaçor - ver exemplo neste link
  • No porto comercial de Velas, o qual tem o mesmo comprimento de cais acostável que o porto comercial do Cais do Pico (110 metros, segundo a página 43 do Plano Integrado dos Transportes dos Açores), operam em simultâneo navios da TMG e da Transmaçor - ver exemplo neste link

Haja saúde!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

135º Aniversário da Filarmónica União Artista de São Roque do Pico

Cartaz com o programa do 135º Aniversário da Filarmónica União Artista de São Roque do Pico, celebrado conjuntamente com a Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores:
(Vídeos: Missa | Procissão | Concerto União Artista - 1ª parte; 2ª parte | Concerto União Ribeirense - 1ª parte; 2ª parte; 3ª parte | Concerto Trovas da Madrugada - 1ª parte; 2ª parte)


Haja saúde!

Visitas a bordo da Corveta NRP Jacinto Cândido

No próximo dia 2 de março (segunda-feira) será possível visitar no Pico a Corveta NRP Jacinto Cândido.

Esta corveta estará aberta a visitas no porto comercial do Cais do Pico, vila de São Roque do Pico, nos períodos das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.

A Corveta NRP Jacinto Cândido está de volta aos Açores para cumprir mais uma missão na respetiva Zona Marítima, sendo que irá desempenhar ações de fiscalização, busca e salvamento e presença naval, que são essenciais para garantir a soberania no nosso vasto espaço marítimo (clique aqui para mais informações sobre este navio).

Recorde de seguida a passagem desta corveta pelo porto comercial do Cais do Pico no dia 22 de julho de 2014:

Haja saúde!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

A TAP vai deixar de voar para a ilha do Pico

Notícia de hoje da RTP-Açores:
A TAP vai deixar de voar para as ilhas do Pico, Faial e Santa Maria, devendo reforçar as suas ligações com São Miguel e Terceira.
[nota extra notícia - para Santa Maria não existe abandono porque a TAP não voa para lá; ver lista de destinos TAP]
A SATA deverá ficar com as ligações que serão deixadas pela transportadora nacional.
Até agora, os pilotos da SATA Internacional não estavam certificados para voar para o Pico, uma situação que a companhia regional vai ter de resolver.
Ouvido pela antena 1 Açores, na Bolsa de Turismo de Lisboa, o secretário regional dos transportes confirmou que a SATA vai concorrer a todas as rotas, incluindo as de serviço público e que os pilotos da companhia estarão preparados para operar no Pico.
A retirada da TAP do Faial já foi criticada por Carlos Morais, da Câmara de Comércio da Horta, para quem uma situação de monopólio não é boa para a economia.
A empresa de transportes aéreos não confirma aos jornalistas o abandono das rotas, mas já informou os agentes do setor.
Haja saúde!

Ciclo de cinema documental

A Biblioteca Municipal de São Roque do Pico apresenta esta sexta-feira (27 de fevereiro), pelas 21h30, os seguintes filmes:
  • Beyond the Horizon | Marrianne Eggenberger | 57' | Suíça | 2013
  • AAPU | Sebastian Boisset | 6' 17 | Canadá | 2014
  • Eating the Apple | Mert Güler | 6' 59 | Turquia | 2013
  • The Age of Rust | Francesco Aber, Alessandro Mattei | 7' 12 | Itália | 2014
  • Phantom on the Cliff | Annlin Chao | 8' 28 | Inglaterra | 2014
  • O menino que sabia voar | Douglas Ferreira | 11' | Brasil | 2013

Haja saúde!

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O novo Moinho da antiga Rua do Moinho

Hoje foi colocada a estrutura de madeira no Moinho da Avenida do Mar, na vila de São Roque do Pico. Esta é uma reabilitação do Moinho que deu nome à Rua do Moinho situada nas imediações, a qual antigamente englobava também a parte adjacente do troço que agora integra a Avenida do Mar (e que em tempos idos chamava-se Caminho Real).

Este Moinho faz parte do Inventário dos Moinhos de Vento dos Açores (link para a ficha correspondente). Quem estiver interessado em conhecer melhor os moinhos de vento açorianos pode consultar online o livro "Moinhos de Vento dos Açores - Novo Papel na Sociedade Contemporânea", da autoria de Luís Bettencourt e editado em 2008 pelo Instituto Açoriano de Cultura.

Aqui ficam então as fotografias desta reabilitação (link para os preparativos | link para outras fotos | link para fotos das novas palhetas):

Colocação da estrutura:


Resultado final:




Haja saúde!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Explorar o interior de um vulcão

No próximo sábado (28 de fevereiro) haverá, pelas 15h, uma visita à cavidade vulcânica "Furna da Agostinha".

Nesta iniciativa, promovida em parceria com a associação "Os Montanheiros" e o Geoparque Açores, serão transmitidas técnicas de fotografia que poderão ser utilizadas neste local tão particular.

Ponto de encontro: Parque de estacionamento do Aeroporto da ilha do Pico

Inscrições limitadas até 27 de fevereiro. Para mais informações contactar:
Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico
Morada: Lajido de Santa Luzia, 9940-108 São Roque do Pico
Telefone: (+ 351) 292 207 375
Email: pnpico.culturadavinha@azores.gov.pt | manuel.ps.costa@azores.gov.pt
Haja saúde!

Alteração de itinerário na Linha Verde segunda-feira (23-02-2015)

(Comentário no fim deste post sobre esta alteração de itinerário)

Comunicado da Transmaçor:
Devido à presença de um navio porta contentores no porto de São Roque na manhã da próxima segunda-feira, dia 23 de fevereiro, a Transmaçor teve necessidade de alterar procedimentos habituais na operação da Linha Verde, a saber:
- As escala no Pico durante a viagem da manhã, prevista para São Roque, terá de ser alterada para a Madalena, sendo necessário alterar o itinerário.
- A saída da Horta, prevista para as 07h00, sairá às 08h00.
A Transmaçor agradece a sua compreensão e lamenta quaisquer transtornos que estas alterações possam causar.
ITINERÁRIO LINHA VERDE - SEGUNDA-FEIRA (MANHÃ)- 23/02/2015
(HORÁRIO DA TARDE ESCALA O CAIS DO PICO)
Horta/Madalena Madalena/Velas Velas/Madalena Madalena/Horta
08h00/08h25 08h30/09h50 10h00/11h20 11h25/11h50



Comentário sobre esta alteração de itinerário: a Transmaçor refere a "presença de um navio porta contentores no porto de São Roque" quando o navio de carga que escala o porto do Cais do Pico (nome oficial deste porto comercial, o qual tem o código internacional UN/LOCODE PTCDP - exemplo neste link) é um navio da empresa Transportes Marítimos Graciosenses (ligações com a Terceira).

Este tipo de navio não ocupa o Porto do Cais do Pico de forma a inviabilizar a operação regular da Transmaçor, como pode ser comprovado pela escala feita na última segunda-feira (onde também foi alterado o itinerário na Linha Verde):
(ler também este comentário)


Haja saúde!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Filme "Precious"

Este domingo (22 de fevereiro), pelas 21h00, será exibido o filme "Precious" no Auditório da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico.

Este é um filme para maiores de 16 anos e com entrada gratuita.

Esta exibição, com organização do Polo Local de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da ilha do Pico, tem como objetivo comemorar o dia europeu da vítima. Veja aqui o trailer:



Haja saúde!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Concerto "Myrica Faya" em São Roque do Pico

Esta sexta-feira, 20 de fevereiro, pelas 21h, o Auditório da Escola BS de São Roque do Pico será palco da atuação do grupo musical "Myrica Faya".

A entrada para este evento é livre.

(Vídeos do concerto: "Charamba", "Saudade", "A Bela Aurora", "O Sol", "São Macaio", "Baile da Povoação", "Os Bravos", "Chamateia", "O Ladrão", "O Caracól", "Olhos Pretos", "As Velhas", "Chapéu Novo", "Pézinho da Vila")

Haja saúde!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Inventário Genealógico e Arquivos Regionais dos Açores

Já aqui foram apresentados alguns links relacionados com as Genealogias da ilha do Pico. Através do Portal Cultura Açores é possível aceder ao Inventário Genealógico dos Açores, o qual disponibiliza publica e gratuitamente a informação recolhida a todos os interessados nesta temática.


Neste inventário podem ser feitas algumas pesquisas, nomeadamente:

Ainda relacionado com esta temática, é possível efetuar pesquisas, simples ou avançadas, sobre o conteúdo dos fundos documentais dos três arquivos regionais dos Açores (correspondentes aos ex-distritos da Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada) através do link www.arquivos.azores.gov.pt


Haja saúde!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Concurso de fotografias: Carnaval no Pico

Encontra-se aberto, até ao dia 18 de fevereiro, um concurso de fotografias sobre fantasias de Carnaval e com o lema "mostra ao mundo como se celebra o Carnaval na ilha do Pico", organizado pelo canal PicoTV.

O concurso é restrito a fotografias de fantasias tiradas na ilha do Pico e no ano de 2015, sendo que as mesmas podem ser tiradas com máquinas digitais, telemóveis ou máquinas profissionais. Não serão excluídas quaisquer fotos, desde que tenham qualidade.

A PicoTV irá escolher uma fantasia vencedora e irá lhe atribuir um prémio. As melhores fantasias irão aparecer no programa "Agendar" dessa semana.

As fotografias podem ser enviadas:


Haja saúde!

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Alteração de itinerário na Linha Verde segunda-feira (16-02-2015)

Comunicado da Transmaçor:
Devido à presença de um navio de carga no porto de São Roque na manhã da próxima segunda-feira, dia 16 de fevereiro, a Transmaçor teve necessidade de alterar procedimentos habituais na operação da Linha Verde, a saber:
- As escala no Pico durante a viagem da manhã, prevista para São Roque, terá de ser alteradas para a Madalena, sendo necessário alterar o itinerário.
- A saída da Horta, prevista para as 07h00, será às 08h00.
A Transmaçor agradece a sua compreensão e lamenta quaisquer transtornos que estas alterações possam causar.
ITINERÁRIO LINHA VERDE - SEGUNDA-FEIRA (MANHÃ)- 16/02/2015
(HORÁRIO DA TARDE ESCALA O CAIS DO PICO)
Horta/Madalena Madalena/Velas Velas/Madalena Madalena/Horta
08h00/08h25 08h30/09h50 10h00/11h20 11h25/11h50

(ler este comentário sobre alterações de itinerário semelhantes)

Haja saúde!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Carta aberta ao coordenador do suplemento ‘Correio Económico’ do jornal ‘Correio dos Açores’

Exmo. Senhor Luís Guilherme Pacheco,

Li com muita atenção a sua nota de abertura do suplemento ‘Correio Económico’, edição n.º 250 de 30 de janeiro de 2015, intitulada “Discutir princípios e não apenas distâncias”, a qual aborda o descontentamento dos picarotos face a um “Barómetro” sobre o Secretário Regional da Saúde, publicado numa edição anterior do referido suplemento, e sobre esta nota de abertura gostava de tecer algumas considerações.

Em primeiro lugar, registo que não teve a amabilidade de responder a um e-mail meu sobre esse mesmo “Barómetro”, onde eu solicitava uma opinião sua e sincera sobre uma Carta aberta ao Senhor Secretário Regional da Saúde sobre o serviço de saúde na ilha do Pico escrita por mim, onde poderá perceber melhor não só o que se está passando com o serviço de saúde da ilha do Pico, mas também todas as distâncias de todas as freguesias dos Açores ao respetivo atendimento urgente (em anexo segue novamente cópia desta carta aberta, sendo que também a pode ler online no blog caisdopico.blogspot.pt).

Em segundo lugar, na sua nota de abertura refere que lhe chegou a notícia de comentários inqualificáveis em termos pessoais sobre esse “Barómetro”, os quais eu desaprovo, mas recordo que anteriormente, nesse mesmo “Barómetro”, os cidadãos da ilha do Pico foram acusados de serem “egoístas”, quando o que apenas lutam é pela igualdade, o que deixará de existir com a reforma em curso, através de uma análise assente em factos que a seguir enumerarei. Aliás, concordando inteiramente com o título da sua nota de abertura, os picarotos apenas desejam que se aplique, antes de qualquer outra coisa, o artigo 13.º da Constituição Portuguesa - Princípio da igualdade (“1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei. 2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.”).

Referiu na sua nota de abertura que fez uma “citação figurativa” no “Barómetro” quando foi escrito que a “população não quer percorrer uma distância de pouco mais de 15 minutos para ir à urgência do Centro de Saúde da Madalena”, pois reconhece que sabia que demora 30 minutos ou mais das Lajes do Pico à Madalena. Pois bem, julgo de voltou a recorrer a citações figurativas na sua nota de abertura:

- “(…) o Secretário Regional da Saúde pretende com a medida estender o Serviço de Atendimento Permanente nos Concelhos das Lajes do Pico e de S. Roque até ás 20h, e implementar um Serviço de Urgência no Centro de Saúde da Madalena 24 horas por dia, mais moderno e bem apetrechado, com médico internista, pessoal de enfermagem e técnicos de diagnóstico.

Se consultar o Plano de Ação para a Reestruturação do Serviço Regional de Saúde, verificará que o Serviço de Atendimento Permanente será reduzido e não estendido nos Centros de Saúde das Lajes e de São Roque do Pico, porque atualmente funciona 24 sobre 24 horas (sem presença física de médicos no horário noturno), dispõe de pessoal de enfermagem 24 horas por dia e também de técnicos de diagnóstico. Mais ainda, algum do material que apetrecha o novo Centro de Saúde da Madalena provém não só do antigo centro de saúde mas também dos outros centros de saúde que terão valências reduzidas no futuro.

- “A medida proposta para a ilha do Pico não é diferente daquela que está a ser implementada para o concelho do Nordeste, que no período noturno quando tem uma situação de urgência tem que vir a Ponta Delgada, e passa no Centro de Saúde da Ribeira Grande, que também não tem serviço de urgência entre as zero horas e as 8 da manhã.

A medida é diferente, e bastante, sobretudo em dois aspetos. Primeiro, a medida prevê que os Centros de Saúde das Lajes e de São Roque do Pico encerrem o atendimento urgente às 20h, enquanto os centros de saúde da ilha de São Miguel que referiu encerram apenas às 24h. Também aqui se levanta esta simples questão: porque é que se pretende encerrar o atendimento urgente nos centros de saúde das Lajes e de São Roque do Pico às 20h, quando estes centros atenderam mais doentes nos serviços de urgência básica (9131 e 6925, respetivamente) do que o centro de saúde do Nordeste (4840), sendo que foi determinado que este último centro só encerraria esse serviço às 24h (dados extraídos das Estatísticas da Saúde 2013)?
Segundo, um paciente que tenha uma urgência em São Miguel sabe que, mesmo que tenha que se deslocar a Ponta Delgada, provavelmente não será evacuado. Como bem sabe, no Pico existem muitas evacuações e o atendimento quer nas Lajes quer em São Roque do Pico permite que se chame ou o barco ou o avião o mais rapidamente possível, poupando tempo e em alguns casos, nomeadamente os de evacuações aéreas, combustível das ambulâncias que também é pago por todos nós (pois por vezes fica mais perto chegar ao aeroporto).

- “Mais ainda, no maior concelho dos Açores, e o mais habitado, que é o de Ponta Delgada, existe uma freguesia, a dos Mosteiros, um dormitório da cidade, que em termos de tempo, é a que fica mais distante do Hospital de Ponta Delgada.

Acrescento que, na ilha mais alta dos Açores, e o ponto mais alto de Portugal, que é a ilha do Pico, existe uma freguesia, a da Madalena, que é a que fica mais perto do hospital mais próximo (10 km), o Hospital da Horta na ilha do Faial, e que mesmo assim se demora mais tempo a lá chegar do que dos Mosteiros a Ponta Delgada (30 km)…

Termino fazendo um apelo: de futuro apresente os factos de forma mais precisa e menos figurativa, de modo a transmitir a verdadeira situação pela qual os habitantes da ilha montanha estão a passar. Os picarotos não são figuras; são pessoas que têm o direito de lutar pelos mesmos direitos que qualquer outro açoriano também dispõe. Quem habita o Pico estará sempre disposto a acompanhar socialmente todas as mudanças, desde que a complementaridade formada por todas as partes cumpra o princípio da igualdade para todos e não o distanciamento entre os que pouco e cada vez menos têm e os que mais têm.

Haja saúde!

Ivo Sousa

Post scriptum: Esta carta aberta foi publicada no suplemento ‘Correio Económico’, edição n.º 251 de 6 de fevereiro de 2015, seguida de uma "Nota de Redacção". No último ponto desta "Nota de Redacção" foi dito que eu não fiz "uma única referência à função financeira do Serviço Regional de Saúde"; sobre este assunto, não só nesta carta aberta é referida uma hipotética poupança no combustível das ambulâncias e que é pago pelos contribuintes, mas também se for lida com atenção a Carta aberta ao Senhor Secretário Regional da Saúde sobre o serviço de saúde na ilha do Pico, à qual este texto faz referência, é possível ler o seguinte excerto:
"Excelentíssimo Senhor Secretário, provavelmente dir-me-á que muitas das alterações propostas têm como objetivo garantir a sustentabilidade do serviço regional de saúde. Eu não posso estar mais de acordo consigo nessa matéria: é necessário garantir hoje e sempre que os açorianos nunca ficarão privados de ter acesso aos cuidados de saúde. E sobre essa temática tenho uma sugestão para lhe dar: use e abuse da telemedicina!"
Nota ainda para um agradecimento ao amigo Rui Pedro Ávila, por ter ajudado a divulgar esta carta aberta através do seu espaço "Ponderando" no 'Jornal do Pico', edição n.º 563, de 13 de fevereiro de 2015.

Anexos:

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Carnaval em São Roque do Pico

Aqui fica uma lista dos eventos carnavalescos de 2015 no concelho de São Roque do Pico:
  • Sexta-feira, 13 de fevereiro
    • 10h30 (Vídeo, Mais Vídeos, Fotos 1, Fotos 2, Fotos 3) - Desfile de Carnaval, organizado pela Escola BS de São Roque do Pico, com início junto da Piscina do Cais do Pico e término no Jardim Municipal de São Roque do Pico, onde serão apresentadas algumas coreografias
    • 23h00 - Baile com "KMB" na sede do Vitória Futebol Clube
  • Sábado, 14 de fevereiro
    • 22h00 - Baile com o grupo musical "Brinca" no salão da Filarmónica Liberdade do Cais do Pico
  • Domingo, 15 de fevereiro
    • 13h00 - Tocatas, pelas residências da freguesia de Santo Amaro (início na Terra Alta e término nas Terras Limpas), por parte da Sociedade Filarmónica Recreio Santamarense
    • 15h00 (Fotos) - Batalha de água no Largo do Império, freguesia da Prainha
    • 15h30 - Matiné no salão da Filarmónica União Artista de São Roque do Pico
    • 16h00 - Matiné no salão da Filarmónica Liberdade do Cais do Pico
    • 22h30 - Baile com "Carlos Alberto" no salão da Filarmónica União Artista de São Roque do Pico
    • 23h00 - Baile com "KMB" na sede do Vitória Futebol Clube
  • Terça-feira, 17 de fevereiro
    • 15h00 - Matiné no salão da Sociedade Filarmónica Recreio Santamarense
    • 15h00 - Matiné no salão da Sociedade Recreio União Prainhense
    • 15h30 - Matiné na sede do Vitória Futebol Clube
    • 16h00 - Matiné no salão da Filarmónica Liberdade do Cais do Pico
    • 16h30 - Jogo de futebol "Solteiros vs. Casados" no campo de jogos do Vitória Futebol Clube


Haja saúde!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Olá Moinho, adeus "Casa Âncora"

(link para fotos mais recentes do Moinho)
(link para fotos mais recentes da "Casa Âncora")

O Moinho da Avenida do Mar, na vila de São Roque do Pico, vai mudar de visual. Por enquanto, aqui ficam os preparativos da reabilitação:



Entretanto, o edifício da antiga "Casa Âncora", marco histórico do Cais do Pico, já se encontra praticamente demolido, como se pode observar (link para o início das obras):



Haja saúde!

Alteração de itinerário na Linha Verde terça-feira (10-02-2015)

Comunicado da Transmaçor:
Devido à presença de um navio porta-contentores no porto de São Roque esta terça-feira, dia 10 de fevereiro, a Transmaçor teve necessidade de alterar procedimentos habituais na operação da Linha Verde, a saber:
- As escalas no Pico, prevista para São Roque, terão de ser alteradas para a Madalena, sendo necessário alterar o itinerário.
- Os horários de saída da Horta irão sofrer alterações. A viagem da manhã, que tinha saída prevista da Horta às 07h00, sairá às 08h00. A viagem da tarde, com saída prevista às 16h45, sairá às 17h45.
A presença de um navio porta-contentores no porto das Velas torna ainda necessário que, na viagem da manhã, seja utilizado o Cruzeiro do Canal ao invés do Gilberto Mariano, o que impossibilitará o transporte de viaturas.
A Transmaçor agradece a sua compreensão e lamenta quaisquer transtornos que estas alterações possam causar.
ITINERÁRIO LINHA VERDE - TERÇA-FEIRA - 10/02/2015
Horta/Madalena Madalena/Velas Velas/Madalena Madalena/Horta
08h00/08h30 08h30/10h10 10h10/11h50 11h50/12h20
17h45/18h10 18h15/19h35 19h45/21h05 21h10/21h35

Haja saúde!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Reciclagem na ilha do Pico

Com a entrada em funcionamento, no passado dia 3 de fevereiro, do Centro de Processamento de Resíduos da ilha do Pico, teve início a recolha seletiva de resíduos em toda a ilha com o objetivo de os reciclar.

Os resíduos que podem ser reciclados são apresentados de seguida (ao invés de irem para o aterro, passam a ser enviados para o continente português):

Tipo de resíduoEcopontoDia de recolha
Plástico / MetalEmbalão (amarelo)Terça-feira
Papel / CartãoPapelão (azul)Quarta-feira
VidroVidrão (verde)Quinta-feira

Recicle, a Montanha agradece!

[Oleões em São Roque do Pico]
[Vídeo mostrando o funcionamento de um centro de resíduos]

Haja saúde!

domingo, 8 de fevereiro de 2015

IV Festival Cantares à Estrela

No passado domingo (1 de fevereiro) realizou-se na freguesia da Candelária o "IV Festival Cantares à Estrela". Aqui fica o vídeo deste evento (© PicoTV; algumas fotos neste link):



Haja saúde!

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Escala de navios de mercadorias no Porto do Cais do Pico - fevereiro 2015

A Transinsular publicou no seu site a escala para o mês de fevereiro dos navios de carga que efetuam a ligação Continente - Açores (clique na imagem da escala para a ver melhor).


Os navios e as datas em que vão visitar o porto do Cais do Pico encontram-se indicados na tabela seguinte (clicando no nome do navio abre uma nova janela com a localização atual do mesmo).

DiaNavio
5 de fevereiro (quinta-feira)Ponta do Sol
10 de fevereiro (terça-feira)Sete Cidades
18 de fevereiro (quarta-feira)Furnas
26 de fevereiro (quinta-feira)Sete Cidades

Previsão de entradas e saídas de navios - porto do Cais do Pico: Todas estas informações também se encontram disponíveis no separador "Barcos" deste blog.

Haja saúde!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Alteração de itinerário na Linha Verde sexta-feira (06-02-2015) e segunda-feira (09-02-2015)

Comunicado da Transmaçor:
Devido às previsões meteorológicas adversas para esta sexta-feira, dia 6 de fevereiro, a Transmaçor teve necessidade de alterar procedimentos habituais na operação da Linha Verde, a saber:
- As escalas no Pico, prevista para São Roque, terão de ser alteradas para a Madalena, sendo necessário alterar o itinerário.
- Os horários de saída da Horta irão sofrer alterações. A viagem da manhã, que tinha saída prevista da Horta às 07h00, sairá às 08h00. A viagem da tarde, com saída prevista às 17h30, sairá às 18h30.
Na segunda-feira, dia 9 de fevereiro, a presença de um navio de carga no porto de São Roque tornará necessário alterar a escala da viagem da manhã, que passa também a ser feita pela Madalena. A saída da Horta, prevista para as 07h00, será às 08h00.
A Transmaçor agradece a sua compreensão e lamenta quaisquer transtornos que estas alterações possam causar.
ITINERÁRIO LINHA VERDE - SEXTA-FEIRA - 06/02/2015
Horta/Madalena Madalena/Velas Velas/Madalena Madalena/Horta
08h00/08h25 08h30/09h50 10h00/11h20 11h25/11h50
18h30/18h55 19h00/20h20 20h20/21h50 21h55/22h20

ITINERÁRIO LINHA VERDE - SEGUNDA-FEIRA (MANHÃ)- 09/02/2015
(HORÁRIO DA TARDE ESCALA O CAIS DO PICO)
Horta/Madalena Madalena/Velas Velas/Madalena Madalena/Horta
08h00/08h25 08h30/09h50 10h00/11h20 11h25/11h50

Haja saúde!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

História da araucária junto ao Convento de São Pedro de Alcântara

Na mais recente das "Crónicas do Cais" do 'Jornal do Pico' (n.º 561, de 30 de janeiro de 2015), o amigo Francisco Medeiros debruçou-se sobre a história de vida da araucária junto ao Convento de São Pedro de Alcântara (a Árvore do Desejo - link).

Esta descrição detalhada garante que as gerações vindouras terão o registo escrito da história deste marco da paisagem do Cais do Pico, vila de São Roque do Pico.

De seguida reproduz-se o texto na íntegra, gentilmente cedido pelo seu autor, de forma a que mais pessoas tenham conhecimento do mesmo. Adicionalmente, no final deste post são apresentadas algumas imagens desta araucária, não só atuais mas também de quando era pequenina...

Um grande obrigado ao amigo Francisco Medeiros!

Haja saúde!

[Artigo relacionado: A (renovada) Árvore do Desejo]



A ARAUCÁRIA JUNTO AO CONVENTO FRANCISCANO DE SÃO ROQUE DO PICO

Não se sabe ao certo a data em que ano foi plantada a Araucária existente no adro da igreja de São Pedro de Alcântara, anexa ao Convento de São Francisco, em São Roque do Pico. Mas se dissesse que é secular, não andaria muito longe da verdade.

Certo é que o Convento, com a Igreja anexa e a Araucária como ex-líbris, aquele conjunto, quando fotografados com a Montanha do Pico ao fundo, formam uma paisagem de rara beleza!

Muitas pinturas e fotografias daquela paisagem têm sido colhidas, ao longo dos anos, quer por profissionais e artistas, quer por amadores.

Após a construção do Convento e da Igreja, no adro e nos espaços livres de circulação, foram plantados vários arbustos, construídos canteiros e neles plantadas flores, que lhe davam um aspecto muito agradável. Era normal os conventos possuírem espaços ajardinados e bem cuidados pelos frades.

Ainda nos anos 60 do século passado, existiam alguns desses canteiros, já mal cuidados, que foram desaparecendo e os espaços foram sendo cobertos com bagacina, com se vê actualmente. Assim não dá trabalho.

Durante o mês de Janeiro começam a cair das pinhas da Araucária e as suas sementes ficam espalhadas pelo chão, algumas delas caíam nos canteiros, germinando pequenas plantas, que as pessoas levavam, mas pelo que me é dado observar não há assim tantas Araucárias por aí. Tenho visto em vasos algumas Araucárias, que quando pequenas são bonitas plantas de adorno, mas as Araucárias para se desenvolverem naturalmente necessitam de espaços amplos, pois as suas raízes, algumas visíveis no solo, prolongam-se por muitos metros e podem danificar as construções próximas.

A água das chuvas, que caiam nos telhados e no adro da Igreja e do Convento em grande abundância, saíam adro fora, levando consigo as leves sementes da Araucária para a rua João Bento de Lima, juntando-se às águas que corriam junto ao passeio desta rua engrossando o caudal, continuavam junto ao passeio, atravessavam a estrada no cruzamento com a rua do Cais, seguiam junto ao muro do actual jardim da Florestal, entravam num bueiro, indo desaguar na costa. Acontece que uma daquelas sementes, da Araucária entrou na fenda de uma rocha na costa e ali se desenvolveu à entrada do jardim da Florestal e, para a proteger o Administrador, José Simas, mandou prolongar o muro do portão de entrada.

Hoje é uma bonita árvore, com mais de 20 metros de altura. Assisti ao seu crescimento, pois todos os dias ia trabalhar para a antiga Delegação Marítima, hoje degradada, em frente ao jardim da Florestal, que também possui duas grandes Araucárias.

O crescimento daquela pequena Araucária na costa despertou-me a curiosidade e levou-me, erradamente, a pensar que aquela pequena árvore era fruto de uma das sementes das Araucárias ali em frente, mais próximas, mas estava enganado. Passei a observar as sementes sementes que caiam no jardim do edifício e verifiquei que estas nunca germinaram.

Um dia, seguindo a pé junto ao muro, vi numerosas sementes de Araucária até à entrada do bueiro e também depois deste, por entre as pedras da costa seguindo a direcção onde a pequena Araucária crescia. Estava explicada a origem da semente.

Em data que não sei precisar, talvez princípios dos anos 70, uma grande tempestade, com chuva e ventos fortes do Sudoeste, acompanhada de trovoada, um raio partiu a Araucária do Convento.

O Presidente da Câmara, Francisco Ramos Ferreira, mandou proceder à limpeza dos ramos caídos, contactou o Eng.º Silvicultor Ilídio Gonçalves e, sob a orientação deste, procedeu-se ao corte da parte afetada da Araucária e nela foi aplicado um produto com o objetivo de salvar a árvore.

Observada com frequência, algum tempo depois verificou-se que o corte não tinha dado resultado, a árvore continuava a apodrecer a partir do topo. Muitas pessoas duvidaram da sua recuperação. Procedeu-se a novo corte, foi aplicado outro produto e assim saíram dois novos rebentos. Por sorte, o maior era o que estava mais próximo do prolongamento do tronco.

Hoje é uma árvore que admiramos e a sua recuperação foi um milagre da natureza.

De iniciativa do nosso conterrâneo, doutor Ivo Sousa, foi colocada junto à Araucária do Convento uma placa, com dois textos de sua autoria, em Português e Inglês, com o título A Árvore do Desejo, do qual se reproduz o seguinte excerto:

"No outro lado do mundo, na Austrália em Sydney num jardim botânico existe uma árvore irmã desta: é da mesma espécie, tem cerca da mesma idade e também sobreviveu a uma violenta tempestade na sua juventude. É também uma árvore muito especial. Em tempos idos as pessoas acreditavam que era possível pedir um desejo andando à sua volta..."

Concluindo que para pedir um desejo "basta vir até aqui ao adro do convento de São Pedro de Alcântara, porque ela também é uma Árvore do Desejo".

Francisco Medeiros

Vila de São Roque do Pico
Janeiro de 2015

Nota do autor: Esta crónica no 'Jornal do Pico' tem erradamente como sendo Presidente da Câmara António Simas de Costa. Por informação de um familiar procedi à rectificação para Francisco Ramos Ferreira. Pelo lapso peço desculta aos leitores.






terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Obras na "Casa Âncora"

(link para fotos mais recentes)

A antiga "Casa Âncora", marco histórico do Cais do Pico, vila de São Roque do Pico, encontra-se em obras.

Aqui ficam algumas fotografias desta remodelação que está a ser efetuada na Rua do Cais:




Haja saúde!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Agenda Cultural de São Roque do Pico - fevereiro 2015

A lista das mais diversas atividades que acontecem em São Roque do Pico, no mês de fevereiro de 2015, tais como
  • Exposições,
  • Música e Dança,
  • Teatro e Cinema,
  • Actividades Pedagógicas,
  • Desporto,
entre outras, já se encontra disponível na Agenda Cultural de São Roque do Pico.

Para aceder a esta agenda clique na imagem seguinte (esta informação ficará sempre visível neste blog: à direita e em cima, na secção "ACONTECE POR AÍ").


Haja saúde!