Ora bem, há alguns factos interessantes sobre o arquipélago açoriano que, depois de conhecidos, podem tornar a frase em questão um bocado sem sentido. Vejamos:
- Nos Açores existem muitas pronúncias, com bastante diferenças entre elas, tal como se pode comprovar através deste link (só no Pico estão identificados 47 sotaques diferentes!);
- Esta variabilidade de sotaques deve-se não só ao isolamento das 9 ilhas, causado pelo mar existente entre elas, mas também, entre outras coisas, devido ao facto de a dispersão geográfica do arquipélago açoriano, 617 km (link), ser superior à do continente, 589 km (link)!
Resumindo, quando perguntam a alguém do Pico porque não tem sotaque de São Miguel, por exemplo, é como estar a perguntar a alguém de Lisboa porque não tem sotaque do Porto...
Haja saúde!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.
Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!