O Presidente do Governo acrescentou que o Governo considera que é necessário um Terminal de Passageiros em São Roque do Pico. Nesse sentido, Vasco Cordeiro assegurou que o Executivo fará o que for necessário para que, com segurança, se alcance uma boa solução para servir os passageiros o melhor possível naquele espaço.
Recorde-se que, na sequência dos ensaios em modelo físico reduzido, constatou-se que a solução em análise não satisfazia as condições mínimas exigidas quanto aos galgamentos, comprometendo a respetiva operacionalidade. Desse estudo resultou uma nova solução que contempla frentes de acostagem equivalentes para os mesmos navios, além de manter as mesmas áreas de terrapleno e áreas de apoio, nomeadamente gare de passageiros e parques de estacionamento, bem todas as valências previstas na primeira solução.
Atualmente, o anteprojeto está concluído e aguarda mais ensaios de manobras na Escola Náutica Infante D. Henrique. Depois da conclusão dos ensaios e caso eles confirmem a operacionalidade da nova solução, poderá, então, avançar-se para os novos ensaios em modelo físico reduzido, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, e concluir o projeto de execução.
Confirmando-se a operacionalidade desta solução, prevê-se que o projeto de execução do novo terminal esteja concluído até final do segundo semestre de 2015, conforme previsto na mais recente versão da Carta Regional de Obras Públicas, de modo a habilitar o lançamento do respetivo procedimento.
Será desta?
Haja saúde!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.
Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!