sexta-feira, 31 de julho de 2015

O Triângulo inclinado

O triângulo é a figura geométrica que ocupa o espaço interno limitado por três segmentos de reta que concorrem, dois a dois, em três pontos diferentes formando três lados e três ângulos internos que somam 180 graus. Existem três tipos de triângulos:
  • Triângulo equilátero - todos os lados são iguais;
  • Triângulo isosceles - tem dois lados iguais;
  • Triângulo escaleno - todos os lados têm medidas diferentes.

As ilhas do Pico, São Jorge e Faial formam o denominado "Triângulo" dentro do arquipélago dos Açores. Como será que se classifica este tipo de "Triângulo"?


Este agrupamento de ilhas é composto por seis municípios, os quais integram a Associação de Municípios do Triângulo:
  • Pico - São Roque do Pico, Lajes do Pico e Madalena;
  • São Jorge - Velas e Calheta;
  • Faial - Horta.
A Associação de Municípios do Triângulo tem como objetivo promover estas três ilhas, sendo que este ano desenvolveu uma excelente iniciativa: o "Dia do Triângulo". Este dia irá ocorrer em todos os festivais de verão dos seis concelhos das três ilhas, ou seja, à data deste post já ocorreu na Semana Cultural das Velas, no Festival de Julho da Calheta, nas Festas da Madalena e no Cais Agosto em São Roque do Pico.

Parafraseando as palavras do Presidente da Câmara da Calheta, Pico, São Jorge e Faial são um produto turístico de eleição, sendo que nas três ilhas existem coisas distintas e temos de ser capazes de quando nos visitam na nossa ilha dizermos que ao lado temos uma ilha que tem coisas importantes para ver. Assim, o "Dia do Triângulo" assume-se como uma mais-valia e também procura que se acabe com rivalidades desnecessárias.

Falta então realizar este dia dedicado ao "Triângulo" na ilha do Faial, durante a Semana do Mar, e durante a Semana dos Baleeiros nas Lajes do Pico.

Por falar em festas que têm no nome a palavra "semana", cuja definição no dicionário é "série de sete dias consecutivos", surgem algumas curiosidades dignas de registo:

As ilhas do Triângulo precisam de viver em harmonia, porque só assim terão proveitos conjuntos. Por esse motivo, há que concertar políticas, conjugar ideias e partilhar logísticas. Um exemplo é tentar garantir que os festivais de verão não se sobrepõem, o que permite que não só os locais mas sobretudo os turistas possam assistir aos diversos eventos e que não sejam forçados a ter de escolher entre uma ou outra festa.

Em 2015, a única sobreposição parece então a ser o dia 2 de agosto, o qual corresponde simultaneamente ao último dia do Cais Agosto e ao primeiro dia da Semana do Mar. Isto significa que, até lá, o "Triângulo" está em festa na vila de São Roque do Pico.

Mas será mesmo assim? Uma análise minuciosa ao programa da Semana do Mar revela um facto contraditório e mesmo muito interessante. Ora vejamos, na nota introdutória deste programa pode ler-se: "A Semana do Mar, com início no primeiro domingo de agosto, é um dos maiores eventos da ilha do Faial." Isto parece estar de acordo com o facto de o cartaz da Semana do Mar indicar que estas festividades têm início a 2 de agosto (um domingo). Mas lendo as páginas seguintes do referido programa, verifica-se uma grande contradição: as festividades têm início hoje, dia 31 de julho (uma sexta-feira), dando origem a um evento com uma duração de 10 dias, ou seja, é uma "semana poderes de grande" e que se sobrepõe em 60% do tempo do Cais Agosto!

Respondendo agora à questão inicial deste post sobre como classificar o "Triângulo" das ilhas do Pico, São Jorge e Faial, provavelmente a resposta adequada é a de que este é um... triângulo inclinado!

Haja saúde!

Post scriptum: este artigo foi publicado na edição n.º 588 do 'Jornal do Pico', de 7 de agosto de 2015, por solicitação do referido periódico.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Vídeos do Cais Agosto 2015

A reportagem vídeo da edição de 2015 do Festival "Cais Agosto" pode ser encontrada em dois canais: "RASPICO TV" e "PicoTv".


O canal "RASPICO TV", da autoria do amigo Rui Amaro Silva, não só está disponível na plataforma MEO Kanal (instruções de como os subscritores MEO podem visualizar na sua televisão este canal), como também pode ser visualizado online. Os vídeos relacionados com esta edição do Festival "Cais Agosto" são:


O canal "PicoTv", fruto de uma parceria entre diversas entidades com o intuito de divulgar eventos, acções promocionais e a cultura da ilha do Pico, disponibiliza reportagens diárias do Festival "Cais Agosto":

Para finalizar, ficam aqui os links para um vídeo relativo à atuação do DJ Pete Tha Zouk na Tenda Eletrónica e um vídeo relativo ao water blob na rampa do Cais do Pico.

Haja saúde!
[Nota: este post irá sendo atualizado à medida que forem surgindo mais informações.]

Dia da Defesa Nacional 2015 em São Roque do Pico

A corveta NRP Baptista de Andrade está por estes dias atracada no porto do Cais do Pico, na vila de São Roque do Pico, estando inserida no Dia da Defesa Nacional.

A comemoração do Dia da Defesa Nacional de 2015 na ilha do Pico irá decorrer até dia 31 de julho, tendo como objetivos a sensibilização dos jovens para as suas responsabilidades e dar a conhecer as missões e a organização das Forças Armadas. A comparência neste Dia da Defesa Nacional é um dever militar obrigatório para todos os jovens portugueses que atinjam os 18 anos de idade.

Registo ainda para o facto de ontem o navio-escola Sagres ter passado ao largo da costa norte da ilha do Pico, com as suas velas hasteadas, depois de ter efetuado escala na ilha das Flores.

Haja saúde!

[Post relacionado sobre este evento]


quarta-feira, 29 de julho de 2015

Ajuste das ligações marítimas no Triângulo durante o Festival Cais Agosto 2015

No âmbito da edição de 2015 do Festival "Cais Agosto", a Transmaçor procedeu a ajustamentos no horário da Linha Verde.

A viagem Velas/Horta do Cruzeiro das Ilhas prevista para sábado, dia 1, às 21h00, sairá das Velas com destino a São Roque do Pico, de onde irá partir já na madrugada de domingo (02h00), com destino a Velas e, posteriormente, Horta.

Recorde-se que todos os horários dos navios de passageiros que servem a ilha do Pico de forma regular encontram-se disponíveis no separador "Barcos" deste blog.

Haja saúde!

Destaques do Festival Cais Agosto 2015


Aqui ficam alguns destaques para a edição 2015 do festival "Cais Agosto". Toda a programação pode ser encontrada neste link, sendo que no site oficial deste festival pode acompanhar o que está a decorrer em cada momento.

Haja saúde!












terça-feira, 28 de julho de 2015

O movimento de carga e o desmovimento da Transmaçor em São Roque do Pico

Hoje, terça-feira antes da edição de 2015 do Festival "Cais Agosto", o navio de carga contentorizada Sete Cidades efetuou serviço no porto do Cais do Pico, na vila de São Roque do Pico. Como, por questões de segurança, os navios operados pela Transmaçor não podem escalar em simultâneo este porto, a Transmaçor cancelou as escalas previstas para o dia de hoje em São Roque do Pico.

Salientando que a segurança deve estar acima de tudo, não deixa de ser importante planear com antecedência os diversos eventos, de forma a bem servir (e de forma justa) as pessoas. Vejamos:
Como às quartas e quintas-feiras a Transmaçor não opera em São Roque do Pico, supostamente porque são esses os dias em que operam os navios porta-contentores, em pleno Festival "Cais Agosto" irão existir dois dias (29 e 30 de julho) em que a Transmaçor poderia escalar a vila de São Roque do Pico sem qualquer constrangimento, pois o porto do Cais do Pico estará desocupado, mas não o vai fazer!!!

O serviço público é feito destes pequenos momentos, onde servir bem e equitativamente todas as populações é ajustar as escalas às necessidades que vão surgindo. Uma boa ação seria a Transmaçor emitir um comunicado (até poderia ser de véspera) a informar que excecionalmente nos dias 29 e 30 de julho seriam efetuadas escalas em São Roque do Pico - assim os jovens e menos jovens de São Jorge e do Faial poderiam afluir mais facilmente às maiores festas do concelho de São Roque do Pico.

A Transmaçor termina os seus comunicados de alterações de viagens dizendo "A Transmaçor agradece a sua compreensão e lamenta quaisquer transtornos que esta alteração possa causar." Se esta empresa pública fizesse a boa ação proposta no parágrafo anterior, provavelmente muita gente diria "obrigado Transmaçor pelos benefícios que esta alteração causou!"

Haja saúde!

Travessia a nado do canal Pico - São Jorge completada com sucesso em 5h25

Ontem, 27 de julho de 2015, seis nadadores lançaram-se ao mar na vila de Velas, ilha de São Jorge, em direção à vila de São Roque do Pico, uma distância com cerca de 20 km em pleno oceano Atlântico.

O ex-nadado olímpico Miguel Arrobas foi o primeiro a chegar, ao fim de 5h25, sendo que ao fim de cerca de 7h completaram a travessia outros dois nadadores e ao fim de 9h foi a vez da única senhora em prova. Os restantes nadadores não terminaram a travessia, pois não conseguiram chegar a terra firme antes do cair da noite.

Apesar de ter sido a primeira vez que a travessia foi feita no sentido São Jorge - Pico, este canal já foi atravessado a nado algumas vezes. O estreante foi um picaroto natural de São Roque do Pico, o Eng.º José Maria de Medeiros, o qual em 1966 atravessou a nado este mesmo canal em 11h50, um feito que mereceu honras de destaque na Revista da Armada.

Aqui ficam algumas imagens da chegada de Miguel Arrobas nesta travessia de 2015 [link para fotografias da partida].

Haja saúde!




segunda-feira, 27 de julho de 2015

Preparativos e condicionamento do trânsito para o festival Cais Agosto 2015

Aqui ficam algumas fotografias dos preparativos para a edição 2015 do festival "Cais Agosto".









Para finalizar e à semelhança do ano passado, apresenta-se neste blog um mapa dos condicionamentos do trânsito durante a edição 2015 do festival "Cais Agosto".


Haja saúde!

domingo, 26 de julho de 2015

Avião da SATA dorme no Pico

Um avião Bombardier Q200 da SATA teve folga durante parte deste fim de semana de 25/26 de julho de 2015 e decidiu vir conhecer melhor a ilha para onde tem viajado muito mais ultimamente e para onde os voos têm estado completamente esgotados: a ilha do Pico!

Este avião chegou no sábado, depois da hora do almoço (por volta das 15h), e veio completamente à aventura, sem ter planos definidos. Mas como antes de aterrar ouviu a hospedeira dizer "dentro de momentos aterraremos na ilha do Pico, onde a Paisagem da Cultura da Vinha do Pico é um sítio classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade e o seu complexo vulcânico é uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal", decidiu o avião averiguar estas duas referências.

Não foi preciso ir muito longe: quando estava prestes a aterrar, o avião notou uma paisagem incrível, cheia de vinha que começa a ser recuperada e com separação de vinhedos (os currais) completamente diferente do habitual - foi aí que finalmente se apercebeu que era um privilegiado por estar a aterrar num aeroporto que fica situado mesmo no meio de património mundial!

Quando o avião aterrou e estacionou, aí sim ficou maravilhado com a paisagem vulcânica da ilha do Pico, principalmente com a majestosa montanha que lhe brindou com uma vista a descoberto! O avião lá ficou a contemplar a montanha até ao pôr do sol...

Eis que então o avião se lembrou de que tinha de arranjar um sítio para passar a noite! Mas já tarde e, por mais que tentasse, os quartos de hotelaria tradicional estavam cheios! E agora? Bom, restou ao avião fazer o que é normal entre aviões - dormir ao relento - se bem que no aeroporto da ilha do Pico essa experiência é totalmente diferente e ímpar: estar no meio de património mundial, poder apreciar a montanha ao luar e logo pelo nascer do dia, para além de dormir perto do Cachorro que nunca ladra, isto sim é o verdadeiro Turismo Rural! E como o avião tinha a placa de estacionamento toda ao seu dispor, escolheu ficar o mais a leste possível, talvez de forma a pernoitar no lugar que havia mais próximo da Capital do Turismo Rural: o concelho de São Roque do Pico.

Hoje de manhã (cerca das 7h), o avião lá partiu em direção à base, de modo a poder entrar ao serviço regular antes das 8h da manhã - o avião foi bem cedo para não ser acusado de causar variações ao serviço da SATA e até escolheu um horário que não é nada caricato. Na bagagem levou um fim de semana inesquecível na ilha montanha, uma experiência seguramente para repetir. Resta saber se de futuro os chefes vão voltar a deixar o avião dormir fora de casa...

Haja saúde!

sábado, 25 de julho de 2015

Montanha da ilha do Pico

Sabia que a montanha da ilha do Pico

Haja saúde!

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Pico fixa o recorde da Maior Roda de Chamarrita do Mundo e entra para o Guiness World Records

A ilha do Pico fixou ontem (23 de julho de 2015) o recorde da Maior Roda de Chamarrita do Mundo, merecendo assim que passe a constar no livro do Guiness World Records!

544 bailadores reuniram-se no Estádio Municipal da Madalena, à entrada do campo foram presenteados com um chapéu de palha evocativo do momento, formaram 4 rodas concêntricas e bailaram a Chamarrita do Pico durante 5 minutos. Após a verificação de que tudo tinha corrido como exigido pelo Guiness World Records, o júri anunciou a conquista deste recorde na categoria "maior dança tradicional portuguesa".

Parabéns a todos os que contribuíram (organização, músicos e bailadores) para que se fizesse história na ilha montanha e se promovesse a Chamarrita do Pico: um dos maiores legados dos nossos antepassados, uma das mais intrínsecas tradições locais e o único baile espontâneo ainda vivo em Portugal!

Haja saúde!

[links para mais fotos 1 | fotos 2 e vídeo deste evento]

Post scriptum: No dia 20 de agosto de 2017, o 'Vira do Minho' ultrapassou, para efeitos do Guiness World Records, a 'Chamarrita do Pico' na categoria "maior dança tradicional portuguesa".

Post scriptum: No dia 23 de julho de 2023, o Pico voltou ao Guiness World Records com a Maior Roda de Chamarrita do Mundo.




quinta-feira, 23 de julho de 2015

Voos extra interilhas para o Pico em julho e agosto

Para além dos diversos voos interilhas regulares para o Pico, a SATA vai efetuar um reforço nestas rotas durante os meses de julho e agosto. Os horários destes voos extra são os seguintes:

DiaOrigemPartidaDestinoChegadaDuraçãoN.º Voo
Julho
23 de julhoPonta Delgada16:55Pico17:4500:50SP2438
Pico18:10Ponta Delgada19:0000:50SP2439
24 de julhoPonta Delgada15:30Pico16:3001:00SP2438
Pico16:50Ponta Delgada17:4000:50SP2437
25 de julhoPonta Delgada13:30Pico14:3001:00SP2436
26 de julhoPico07:00Ponta Delgada07:5000:50SP2431
30 de julhoPonta Delgada12:10Pico13:1001:00SP2432
Pico13:30Ponta Delgada14:2000:50SP2433
31 de julhoTerceira08:30Pico09:0500:35SP2422
Pico09:25Terceira10:0000:35SP2423
Agosto
8 de agostoPonta Delgada10:50Pico11:5001:00SP2432
Pico12:10Ponta Delgada13:0000:50SP2433
9 de agostoTerceira11:00Pico11:3500:35SP2472
Pico11:55Terceira12:3000:35SP2423
10 de agostoTerceira14:20Pico14:5500:35SP2474
Pico15:15Terceira15:5000:35SP2475
14 de agostoTerceira12:30Pico13:0500:35SP2472
Pico13:25Terceira14:0000:35SP2473
17 de agostoTerceira12:15Pico12:5000:35SP2472
Pico13:15Terceira13:5000:35SP2473
19 de agostoPonta Delgada14:55Pico15:4500:50SP2434
Pico16:10Ponta Delgada17:0000:50SP2435
20 de agostoPonta Delgada16:25Pico17:2501:00SP2434
Pico17:45Terceira18:2000:35SP2425
24 de agostoTerceira08:30Pico09:0500:35SP2422
Pico09:25Terceira10:0000:35SP2423
Fonte: SATA.

Recorde-se que os horários dos aviões que servem a ilha do Pico estão disponíveis no separador "Aviões" deste blog.

Esta é uma excelente notícia, que complementa a dos voos extra Lisboa - Pico - Lisboa, dando a entender que a SATA tendo vindo progressivamente a render-se à evidência de que o Pico tem elevada procura e por isso precisa de mais e melhores voos.

Esperemos que para o ano o reforço de ligações seja conhecido antecipadamente e não com anúncios tardios, isto é, que as pessoas tenham logo à disposição vários voos para o Pico quando estiverem a planear as suas viagens de verão!

Haja saúde!

segunda-feira, 20 de julho de 2015

E onde o turismo mais cresce é... no Pico!

Segundo os dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores relativos às dormidas na hotelaria tradicional, a ilha do Pico é, até ao momento, a que mais cresce em 2015, registando uns impressionantes 40,5% (em percentagem e comparando com o período homólogo de 2014 - ver tabela).


Os dados estatísticos também revelam outras tendências interessantes:
  • As ilhas do Pico e de São Miguel foram as únicas que registaram sempre uma variação positiva quando se analisa individualmente cada mês (de janeiro a maio);
  • A título de exemplo e considerando o mês de maio (o que registou o maior número de dormidas nos Açores até ao momento), o Pico foi a ilha que registou o maior crescimento face ao ano passado, mais concretamente 62,9%!

Recorde-se que estes dados são relativos às dormidas na hotelaria tradicional, ou seja, não têm em conta o turismo em espaço rural. Mesmo sem existirem dados oficiais, a ilha montanha provavelmente também ficaria no primeiro lugar do pódio, não só porque o turismo rural é muito procurado na ilha do Pico, mas também porque o concelho de São Roque do Pico é precisamente a Capital do Turismo Rural.

Combinando estes dados das dormidas com os do transporte aéreo, comprova-se mais uma vez que...

Os números não deixam margem para dúvidas - a ilha do Pico está na moda!

Haja saúde!

domingo, 19 de julho de 2015

Tentativa de colocar a Chamarrita do Pico no Guiness World Records

[Foi feita história e a Chamarrita do Pico já faz parte do Guiness World Records!]

Na próxima quinta-feira, dia 23 de julho, a Chamarrita do Pico pode entrar para o Guiness World Records!

Inserida nas Festas da Madalena 2015, esta tentativa de recorde da Maior Roda de Chamarrita do Mundo tem como objetivo promover e levar além-fronteiras este que é, por excelência, o único baile espontâneo ainda vivo em Portugal.

Todos aqueles que saibam bailar a chamarrita estão convidados a fazer parte da história: basta aparecer no dia 23 de julho (quinta-feira), às 19h00, no Estádio Municipal da Madalena e trazer um par.

Entra na roda! Faz parte da história!

Haja saúde!

sábado, 18 de julho de 2015

Ajuste das ligações marítimas Pico - Faial durante as Festas da Madalena 2015

No âmbito das Festas da Madalena 2015, a Transmaçor procedeu a ajustamentos no horário da Linha Azul, de modo a permitir viagens entre o Pico e o Faial após os concertos principais do evento.

Assim, na quarta e na quinta-feira, dias 22 e 23 de julho, será feita uma viagem extraordinária, com saída da Madalena às 01h00 da madrugada do dia seguinte. Nos dias 24, 25 e 26 (sexta-feira, sábado e domingo) a viagem com saída da Madalena às 23h00 irá sair mais tarde, às 02h30 da madrugada do dia seguinte.

Recorde-se que todos os horários dos navios de passageiros que servem a ilha do Pico de forma regular encontram-se disponíveis no separador "Barcos" deste blog.

Haja saúde!

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Missão Reciclar

A equipa da Missão Reciclar está nas ruas e vai andar, durante o mês de julho e agosto, a bater à porta dos lares da ilha do Pico, para entregar ecopontos domésticos.

Aqui ficam as datas das visitas desta equipa a cada freguesia da ilha do Pico.


Recorde-se que desde fevereiro deste ano que existe recolha seletiva de resíduos em toda a ilha do Pico com o objetivo de os reciclar.

Recicle, a Montanha agradece!

Haja saúde!

terça-feira, 14 de julho de 2015

Detalhes das novas Obrigações de Serviço Público para Transporte Marítimo

As novas Obrigações de Serviço Público para Transporte Marítimo, destinadas a promover um aumento de mobilidade através do transporte marítimo de passageiros e viaturas, pretendem também dar resposta à procura, tendo em atenção a sazonalidade verificada neste tipo de transporte, mantendo, ao mesmo tempo, um preço acessível das tarifas aos seus utilizadores, pela vocação de serviço público.

Relativamente ao número de viagens, na Linha Azul, que liga Horta e Madalena, é imposto à concessionária que, no período de 16 de setembro a 14 de junho, estabeleça no mínimo quatro ligações diárias de ida e volta, entre 15 e 30 de junho e entre 1 e 15 de setembro, um mínimo de cinco ligações diárias de ida e volta, e entre 1 de julho a 31 de agosto um mínimo de seis ligações diárias de ida e volta.

Em relação à Linha Verde, que liga Horta, Madalena, São Roque do Pico e Velas, é imposta à concessionária a realização de duas ligações diárias de ida e volta em três dias da semana e uma nos restantes dias no período de 16 de setembro a 14 de junho e um mínimo de duas ligações diárias de ida e volta entre 15 de junho e 15 de setembro.

No Grupo Ocidental, nas ligações entre as Flores e o Corvo, é imposto à concessionária que, no período de 1 de outubro a 30 de abril, estabeleça no mínimo duas ligações diárias de ida e volta pelo menos duas vezes por semana, um mínimo de duas ligações diárias de ida e volta três vezes por semana em maio, junho e setembro, e um mínimo de duas ligações diárias de ida e volta seis vezes por semana em julho e agosto.

Na Linha Lilás, que liga Horta, Pico, São Jorge (Velas e Calheta) e Terceira, é imposta à concessionária, no período de 15 de junho a 15 de setembro, a realização de duas ligações de ida e volta por semana, entre a Calheta e Angra do Heroísmo, sendo que a restante parte do Triângulo é coberta por esta ligação também.

Relativamente ao transporte sazonal, as imposições à concessionária vão variar conforme a operação se desenrolar com um ou dois navios.

Quando a operação se desenrolar com um único navio, é imposto um toque quinzenal em Santa Maria, um toque semanal em São Miguel, Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Graciosa, sendo que é imposta também, de junho a setembro, a realização de seis viagens à ilha das Flores.

Quando a operação for realizada por dois navios, entre julho e agosto, é imposto à concessionária a realização de dois toques semanais em Santa Maria, quatro em São Miguel, quatro na Terceira, dois na Graciosa, três em São Jorge, três no Pico e três no Faial.

Nos restantes meses do ano, é imposto à concessionária que estabeleça um toque semanal em Santa Maria, dois em S. Miguel, três na Terceira, um na Graciosa, dois em São Jorge, dois no Pico e dois no Faial.

No que se refere aos tarifários, estes mantêm-se para o transporte sazonal dentro dos valores que já são praticados atualmente, sendo que no Triângulo são feitos alguns ajustes.

Nas ligações entre a Horta e a Madalena é feito um acerto de tarifário, uma vez que estes preços não sofriam qualquer alteração desde 2010, passando de 3,40 para 3,60 euros.

No triângulo entre Faial, Pico e São Jorge, os preços também são atualizados em 50 cêntimos, uma vez que não sofriam qualquer alteração desde 2011.

Os preços dos tarifários de viaturas não sofrem qualquer alteração.

É ainda imposta à concessionária a definição de tarifas especiais, nomeadamente para bebés com idade até dois anos, que têm isenção do custo da viagem, para crianças dos 3 aos 12 anos, onde é imposta uma redução, no mínimo, de 50%, para as pessoas com mais de 65 anos, em que é imposta uma redução, no mínimo, de 30% e para famílias numerosas, compostas por, pelo menos, cinco pessoas e que viajem juntas, uma redução de, pelo menos, 10%, sem prejuízo de usufruírem dos descontos que são superiores para os bebés e para as crianças.

Também é imposta a implementação de tarifas especiais para grupos com mais de 10 elementos e que tem uma redução mínima de 10%, assim como a tarifa social, semanal ou mensal para o transporte regular no Triângulo, com reduções de, pelo menos, 20%.

Os passes sociais mantêm os mesmos valores, tal como o Passe 22.

Durante a execução do contrato, a concessionária poderá praticar outras tarifas especiais, mediante autorização prévia da entidade adjudicante, neste caso a Região Autónoma.

[Fonte da notícia: GaCS. | Documento oficial destas Obrigações de Serviço Público.]

Haja saúde!

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Transporte Marítimo de passageiros e viaturas vai passar a ser estipulado por Obrigações de Serviço Público

O Secretário Regional do Turismo e Transportes revelou hoje que, a partir de novembro, o Transporte Marítimo de passageiros e viaturas nos Açores passa a ser estipulado por Obrigações de Serviço Público (OSP), de uma forma totalmente integrada.

Vítor Fraga, que falava na apresentação das OSP, que serão implementadas pela primeira vez no Transporte Marítimo de passageiros e viaturas, salientou que estas Obrigações juntam a componente regular, composta pela linha Azul, que faz a ligação entre a Horta e a Madalena, a linha Verde, que faz a ligação entre a Horta, Madalena, São Roque e Velas, e ainda pela ligação no Grupo Ocidental, entre as Flores e o Corvo, e a componente sazonal.

Na componente do serviço regular, com a imposição das OSP será imposto à concessionária do serviço o ajustamento, dentro do que for técnica e operacionalmente possível, dos seus horários com os horários do transporte aéreo para permitir um maior nível de intermodalidade.

Por outro lado, a concessionária terá de implementar, em conjunto com a concessionária do transporte aéreo, o serviço de bagagem e carga integrada (SBCI), que vai possibilitar aos passageiros despachar a bagagem no ponto de partida, seja ele por via do Transporte Marítimo ou do transporte aéreo, e recolher a bagagem no seu destino final.

As OSP, válidas por um período de 14 meses, serão objeto de concurso público internacional, com um valor base de 18 milhões de euros, vigorando até 31 de dezembro de 2016.

O critério de adjudicação passa pelo valor de subsidiação por passageiro que a concessionária solicitar, bem como a valia técnica dos navios que colocar ao serviço do Transporte Marítimo interilhas.

[Fonte da notícia: GaCS. | Detalhes das novas OSP para Transporte Marítimo.]

Haja saúde!

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Voos extra Lisboa - Pico - Lisboa à sexta-feira entre 31 de julho e 21 de agosto

Para além dos voos regulares à segunda-feira e ao sábado, a SATA vai efetuar 4 voos extra Lisboa - Pico - Lisboa durante este verão, mais concretamente à sexta-feira entre 31 de julho e 21 de agosto. Os horários destes voos extra são os seguintes:

Dia da semanaOrigemPartidaDestinoChegadaDuraçãoN.º Voo
Sexta (31 julho a 21 agosto)Lisboa09:25Pico11:0502:40S42141
Sexta (31 julho a 21 agosto)Pico11:55Lisboa15:3002:35S42140
Fonte: SATA.

Recorde-se que os horários dos aviões que servem a ilha do Pico estão disponíveis no separador "Aviões" deste blog.

Esta é uma excelente notícia, dando a entender que a SATA tendo vindo progressivamente a render-se à evidência de que o Pico tem elevada procura e por isso precisa de mais e melhores voos:

Considerando que em 2005 ocorreu o primeiro voo Lisboa - Pico, em 10 anos evoluiu-se de um voo semanal (com escala na Terceira) para três semanais diretos em ambos os sentidos. Esperemos que não demore outros 10 anos para adicionar mais dois voos por semana!

Haja saúde!

quinta-feira, 9 de julho de 2015

O caricato horário do voo diário Pico - Ponta Delgada

Um amigo meu de Lisboa decidiu ir passar uns dias de agosto ao Pico, tendo me pedido algumas informações sobre como chegar à ilha montanha.

Comecei por lhe dizer o seguinte:
— Deves simular viagens no site da SATA e no da TAP, sendo que estas companhias já reservam automaticamente o encaminhamento gratuito para o Pico, caso seja necessário. Também podes viajar em low-cost, Ryanair ou easyJet, de Lisboa para Ponta Delgada, que fica na ilha de São Miguel, e depois tens de ligar para a SATA para pedir o encaminhamento gratuito para o Pico. Atenção que convém simulares voos entre Ponta Delgada e o Pico no site da SATA, porque se estiverem cheios não dá para pedir o encaminhamento. Em todo caso, simula também voos para o aeroporto da Horta, que fica na ilha do Faial, porque regra geral há mais disponibilidade.

Mal termino de falar, tenho como resposta:
— Para o Faial?! Isso não faz sentido, eu quero é ir para o Pico!!!
Lá lhe expliquei que são ilhas próximas e que a viagem de barco é curta.

O meu amigo lá fez as suas simulações de voos e comprou a viagem. Depois de tudo terminado, relatou-me o seguinte:
— Olha, já comprei viagem na Ryanair e já pedi os encaminhamentos. Sabes que eu precavi-me e verifiquei se existiam voos disponíveis entre Ponta Delgada e o Pico e vice-versa nos dias em causa, mas mesmo assim no regresso tenho de fazer Horta - Ponta Delgada na véspera.
— Então, o que aconteceu?
— Liguei para os encaminhamentos e disse-lhes que chegava de Lisboa a Ponta Delgada às 11h20 e que queria ir para o Pico. Até aí tudo bem, deram-me um voo que sai de Ponta Delgada às 14h40 e que chega ao Pico às 16h20, o qual tem uma escala na Terceira. Em relação ao regresso, disse-lhes que partia às 18h05 de Ponta Delgada e então disseram-me que apesar de haver um voo à tarde que faz Pico - Ponta Delgada, que chega às 17h35, mas como chega menos de 90 minutos antes do voo da Ryanair, não podem dar o encaminhamento.
— Então, e depois?
— De manhã disseram-me que pelo Pico estava esgotado, perguntei pela Horta, tal como me tinhas dito, e disseram-me que também estava tudo esgotado nesse dia. Nessa altura lembrei-me que podia aproveitar, ir no dia anterior e conhecer um pouco de Ponta Delgada. Então perguntei se podia fazer Pico - Ponta Delgada na véspera.
— E eles?
— Disseram-me que como o voo Pico - Ponta Delgada chega às 17h35 e assim dá origem a um tempo de ligação superior a 24h para o voo da Ryanair do dia seguinte, também não servia. Então pedi pela Horta e deram-me um voo que sai às 18h00 e chega às 19h00 a Ponta Delgada. Mesmo assim, comentei com o senhor que achava caricato que o voo da tarde pelo Pico não servia porque para o mesmo horário ou chegava cedo demais ou chegava muito tarde.
— Realmente é caricato!

Após este episódio, resolvi analisar esta situação com mais calma e o resultado é este:
  • Tirando o sábado, a Ryanair tem voos Ponta Delgada - Lisboa todos os dias à tarde, cujo horário de partida varia entre as 18h05 e as 18h35;
  • A SATA efetua uma ligação direta Pico - Ponta Delgada todos os dias à tarde, com chegada às 17h35;
  • Durante os meses de julho e agosto existem ainda mais três ligações extra Pico - Ponta Delgada, nomeadamente ao domingo (chegada às 14h05), quarta-feira (chegada às 19h45) e sábado (chegada às 14h10);
  • Fazer de avião a viagem entre o Pico e São Miguel no voo que sai da ilha montanha às 10h25 implica sempre escala na Terceira;
  • As regras dos encaminhamentos gratuitos impõem que a duração da ligação entre os voos (tempo de escala em Ponta Delgada) tem de ser superior a 90 minutos mas inferior a 24h;
Tudo isto se resume na seguinte conclusão bastante caricata: se os voos entre a Terceira e São Miguel estiverem esgotados, se não se contar com os voos extra Pico - Ponta Delgada de domingo (permite encaminhamento gratuito nesse dia) e de quarta-feita (permite encaminhamento gratuito para o dia seguinte), é impossível pedir encaminhamento gratuito para o voo Ponta Delgada - Lisboa efetuado à tarde pela Ryanair (todos os dias exceto sábado) mesmo que haja lugar no voo diário do Pico para Ponta Delgada!

Não deixa de ser curioso que se o voo diário Pico - Ponta Delgada (partida às 16h45 e chegada às 17h35) saísse uma hora mais cedo, este servia como encaminhamento gratuito no mesmo dia para o voo efetuado à tarde pela Ryanair com destino a Lisboa. Por outro lado, se este mesmo voo Pico - Ponta Delgada saísse uma hora mais tarde, então servia como encaminhamento gratuito para o dia seguinte.

Por fim, aqui fica uma questão: é um horário caricato ou propositado?
Talvez seja apenas mais uma das variações da SATA...

Haja saúde!

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Concurso de escrita "Discover Azores 2016"

[Carolina Cordeiro venceu este concurso]

Encontra-se aberto o concurso de escrita "Discover Azores 2016", subordinado ao tema "Viola da Terra".

Escritores nos Açores têm, assim, uma oportunidade para mostrarem os seus talentos neste concurso da MiratecArts que oferece prémios aos vencedores, incluindo participação no Azores Fringe Festival 2016 (inclui viagem interilhas e 2 dias de estadia durante o Fringe em junho de 2016) e publicação da obra vencedora.

Qualquer forma de escrita, da poesia à prosa, sob a forma de conto são bem-vindas. A escrita deve ser original e não pode estar publicada em qualquer meio.

As condições de participação são:
  1. O concorrente deverá ser residente nos Açores e ser maior de 16 anos de idade.
  2. Características do material a concurso: o texto deverá possuir um mínimo de 50 caracteres e um máximo de 10 mil caracteres, sendo que o trabalho deverá ser apresentado em formato WORD DOC.
  3. O trabalho concorrente deverá estar subordinado ao tema "Viola da Terra", da forma que o artista entender.
  4. Os trabalhos serão aceites através do email info@mirateca.com até ao dia 1 de novembro de 2015.
  5. A mensagem de inscrição no concurso deverá incluir nome, telefone e uma frase respondendo à seguinte questão: "Porque participa neste concurso?"
Os finalistas serão contactados em janeiro de 2016 e apenas o vencedor do prémio será anunciado em público.

Mais informações podem ser encontradas em www.discoverazores.eu.

Haja saúde!

segunda-feira, 6 de julho de 2015

As variações da SATA - versão YouTube

No dia 15 de junho deste ano foi publicado neste blog um post intitulado "As variações da SATA", o qual contém um vídeo no final. Acontece que este mesmo vídeo não pôde ser visualizado em muitos telemóveis e tablets devido a algumas incompatibilidades informáticas. Para solucionar o problema, apresenta-se novamente o vídeo mas agora em formato YouTube, permitindo assim que todos o possam visualizar.

Recorde-se que todos os acontecimentos que deram origem a este vídeo (apresentado em modo karaoke, por isso não se esqueçam de ligar as colunas) podem ser (re)lidos no post original "As variações da SATA", sendo que entretanto já surgiram mais factos que reforçam o porquê de o Pico precisar de mais voos.

Haja saúde!

[Nota: o vídeo seguinte também pode ser visualizado/partilhado através do link https://youtu.be/hE9IRvFL-SA]

domingo, 5 de julho de 2015

São Jorge 2 Pico - SUP Channel Crossing 2015


As ilhas do Pico e de São Jorge vão receber no próximo sábado, dia 11 de julho de 2015, a segunda edição do São Jorge 2 Pico - SUP Channel Crossing [a prova acabou por ser Pico - São Jorge | vídeo | fotos deste evento].

Esta modalidade de Stand Up Paddle (SUP), que consiste em surf auxiliado com remo e onde as pranchas podem atingir os 4 metros de comprimento, vai ligar a vila de Velas, em São Jorge, à vila de São Roque do Pico (cerca de 19 km / 10 milhas náuticas) e conta com um prize money de 3000 euros.

Mais informações podem ser encontradas no site oficial da prova: www.saojorge2pico.com

Esta é a única prova europeia e uma das únicas provas no mundo, em águas abertas, que liga duas ilhas. E isto tudo no meio do oceano Atlântico! O ano passado foi assim:


Haja saúde!

sábado, 4 de julho de 2015

Aqui está o porquê de o Pico precisar de mais voos!

No dia 25 de abril de 1982 foi inaugurado o Aeroporto da ilha do Pico, dando origem a um novo tipo de desenvolvimento e de "independência" da ilha montanha. Ao longo dos anos, os picarotos foram reivindicando mais voos e mais destinos, sendo que no dia 21 de abril de 2005 este aeroporto recebeu o primeiro voo de médio curso proveniente de Lisboa e em 27 de novembro de 2009 foi a vez de o primeiro voo noturno aterrar na ilha do Pico.

Serve esta breve introdução sobre a história do Aeroporto da ilha do Pico para mostrar que o Pico tem vindo progressivamente a crescer em termos de voos. Contudo, há uma questão que se levanta: será que a oferta está ajustada à procura, é excessiva ou inferior ao desejado pelo mercado?

Perguntando a um qualquer picaroto, ele prontamente responderia "é inferior!!!" No entanto, uma resposta justificada e ponderada requer factos que a sustentem. Analisemos então alguns dados:

Mas alguns dirão que talvez o Pico pode crescer mais mesmo sem aumentar o número de voos, sobretudo porque com o sistema de encaminhamentos gratuitos, uma pessoa pode viajar em low-cost para São Miguel e depois pedir gratuitamente o bilhete São Miguel - Pico. Então vejamos como estão os voos de São Miguel para as ilhas do triângulo (Pico, Faial e São Jorge) para a última semana de julho e a primeira de agosto (como o sistema de encaminhamentos gratuitos só permite no máximo uma estadia de 24h em São Miguel, se uma pessoa quiser chegar à ilha montanha é preciso voar para uma das ilhas vizinhas e depois apanhar o barco se o voo São Miguel - Pico estiver cheio; os dados aqui apresentados foram obtidos através de simulações efetuadas no site da SATA no dia 4 de julho):



Ora bem, as conclusões a tirar para quem quer viajar de São Miguel para o Pico são:
  • A ilha do Pico é a única do triângulo onde em mais de metade dos dias analisados não há lugar nos voos;
  • Nos dias 30 de julho e 2 de agosto é impossível chegar à ilha do Pico;
  • No dia 27 de julho a única alternativa é viajar via São Jorge e depois apanhar o barco;
  • Nos restantes dias em que não há voo pelo Pico, existe sempre a "tradicional" alternativa de viajar via Faial e depois apanhar o barco (em relação a este último ponto, é curioso que em todos os dias em que não há vagas nos voos de São Miguel para o Faial, também não as há nos voos para o Pico, o que significa que os voos para o Pico enchem primeiro...).

Resumindo, foram aqui apresentadas várias razões para o Pico precisar de mais voos. A SATA tem outras tendências e apresenta muitas variações (com direito a vídeo) em relação à operação na ilha montanha. Contudo, com estes dados já não serão só os picarotos a dizer que a oferta é inferior à procura, porque contra factos não há argumentos!

Haja saúde!