Comecei por lhe dizer o seguinte:
— Deves simular viagens no site da SATA e no da TAP, sendo que estas companhias já reservam automaticamente o encaminhamento gratuito para o Pico, caso seja necessário. Também podes viajar em low-cost, Ryanair ou easyJet, de Lisboa para Ponta Delgada, que fica na ilha de São Miguel, e depois tens de ligar para a SATA para pedir o encaminhamento gratuito para o Pico. Atenção que convém simulares voos entre Ponta Delgada e o Pico no site da SATA, porque se estiverem cheios não dá para pedir o encaminhamento. Em todo caso, simula também voos para o aeroporto da Horta, que fica na ilha do Faial, porque regra geral há mais disponibilidade.
Mal termino de falar, tenho como resposta:
— Para o Faial?! Isso não faz sentido, eu quero é ir para o Pico!!!
Lá lhe expliquei que são ilhas próximas e que a viagem de barco é curta.
O meu amigo lá fez as suas simulações de voos e comprou a viagem. Depois de tudo terminado, relatou-me o seguinte:
— Olha, já comprei viagem na Ryanair e já pedi os encaminhamentos. Sabes que eu precavi-me e verifiquei se existiam voos disponíveis entre Ponta Delgada e o Pico e vice-versa nos dias em causa, mas mesmo assim no regresso tenho de fazer Horta - Ponta Delgada na véspera.
— Então, o que aconteceu?
— Liguei para os encaminhamentos e disse-lhes que chegava de Lisboa a Ponta Delgada às 11h20 e que queria ir para o Pico. Até aí tudo bem, deram-me um voo que sai de Ponta Delgada às 14h40 e que chega ao Pico às 16h20, o qual tem uma escala na Terceira. Em relação ao regresso, disse-lhes que partia às 18h05 de Ponta Delgada e então disseram-me que apesar de haver um voo à tarde que faz Pico - Ponta Delgada, que chega às 17h35, mas como chega menos de 90 minutos antes do voo da Ryanair, não podem dar o encaminhamento.
— Então, e depois?
— De manhã disseram-me que pelo Pico estava esgotado, perguntei pela Horta, tal como me tinhas dito, e disseram-me que também estava tudo esgotado nesse dia. Nessa altura lembrei-me que podia aproveitar, ir no dia anterior e conhecer um pouco de Ponta Delgada. Então perguntei se podia fazer Pico - Ponta Delgada na véspera.
— E eles?
— Disseram-me que como o voo Pico - Ponta Delgada chega às 17h35 e assim dá origem a um tempo de ligação superior a 24h para o voo da Ryanair do dia seguinte, também não servia. Então pedi pela Horta e deram-me um voo que sai às 18h00 e chega às 19h00 a Ponta Delgada. Mesmo assim, comentei com o senhor que achava caricato que o voo da tarde pelo Pico não servia porque para o mesmo horário ou chegava cedo demais ou chegava muito tarde.
— Realmente é caricato!
Após este episódio, resolvi analisar esta situação com mais calma e o resultado é este:
- Tirando o sábado, a Ryanair tem voos Ponta Delgada - Lisboa todos os dias à tarde, cujo horário de partida varia entre as 18h05 e as 18h35;
- A SATA efetua uma ligação direta Pico - Ponta Delgada todos os dias à tarde, com chegada às 17h35;
- Durante os meses de julho e agosto existem ainda mais três ligações extra Pico - Ponta Delgada, nomeadamente ao domingo (chegada às 14h05), quarta-feira (chegada às 19h45) e sábado (chegada às 14h10);
- Fazer de avião a viagem entre o Pico e São Miguel no voo que sai da ilha montanha às 10h25 implica sempre escala na Terceira;
- As regras dos encaminhamentos gratuitos impõem que a duração da ligação entre os voos (tempo de escala em Ponta Delgada) tem de ser superior a 90 minutos mas inferior a 24h;
Não deixa de ser curioso que se o voo diário Pico - Ponta Delgada (partida às 16h45 e chegada às 17h35) saísse uma hora mais cedo, este servia como encaminhamento gratuito no mesmo dia para o voo efetuado à tarde pela Ryanair com destino a Lisboa. Por outro lado, se este mesmo voo Pico - Ponta Delgada saísse uma hora mais tarde, então servia como encaminhamento gratuito para o dia seguinte.
Por fim, aqui fica uma questão: é um horário caricato ou propositado?
Talvez seja apenas mais uma das variações da SATA...
Haja saúde!
Esta manha, nas noticias da RDP Açores (talvez na noticia de abertura?) falaram exactamente deste problema, afectando o entrevistado empresário do Pico (e os outros demais, claro está). Não consigo encontrar link para essa noticia, porque penso que o site ainda não foi/não tinha sido actualizado.
ResponderEliminarMuito obrigado pela chamada de atenção. Já consegui encontrar o link:
Eliminarhttp://www.rtp.pt/acores/economia/voos-para-o-pico-estao-esgotados-som_47695
Espero que com as queixas crescentes, o Governo Regional finalmente melhore a situação da ilha do Pico no que respeita às ligações aéreas.
Haja saúde!