A ilha de São Miguel, por ser a dos Açores que tem mais população (e a maior em área, inclusivamente é a maior ilha de todo o território português), tem naturalmente mais ligações aéreas não só para o exterior (Continente, Madeira, Europa, Estados Unidos da América e Canadá) mas também para as restantes ilhas açorianas. Mais ainda, apenas para esta ilha as companhias aéreas low-cost efetuam ligações entre o Continente e os Açores.
Assim, uma boa ligação ao Aeroporto João Paulo II, quer seja do Pico ou de outra ilha açoriana, é sinónimo de um passageiro poder alcançar facilmente um vasto leque de destinos nacionais e internacionais saindo da sua ilha, ao mesmo tempo que também significa que turistas e emigrantes podem chegar rapidamente às ilhas mais pequenas.
Por outro lado, a cidade de Ponta Delgada é a maior dos Açores, está em franco crescimento, quer populacional quer económico, e muitos açorianos, nomeadamente os picarotos, têm que se deslocar a esta cidade para aceder a muitos serviços que não têm disponíveis na sua ilha, desde o comércio aos cuidados de saúde. Devido a mais estas razões, torna-se fundamental ligar por via aérea a ilha de São Miguel às restantes, não sendo o Pico uma exceção.
Então como se enquadra a rota aérea Ponta Delgada - Pico - Ponta Delgada dentro do panorama regional açoriano? Em primeiro lugar, e segundo as novas obrigações de serviço público dos serviços aéreos no interior da Região Autónoma dos Açores, a frequência desta rota é a seguinte:
- 2 ligações semanais durante o Inverno IATA (do último domingo de outubro até ao último domingo de março; igual às antigas obrigações de serviço público);
- 5 ligações semanais durante o Verão IATA exceto julho e agosto (nas antigas obrigações de serviço público existiam 7 ligações semanais, o que dava origem a uma ligação diária);
- 9 ligações semanais durante julho e agosto (igual às antigas obrigações de serviço público).
- A ilha do Pico tem demonstrado um crescimento impressionante nos passageiros aéreos;
- Dentro do Triângulo (Pico, São Jorge e Faial), é na ilha montanha que os voos esgotam mais rapidamente.
Acontece que a SATA publicou a 19 de agosto deste ano, no jornal 'Açoriano Oriental', as disponibilidades de lugares por rota (cópia desta publicação no final deste post), permitindo assim ter uma ideia factual e concreta do verdadeiro valor da rota Ponta Delgada - Pico - Ponta Delgada.
Analisando os dados, é possível calcular a taxa de ocupação baseada na procura para os meses de setembro e outubro e fazer os respetivos rankings das diversas ligações interilhas, os quais se apresentam de seguida.
Como se pode observar, a rota Ponta Delgada - Pico - Ponta Delgada é a segunda com mais procura nos Açores (em percentagem face à oferta), ficando em primeiro se só se considerar as ligações às ilhas do Triângulo. Também não deixa de ser curioso que as rotas interilhas que servem o Pico (com São Miguel e Terceira) têm sempre uma procura superior quando comparadas com as equivalentes para as outras duas ilhas do Triângulo (São Jorge e Faial), estando em consonância com os voos esgotados verificados anteriormente.
Então a conclusão lógica seria a de que se deveria aumentar a frequência e a qualidade dos voos entre o Pico e São Miguel (de modo a também evitar situações caricatas). Será isso o que vai acontecer? Já se viu que o mínimo obrigatório foi reduzido e o que está planeado pela SATA revela que provavelmente o Pico ficará pior servido do que era. Vejamos:
- Durante o Inverno IATA passado, as ligações diretas Ponta Delgada - Pico - Ponta Delgada foram efetuadas à segunda e à sexta - agora vão passar a ser à terça e à quinta;
- Excetuando os meses de julho e agosto, durante o Verão IATA passado, as ligações diretas PDL-PIX-PDL eram diárias (uma por dia) - agora vão passar a ser apenas 5 por semana, sendo duas à terça, uma à quarta e duas à quinta!
Em suma, mais uma vez se verifica que mesmo estando o Pico na moda (comprovado com dados estatísticos claros), o Pico é que sofre devido às modas da SATA que prejudicam o crescimento da ilha montanha!
Haja saúde!
Post scriptum: Este artigo também foi publicado na edição n.º 40.768 do 'Diário dos Açores', de 29 de agosto de 2015, por solicitação do referido jornal. Posteriormente, a SATA mudou de moda e alterou alguns horários relativos a esta rota aérea.
Meu caro Dr. Eng. Ivo.
ResponderEliminarEstá tudo a banhos. Nada impressiona os nossos politicos. Quem no Pico, faz chegar
a quem de direito este assunto.
Talvez lá mais para meados de Setembro, alguém, mais "atrevido" atire algumas
baboseiras.
Ilha sem Futuro e sem rumo.
Implantação e força politicas a nível regional...ZERO!
Um abraço e...CONTINUE.
Muito obrigado pelas suas palavras de apoio e incentivo. Um abraço!
EliminarExcelente estudo (mais 1) !
ResponderEliminarMuito obrigado!
EliminarSerá que o artigo no Diário dos Açores de hoje com honras de capa intitulado "A importância da rota aérea com Pico" tem a ver com o seu estudo ?
EliminarExatamente. Este artigo foi publicado com a devida autorização nessa edição do 'Diário dos Açores'.
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