quarta-feira, 26 de agosto de 2015

A importância da rota aérea Ponta Delgada - Pico - Ponta Delgada

A ilha do Pico é servida por via aérea, de forma regular, com ligações da SATA de/para Lisboa, Terceira e São Miguel. Esta última rota, formalmente denominada de Ponta Delgada - Pico - Ponta Delgada, assume extrema importância não só no contexto da ilha montanha mas também no todo regional açoriano, como se verá de seguida.

A ilha de São Miguel, por ser a dos Açores que tem mais população (e a maior em área, inclusivamente é a maior ilha de todo o território português), tem naturalmente mais ligações aéreas não só para o exterior (Continente, Madeira, Europa, Estados Unidos da América e Canadá) mas também para as restantes ilhas açorianas. Mais ainda, apenas para esta ilha as companhias aéreas low-cost efetuam ligações entre o Continente e os Açores.

Assim, uma boa ligação ao Aeroporto João Paulo II, quer seja do Pico ou de outra ilha açoriana, é sinónimo de um passageiro poder alcançar facilmente um vasto leque de destinos nacionais e internacionais saindo da sua ilha, ao mesmo tempo que também significa que turistas e emigrantes podem chegar rapidamente às ilhas mais pequenas.

Por outro lado, a cidade de Ponta Delgada é a maior dos Açores, está em franco crescimento, quer populacional quer económico, e muitos açorianos, nomeadamente os picarotos, têm que se deslocar a esta cidade para aceder a muitos serviços que não têm disponíveis na sua ilha, desde o comércio aos cuidados de saúde. Devido a mais estas razões, torna-se fundamental ligar por via aérea a ilha de São Miguel às restantes, não sendo o Pico uma exceção.

Então como se enquadra a rota aérea Ponta Delgada - Pico - Ponta Delgada dentro do panorama regional açoriano? Em primeiro lugar, e segundo as novas obrigações de serviço público dos serviços aéreos no interior da Região Autónoma dos Açores, a frequência desta rota é a seguinte:
Como se pode notar, as novas obrigações de serviço público vieram reduzir a oferta mínima obrigatória nesta importante rota. Será que esta rota não tem procura? Para responder a esta questão, recorde-se algumas estatísticas:
Os dados anteriores parecem indicar uma tendência de crescimento que justificaria um aumento de voos e não uma diminuição. Contudo, estes dados não se referem diretamente à rota Ponta Delgada - Pico - Ponta Delgada, nem o Serviço Regional de Estatística disponibiliza dados por rota aérea.

Acontece que a SATA publicou a 19 de agosto deste ano, no jornal 'Açoriano Oriental', as disponibilidades de lugares por rota (cópia desta publicação no final deste post), permitindo assim ter uma ideia factual e concreta do verdadeiro valor da rota Ponta Delgada - Pico - Ponta Delgada.

Analisando os dados, é possível calcular a taxa de ocupação baseada na procura para os meses de setembro e outubro e fazer os respetivos rankings das diversas ligações interilhas, os quais se apresentam de seguida.



Como se pode observar, a rota Ponta Delgada - Pico - Ponta Delgada é a segunda com mais procura nos Açores (em percentagem face à oferta), ficando em primeiro se só se considerar as ligações às ilhas do Triângulo. Também não deixa de ser curioso que as rotas interilhas que servem o Pico (com São Miguel e Terceira) têm sempre uma procura superior quando comparadas com as equivalentes para as outras duas ilhas do Triângulo (São Jorge e Faial), estando em consonância com os voos esgotados verificados anteriormente.

Então a conclusão lógica seria a de que se deveria aumentar a frequência e a qualidade dos voos entre o Pico e São Miguel (de modo a também evitar situações caricatas). Será isso o que vai acontecer? Já se viu que o mínimo obrigatório foi reduzido e o que está planeado pela SATA revela que provavelmente o Pico ficará pior servido do que era. Vejamos:
Uma das soluções seria apelar ao Governo Regional para que dê instruções para que aumente o número de voos para o Pico, nomeadamente na rota Ponta Delgada - Pico - Ponta Delgada. No entanto, a lógica mais uma vez parece ser outra: foram anunciados aumentos de frequências de voos acima do mínimo obrigatório apenas para a rota Terceira - Graciosa - Terceira, a qual é, com base nos dados das tabelas anteriores, a segunda dos Açores com menor procura!

Em suma, mais uma vez se verifica que mesmo estando o Pico na moda (comprovado com dados estatísticos claros), o Pico é que sofre devido às modas da SATA que prejudicam o crescimento da ilha montanha!

Haja saúde!

Post scriptum: Este artigo também foi publicado na edição n.º 40.768 do 'Diário dos Açores', de 29 de agosto de 2015, por solicitação do referido jornal. Posteriormente, a SATA mudou de moda e alterou alguns horários relativos a esta rota aérea.





6 comentários:

  1. Meu caro Dr. Eng. Ivo.
    Está tudo a banhos. Nada impressiona os nossos politicos. Quem no Pico, faz chegar
    a quem de direito este assunto.
    Talvez lá mais para meados de Setembro, alguém, mais "atrevido" atire algumas
    baboseiras.
    Ilha sem Futuro e sem rumo.
    Implantação e força politicas a nível regional...ZERO!
    Um abraço e...CONTINUE.

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    1. Muito obrigado pelas suas palavras de apoio e incentivo. Um abraço!

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  2. Respostas
    1. Será que o artigo no Diário dos Açores de hoje com honras de capa intitulado "A importância da rota aérea com Pico" tem a ver com o seu estudo ?

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    2. Exatamente. Este artigo foi publicado com a devida autorização nessa edição do 'Diário dos Açores'.

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