Mas o inesperado não terminou aqui. Durante o tempo em que o navio Hellenic Wind fazia um compasso de espera na baía do Cais do Pico enquanto o navio Gilberto Mariano fazia a sua escala, os passageiros com destino à ilha do Faial (e que estavam dentro do Hellenic Wind) eram informados de que também tinham de desembarcar, estaria um autocarro à espera deles em cima do porto e que seguiriam por via terrestre até à Madalena, a fim de apanhar novo barco em direção ao Faial.
É deveras um momento histórico de intermodalidade aquele que se registou na vila de São Roque do Pico (desinclinando um pouco o Triângulo) - ao longo dos tempos têm sido mais os picarotos a fazer passeios terrestres na vizinha ilha Azul do que ao contrário, sobretudo devido aos horários e frequências dos voos para a ilha Montanha.
Também não deixa de ser curioso que, apesar de ter sido devido a uma avaria, tenha havido mais pessoas do que o programado a visitarem São Roque do Pico (mesmo que temporariamente), acontecendo isto durante as festividades da Semana do Mar na ilha do Faial, enquanto durante o festival "Cais Agosto" deste ano podiam ter sido feitas mais escalas neste porto nortenho da ilha do Pico mas não foram.
É caso para dizer que as entidades competentes parecem dar uma utilidade bipolar ao porto do Cais do Pico:
- Durante as maiores festividades do concelho de São Roque do Pico, que até decorreram nas imediações deste porto, a Transmaçor fez apenas uma viagem extra (ao contrário do verificado para as Festas da Madalena e para a Semana do Mar); no entanto, durante a Semana do Mar, muitos dos que pretendia lá chegar de barco tiveram de... apanhar um autocarro no porto do Cais do Pico!
- Os navios operados pela Transmaçor (Gilberto Mariano e Mestre Simão) não podem operar na rampa roll-on roll-off deste porto, mas os navios maiores da Atlânticoline (Express Santorini e Hellenic Wind) já podem utilizar esta rampa!
Haja saúde!
a serio??? o video e montes de pequeno
ResponderEliminar