Este momento histórico só foi possível graças a um avião privado que chegou no dia 10 de setembro à ilha do Pico, proveniente diretamente de Copenhaga (Dinamarca). Após uma estadia de duas noites na ilha montanha, o avião partiu para o continente americano depois de os respetivos passageiros terem feito controlo de fronteira, o qual foi providenciado por funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que se deslocaram de propósito ao Pico para esse efeito.
Esta escala mostra como o aeroporto da ilha do Pico pode também oferecer mais um serviço: o de escalas técnicas.
Mas este sábado de 12 de setembro de 2015 foi um dia bem movimentado, especialmente à tarde, no aeroporto da ilha do Pico, o qual curiosamente fica inserido no meio da Paisagem da Cultura da Vinha da ilha do Pico, classificada pela UNESCO como Património da Humanidade. Destaque para o facto de em apenas 8 minutos terem ocorrido os seguintes movimentos (vídeo destes movimentos no fim deste post):
- 16h55 - Aterragem do voo S4 4043 (SATA Internacional - Lisboa/Pico);
- 16h58 - Descolagem do voo SP 437 (SATA Air Açores - Pico/Ponta Delgada);
- 17h03 - Descolagem do voo GAL 58634 (Voo privado - Pico/Montreal).
Nota ainda para o movimento de passageiros associado ao voo Lisboa/Pico/Terceira/Lisboa: enquanto inúmeros turistas chegaram à ilha montanha, os quais até provocaram filas nas empresas de rent-a-car...
Muitos estudantes universitários dirigiram-se para o continente português, tendo transformado a zona da entrada para as partidas num lugar de despedidas sentidas!
Haja saúde!
[Link para mais fotos dos aviões na ilha do Pico neste dia histórico]
Parabéns. Toda a força para a ilha irmã.
ResponderEliminar