Segundo os dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores relativos às dormidas na hotelaria tradicional, a ilha do Pico tem mantido uma variação percentual positiva neste indicador turístico, considerando todos os meses já apurados de 2015 (até agosto) e em comparação com o período homólogo de 2014.
Os dados estatísticos revelam ainda que as ilhas do Pico e de São Miguel foram as únicas que registaram sempre uma variação positiva quando se analisa individualmente cada mês (de janeiro a agosto).
Também é interessante analisar os dados relativos aos meses tradicionalmente fortes no turismo (junho, julho e agosto): a ilha montanha, à semelhança da maioria das ilhas açorianas, registou um crescimento menor nestes meses quando comparado com o total anual já apurado (de janeiro a agosto). Isto revela que o turismo nos Açores está a ser alargado no tempo, caminhando no sentido de deixar de estar muito concentrado nos meses de verão.
É importante realçar ainda que, considerando individualmente os meses de junho, julho e agosto, para além de São Miguel, apenas as ilhas do Pico, de São Jorge e do Faial registaram sempre mais dormidas este ano do que nos respetivos meses do verão passado, provando que o Triângulo é um destino apetecível e em constante crescimento.
Recorde-se que estes dados são relativos às dormidas na hotelaria tradicional, ou seja, não têm em conta o turismo em espaço rural. Mesmo sem existirem dados oficiais, a ilha montanha provavelmente também obtém um excelente desempenho, não só porque o turismo rural é muito procurado na ilha do Pico, mas também porque o concelho de São Roque do Pico é precisamente a Capital do Turismo Rural.
Haja saúde!