Em cada oleão, identificado pela cor laranja, os óleos devem ser depositados da seguinte forma:
- Guardar o seu óleo usado em garrafas ou garrafões de plástico;
- Fechá-los bem com uma tampa;
- Colocar a garrafa/garrafão no orifício do oleão.
O óleos usados serão assim reciclados, podendo dar origem a biodiesel e/ou sabão. O ambiente ficará desta forma melhor protegido (como curiosidades, por cada dez litros de óleo alimentar entregues para reciclar poderão ser produzidos cerca de sete litros de combustível; por outro lado, um litro de óleo alimentar usado, se depositado incorretamente, pode poluir cerca de um milhão de litros de água!).
Recorde-se que na ilha do Pico existem diversos ecopontos, os quais permitem a recolha seletiva de plástico/metal (ecoponto amarelo), papel/cartão (ecoponto azul) e vidro (ecoponto verde), sendo que estes resíduos são posteriormente reciclados.
Recicle, a Montanha agradece!
Haja saúde!
Post scriptum: Em maio de 2021, a Câmara Municipal de São Roque do Pico procedeu à renovação da rede de equipamentos de recolha de óleos alimentares usados; a sua localização pode ser encontrada neste link.
© Município de São Roque do Pico. |
Sem comentários:
Enviar um comentário
Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.
Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!