No passado dia 22 de março de 2016, o destaque da NASA foi para uma fotografia do céu noturno sobre a ilha do Pico, tirada pelo fotógrafo Miguel Claro durante uma subida à montanha do Pico. A fotografia em questão (apresentada no final deste post, juntamente com a versão anotada) mostra um fenómeno atmosférico raro, o qual se caracteriza por uma espécie de arco-íris de airglow (ou seja, luminescência fotoquímica) em ondas gravíticas da atmosfera captadas acima do Pico. A NASA termina a sua explicação sobre esta imagem afirmando que este é "um céu espetacular" [link para o destaque da NASA].
Mas o fenómeno em causa tem despertado bastante interesse na comunidade científica internacional. Este facto já levou o autor da fotografia e alguns cientistas a elaborarem um artigo contendo uma descrição detalhada deste fenómeno [link para este artigo].
Em suma, já era do conhecimento dos picarotos e de quem nos visita que o céu noturno sobre a ilha montanha é fascinante; agora foi a vez de a NASA o atestar!
Haja saúde!
É uma foto magnífica!
ResponderEliminarMuito obrigado pela partilhar. Impressionante.
ResponderEliminarE o blog "Cais do Pico" tambem é impressionante
We miss a blog like this on Faial very much.
Obrigado pelo seu comentário e pelas amáveis palavras sobre o blog "Cais do Pico". Haja saúde!
Eliminar