O dia 10 de abril de 1910 tem um lugar especial na história do lugar do Cais do Pico, vila de São Roque do Pico: neste dia foi fundada a Filarmónica Liberdade do Cais do Pico.
(Hino da Filarmónica Liberdade do Cais do Pico)
Esta instituição de utilidade pública, que celebra agora o seu 106.º aniversário, conta com um longo historial [link] e atualmente não só mantém em funcionamento a sua principal atividade - a Banda Filarmónica e a Escola de Música, ambas sob a batuta do maestro Manuel Francisco Serpa - bem como recentemente incorporou um Grupo de Chamarritas.
Através deste blog, aproveito esta data para prestar uma homenagem não só à Filarmónica Liberdade do Cais do Pico, mas também a todas as sociedades filarmónicas de São Roque do Pico e dos restantes concelhos da ilha montanha, desejando os maiores êxitos para todas estas instituições, as quais são um valioso património do Pico, em particular, e dos Açores, em geral:
- Liberdade do Cais do Pico
- União Artista de São Roque
- Recreio União Prainhense
- Recreio Santamarense
- União Musical da Piedade
- Lira Fraternal Calhetense
- Recreio Ribeirense
- União Ribeirense
- Liberdade Lajense
- Recreio dos Pastores
- Lira de São Mateus
- União e Progresso Madalense
- Lira Madalense
Haja saúde!
[Post scriptum: Foto 1 | Foto 2 da festa dos 106 anos da Filarmónica Liberdade do Cais do Pico.]
Os meus parabéns a todos os dirigentes, maestro, músicos, enfim, à Sociedade Filarmónica, para que não deixem desaparecer, um ponto de cultura tão importante, na vida de S. Roque do Pico.
ResponderEliminar