sábado, 30 de abril de 2016

Navio "Madeirense 3" bate recorde no porto do Cais do Pico

Devido à greve dos estivadores do porto de Lisboa, o transporte de mercadorias entre o Continente e os Açores tem sofrido inúmeras alterações face à operação regular. Uma destas alterações provocou ontem (29 de abril de 2016) uma novidade no porto comercial do Cais do Pico (situado na vila de São Roque do Pico): a primeira escala na ilha montanha por parte do navio porta-contendores "Madeirense 3".

Pelo que foi possível apurar, e devido a este navio de carga ter cerca de 122 m de comprimento, foi batido o recorde da embarcação mais comprida que já operou no principal porto comercial da ilha do Pico (em anexo encontra-se uma fotografia, a qual regista este momento para a posteridade).

Recorde-se que a previsão de entrada e saída de navios neste porto comercial, bem como os horários dos navios de passageiros que servem a ilha do Pico de forma regular, podem ser encontrados no separador "Barcos" deste blog.

Haja saúde!

Post scriptum: Este recorde foi superado em 16 de outubro de 2021 pelo navio de cruzeiro "Hanseatic Inspiration".

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Regata José Fula


O Clube Naval de São Roque do Pico vai organizar em 2016 um conjunto de regatas à vela com os 4 botes baleeiros sediados em São Roque do Pico, sendo que cada um destes eventos assumirá o nome "Regata José Fula", homenageando assim não só este antigo baleeiro (biografia em anexo) mas também outros que o acompanharam e seguiram.

Com início no dia 1 de maio e término em setembro, o calendário previsto para as regatas em questão encontra-se em anexo, ressalvando que as datas poderão ser alteradas devido às condições meteorológicas.

Com partida e chegada na baía do Cais do Pico, cada "Regata José Fula" terá um duplo propósito:
  • Por um lado, pretende-se dinamizar o património baleeiro de São Roque do Pico, cuja zona do Cais do Pico foi um dos principais polos da baleação nos Açores e cujo expoente máximo é a antiga "Fábrica da Baleia" (hoje transformado no Museu da Indústria Baleeira) - unidade fabril que foi o maior e mais importante complexo de transformação e processamento de cachalotes dos Açores;
  • Por outro lado, pretende-se mostrar às pessoas, sobretudo aos turistas, o navegar do bote baleeiro açoriano - uma das embarcações mais emblemáticas de todo o mundo.
Para alcançar este último objetivo, o Clube Naval de São Roque do Pico irá organizar viagens a bordo da "Garota", uma "gasolina" que no passado rebocou inúmeros botes e baleias. Esta embarcação irá agora permitir uma experiência única de observar regatas inesquecíveis, estando o observador em pleno mar e também dentro de património baleeiro.

Haja saúde!

[Horário das regatas de maio disponível no final deste post.]
[Links sobre a regata de 1 de maio: fotos 1 | fotos 2 | fotos 3.]
[Links sobre a regata de 12 de maio: fotos 1 | fotos 2 | vídeo | classificação.]
[Links sobre a regata de 18 de junho: classificação.]



Biografia de José Fula

Nasceu na freguesia de Santo António, concelho de São Roque do Pico, a 6 fevereiro de 1929.
José Fula foi um oficial baleeiro que marcou a história da baleação na ilha do Pico. Filho de Francisca Hermínia Maciel e de Manuel Francisco Fula, era o mais velho de 7 irmãos, todos baleeiros.
Em 1943, aos catorze anos de idade, iniciou-se na atividade baleeira com o pai nas Armações Baleeiras do Cais do Pico. Foi remador, trancador, oficial baleeiro e pescador.
Em setembro de 1957 ocorre a erupção do Vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, a qual manteve-se em atividade por 13 meses e levou ao abandono da estação baleeira ali próxima, no porto do Comprido, o que levou a que um grande número de baleeiros, tanto do Faial como do Pico, emigrasse para os Estados Unidos e para o Canadá, contribuindo naturalmente para a redução da caça à baleia.
José Fula, um homem do mar, não desiste e, juntamente com os poucos baleeiros existentes, mantém-se na atividade até ao ano de 1973. Com o seu trancador, António Augusto da Costa, e uma entusiástica companha, naquele ano fez a proeza de caçar 51 baleias, tendo num só dia caçado 4.
Foi um dos oficiais baleeiros naquela que foi a primeira regata do canal Cais do Pico/Velas/Cais do Pico, ao comando do bote "Castelete" do Clube Naval de São Roque do Pico, instituição que organizou a regata aquando das comemorações dos 450 anos da elevação a Vila de São Roque do Pico, a 20 e 21 de junho de 1992.
Competiu até 1999 (até aos 70 anos) e faleceu em 2002.
Há gente desta terra que nunca morre, outras que não desistem, ficando assim a sua memória presente durante gerações.
Depois da sua partida comemoramos os seus feitos, inspirando-nos na continuidade da sua obra e de tantos outros que o acompanharam e seguiram.



Calendário "Regata José Fula"




quinta-feira, 28 de abril de 2016

Horários Atlânticoline - Linha Amarela 2016

A operação sazonal de 2016 da Atlânticoline - Linha Amarela, a qual liga todas as ilhas dos Açores (exceto Corvo) - tem o seu início marcado para o dia 29 de abril (sexta-feira).

À semelhança dos anos anteriores, foi adicionado ao separador "Barcos" deste blog um trabalho sobre os horários da Atlânticoline - Linha Amarela 2016. Este trabalho tem como objetivo apresentar quais as melhores maneiras (tendo por base o menor tempo de duração de uma viagem) de sair da/chegar à ilha do Pico com destino a/vindo de qualquer outra ilha dos Açores:
Atenção: para evitar ser apanhado de surpresa devido a eventuais alterações de última hora, confirme sempre o horário no site da Atlânticoline.

Haja saúde!

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Projeto para incubadora de empresas em São Roque do Pico

A Câmara Municipal de São Roque do Pico apresentou recentemente um projeto de adaptação da antiga "Casa dos Médicos" a uma incubadora de empresas.

Situado à beira-mar e em pleno centro da vila de São Roque do Pico, com uma magnífica vista sobre a baía do Cais do Pico, o edifício em questão vai sofrer obras no valor de 500 mil euros, as quais se prevêem começar em novembro deste ano de 2016 e durar cerca de um ano.

O projeto contempla, no piso inferior, a receção, instalações sanitárias públicas, uma sala de exposições, um pequeno auditório, uma sala de empresas e uma sala de reuniões. No piso superior vão existir seis gabinetes de empresas, uma sala de reuniões, copa, para além das instalações sanitárias de apoio às mesmas [fonte: Rádio Pico].

Haja saúde!

Post scriptum: Anúncio do concurso público no Diário da República.



© Rádio Pico

terça-feira, 26 de abril de 2016

200.000 visualizações

Se atingir as primeiras 100.000 visualizações deste blog em 20 meses foi fantástico, então repetir essa quantidade de visitas em menos de 8 meses é algo extraordinário!

As 200.000 visualizações do blog "Cais do Pico" que agora se celebram, aliadas à crescente procura registada nos últimos meses, são uma fortíssima motivação para continuar a reservar tempo, esforço e dedicação a este projeto.

O meu muito obrigado a todos os visitantes deste blog, especialmente àqueles que o seguem diariamente e a todas as pessoas que têm ajudado a divulgar o mesmo.

Haja saúde!


domingo, 24 de abril de 2016

Diretamente da Holanda (Amesterdão) para o Pico: a companhia aérea TUI está a chegar!

É já amanhã, segunda-feira dia 25 de abril de 2016, que se fará história no aeroporto da ilha montanha: a TUI efetuará um voo direto entre a cidade de Amesterdão, na Holanda, e a ilha do Pico, sendo que este feito representa o primeiro voo de uma rota internacional regular a servir este aeroporto açoriano.

Até ao dia 26 de setembro deste ano, ou seja, nas próximas 23 segundas-feiras, o nome "PICO ISLAND" aparecerá nos monitores do aeroporto de Amesterdão-Schipol, naquele que não só é o principal aeroporto holandês, como também é o quinto aeroporto mais movimentado da Europa! Mais ainda, esta operação está a cargo da TUI, a maior companhia a nível mundial na área do lazer, viagens e turismo!

Para este primeiro voo, a chegada à ilha montanha está prevista para as 08:45, seguindo-se uma pequena cerimónia no aeroporto da ilha do Pico; o regresso à Holanda está agendado para as 09:40. Apresenta-se de seguida o horário completo deste primeiro voo, sendo que o separador "Aviões" deste blog também já foi atualizado em conformidade, incluindo agora esta nova rota internacional regular.

Voo Amesterdão - Pico - Amesterdão de 25 de abril de 2016
(clique no número do voo para efetuar o seguimento do avião)

OrigemPartidaDestinoChegadaDuraçãoN.º Voo
Amesterdão06:00*Pico08:45(4h45)OR 693
Pico09:40Amesterdão***17:50*(6h10)***OR 694
* Hora local de Amesterdão (+2h vs. Açores).
*** O voo Pico-Amesterdão faz escala na ilha de São Miguel (cerca de 40 minutos).

Recorde-se que, em setembro passado, o aeroporto da ilha do Pico já tinha servido de escala a voos internacionais, contudo os mesmo foram voos privados e extraordinários. Já em outubro também do ano passado, a TUI anunciou esta nova rota para o Pico e que agora está prestes a tornar-se realidade, permitindo assim que mais turistas europeus venham conhecer e usufruir do que esta zona dos Açores tem para oferecer. Nota ainda para o facto de a operação em questão ser efetuada com um Boeing 737-800, aeronave essa que terá o privilégio de ser a primeira da sua família a pisar solo inserido em plena Paisagem da Cultura da Vinha da ilha do Pico - Património Mundial da Humanidade.

Em Portugal, o feriado do dia 25 de abril é celebrado como o "Dia da Liberdade". Para os picarotos em especial, mas não só, o dia 25 de abril de 2016 não só representa o 34.º aniversário do aeroporto da ilha do Pico, como também marca o início de uma nova era, onde turistas do centro da Europa terão a liberdade de voarem diretamente para uma das portas de entrada do Triângulo, zona esta que é o expoente máximo da sensação de arquipélago na Região Autónoma dos Açores.

Haja saúde!
[Atualização a 25 de abril: informações e fotografias sobre este voo histórico no final deste post.]
[Links relacionados com este voo: fotos 1 | fotos 2 | fotos 3 | fotos 4 | fotos 5 | fotos 6 | fotos 7 | notícia 1 | notícia 2 | notícia 3 | notícia 4 | vídeo.]
[Balanço da TUI no Pico]








Fonte: GaCS

sábado, 23 de abril de 2016

Navio de cruzeiro "Serenissima" volta a escalar São Roque do Pico

À semelhança do ano passado, o porto do Cais do Pico, na vila de São Roque do Pico, recebeu ontem (22 de abril de 2016) a visita do navio "Serenissima" (apresentam-se algumas fotografias desta escala no final deste post [link para recordar a escala deste navio na ilha montanha em 2015]).

Este é um navio de cruzeiro, com capacidade para 100 passageiros, o qual está a realizar um itinerário pelas 9 ilhas dos Açores durante 11 dias (10 noites), com partida e chegada na ilha de São Miguel. O público alvo é o do mercado britânico, sendo que esta viagem tem um custo mínimo de 3195 libras (cerca de 4100 euros).

Mais informações:

Haja saúde!



quinta-feira, 21 de abril de 2016

Andamento das obras na Baía de Canas (3)

Apresentam-se de seguida algumas fotografias (datadas de 17 de abril de 2016) relativas ao andamento das obras de proteção da orla costeira da Baía de Canas, na freguesia da Prainha, concelho de São Roque do Pico [links para fotos mais antigas e para fotos após conclusão das obras].

Nota ainda para o facto de esta empreitada, orçamentada em cerca de 150 mil euros, não estar a satisfazer as reivindicações da população. Segundo a edição n.º 1165 do semanário 'Ilha Maior', de 15 de abril de 2016, "o objetivo principal desta obra, segundo Luís Calado [presidente da Junta de Freguesia da Prainha], seria proteger as adegas que ficam junto à orla costeira que estão em perigo devido à erosão do mar nas rochas mas o que se verifica após o início das obras é que isso não foi tido em conta. Em vez disso, estão a colocar enormes pedras em cima das já existentes na costa que estão a desfigurar o local e que tem sido alvo de muitas críticas por quem passa e frequenta aquele lugar. Os moradores e frequentadores daquela zona queixam-se, sobretudo, que com a colocação daquelas pedras as pessoas estarão impossibilitadas de usar aquela zona para banho ficando uma zona de difícil acesso ao mar, uma vez que é um local muito procurado de verão pelos banhistas."

Este é um exemplo de como algumas obras públicas não correspondem aos anseios da população. É precisamente por esta razão que se encontra aberto o concurso de desenho "Novo Porto de São Roque do Pico", promovido por Marcus Ketterl, o qual tem como objetivo obter o máximo de ideias, de forma a que o projeto final contemple alguns dos desejos da população, gerando assim uma melhor harmonia entre os projetistas e as pessoas que vão observar, usufruir e sentir o novo porto de São Roque do Pico.

Haja saúde!




quarta-feira, 20 de abril de 2016

Andamento das obras na nova rotunda de São Roque do Pico

Já começou a ganhar forma a futura nova rotunda de São Roque do Pico, localizada na entrada nascente desta vila da ilha montanha (junto ao início da estrada transversal).

Apresentam-se de seguida algumas fotografias (datadas de 17 de abril de 2016) relativas ao andamento das respetivas obras, as quais estão orçamentadas em cerca de 250 mil euros e que contemplam uma rotunda com caraterísticas urbanas, iluminação pública e execução de redes de abastecimento de águas, rede de rega e de drenagem pluvial (imagem do projeto também em anexo; link para outras fotos).

Haja saúde!

Post scriptum: link para fotos mais recentes.




terça-feira, 19 de abril de 2016

O guardião da Árvore do Desejo

Quem passa pela araucária junto ao Convento de São Pedro de Alcântara, no Cais do Pico - vila de São Roque do Pico - tem a oportunidade de pedir um desejo, pois esta é a Árvore do Desejo [para mais informações clicar aqui].

Acontece que, recentemente, esta árvore passou a alojar um pequeno peluche, desconhecendo-se como ali foi parar... Em todo o caso, para além de ser muito bem-vindo, este peluche passou a fazer companhia a todos aqueles que ali peçam desejos, sendo a partir de agora designado oficialmente como o guardião da Árvore do Desejo.

Haja saúde!

[Artigo relacionado: A (renovada) Árvore do Desejo]


segunda-feira, 18 de abril de 2016

Como chegar ao Pico partindo de Lisboa, ou vice-versa, no mesmo dia e só por via aérea

Descobrir a melhor forma de chegar à ilha do Pico partindo de Lisboa, sem pernoita intermédia e utilizando apenas o transporte aéreo, pode ser uma tarefa árdua, sendo que o mesmo se aplica ao percurso inverso: as combinações entre companhias são várias e nem sempre é possível perceber facilmente se dá ou não para apanhar ligações low-cost.

Por esta razão, e sob a supervisão de Luís Ferreira, os administradores do grupo de Facebook "Aeroporto do Pico" elaboraram um conjunto de ficheiros que contêm as diversas alternativas de como chegar ao Pico partindo de Lisboa, ou vice-versa, no mesmo dia e só por via aérea. Estas alternativas estão disponíveis através dos seguintes links:

 27 de março a 19 de junho /
 19 de setembro a 29 de outubro 
 20 de junho a 18 de setembro 
Lisboa -> Pico
Pico -> Lisboa
Lisboa -> Pico
Pico -> Lisboa

As alternativas apresentadas devem ser sempre confirmadas no respetivo site de cada companhia aérea ou numa agência de viagens, uma vez que podem ocorrer alterações pontuais nos horários.

Recorde-se ainda que os horários dos aviões que servem a ilha do Pico de forma regular encontram-se disponíveis no separador "Aviões" deste blog.

Haja saúde!

domingo, 17 de abril de 2016

O frio e a montanha do Pico

Existem inúmeras razões para um dia ser frio, mas na ilha do Pico às vezes a razão é outra ainda...

Segundo o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (ver imagem em anexo), a zona em redor da ilha montanha apresentava no final do dia de ontem (16 de abril de 2016) a temperatura mais baixa de todo o arquipélago dos Açores (11,5 ºC). Qual a razão para este acontecimento recorrente? Neve na montanha da ilha do Pico!

Ao longo dos últimos dias, esta montanha tem se vestido de branco, mostrando todo o esplendor deste seu "traje de inverno". Aqui ficam algumas fotografias do dia de ontem para mais tarde recordar.

Haja saúde!

[Regulamento de acesso à montanha do Pico]

[Outras imagens da montanha da ilha do Pico: imagem 1 | imagem 2 | imagem 3 | imagem 4 | imagem 5 | imagem 6 | imagem 7 | imagem 8]



sábado, 16 de abril de 2016

Escola de São Roque do Pico vence fase zonal dos Jogos Desportivos Escolares 2016

Sob o lema "A escola é minha!", de 11 a 14 de abril disputou-se, na ilha das Flores, a fase zonal C do 3.º ciclo da XXVII edição dos Jogos Desportivos Escolares, tendo a Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico alcançado o primeiro lugar.

Os Jogos Desportivos Escolares são um projeto genuinamente açoriano e constituem-se como um ponto de encontro entre o complemento curricular da Educação Física e o processo desportivo, sendo uma das maiores e mais valiosas expressões do Desporto Escolar Açores. A edição de 2016 deste evento não foi exceção e, à semelhança do ano passado, a comitiva da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico está mais uma vez de parabéns.

Haja saúde!

[Links relacionados: Fotos dos vencedores | Fotos Desporto Escolar Açores]



quarta-feira, 13 de abril de 2016

Concurso de desenho "Novo Porto de São Roque do Pico"



Encontra-se aberto o concurso de desenho "Novo Porto de São Roque do Pico". Esta é uma iniciativa de Marcus Ketterl, à qual o blog "Cais do Pico" se associou, e destina-se a incentivar a sociedade civil a dar a sua opinião sobre com que aspeto gostaria que ficasse o novo porto de São Roque do Pico e a respetiva zona envolvente, sendo que qualquer ideia é bem-vinda, seja ela destinada especificamente para a baía do Cais, para a de São Roque ou independentemente da localização do futuro porto.

Marcus Ketterl pretende com este concurso, aberto a qualquer pessoa ou grupo de pessoas, obter o máximo de ideias, de forma a que o projeto final contemple alguns dos anseios da população, gerando assim uma melhor harmonia entre os projetistas e as pessoas que vão observar, usufruir e sentir o novo porto de São Roque do Pico. Assim, esta iniciativa não só é inédita no sentido de promover uma consulta pública antes da apresentação de um projeto, bem como irá premiar as ideias que sejam consideradas pelo júri como sendo as melhores:
  • 1º prémio - 200 €;
  • 2º prémio - 100 €;
  • 3º premio - 50 €.
Os desenhos e as explicações das ideias propostas, bem como nome do autor ou autores, idade e pelo menos um contacto telefónico, devem ser submetidos até ao dia 30 de junho de 2016, por e‐mail, para o endereço novo.porto.srp@gmail.com ou, em alternativa, os trabalhos podem ser depositados nos seguintes locais:
  • Sousa & Filho, Lda (São Roque do Pico);
  • Restaurante Lagoa (Lajes do Pico);
  • FotoPico (Madalena).
A organização deste concurso compromete-se a apresentar as propostas junto do Governo Regional dos Açores, sendo que os premiados e respetivos trabalhos serão divulgados publicamente através deste blog.

Como material de apoio, poderá ser utilizado o mapa disponível através deste link. Em anexo encontra-se também o regulamento completo deste concurso, cuja leitura se recomenda.

Participe e arrisque-se a que a sua ideia passe do papel à realidade!

Haja saúde!

[Vencedores deste concurso]
[Última etapa deste concurso]



Regulamento do concurso de desenho "Novo Porto de São Roque do Pico":

  • O concurso de desenho "Novo Porto de São Roque do Pico", doravante designado por concurso, é promovido por Marcus Ketterl e destina-se a incentivar a sociedade civil a dar a sua opinião sobre com que aspeto gostaria que ficasse o novo porto de São Roque do Pico e a respetiva zona envolvente, sendo que qualquer ideia é bem-vinda, seja ela destinada especificamente para a baía do Cais, para a de São Roque ou independentemente da localização do futuro porto.
  • Este concurso está aberto a qualquer pessoa ou grupo de pessoas, sem qualquer restrição de idade.
  • A participação é totalmente gratuita.
  • Só poderão ser apresentados trabalhos cuja propriedade intelectual pertença integralmente, e sem exceção, aos participantes no concurso.
  • Os desenhos e as explicações das ideias propostas devem ser submetidos até ao dia 30 de junho de 2016, por e‐mail, para o endereço novo.porto.srp@gmail.com ou, em alternativa, os trabalhos podem ser depositados nos seguintes locais:
    • Sousa & Filho, Lda (São Roque do Pico);
    • Restaurante Lagoa (Lajes do Pico);
    • FotoPico (Madalena).
  • Os trabalhos devem estar claramente identificados, ou seja, todos os documentos apresentados a concurso devem incluir o nome do autor ou autores, idade e pelo menos um contacto telefónico.
  • Será utilizado como principal critério na avaliação dos trabalhos a descrição detalhada das ideias, bem como a enumeração das vantagens e desvantagens das mesmas.
  • O júri será constituído por elementos a designar pelo promotor do concurso.
  • A decisão do júri é soberana e solidária, não sendo admitido recurso.
  • De entre os trabalhos aceites a concurso e no prazo de um mês após o término do prazo de entrega dos mesmos, o júri selecionará os três melhores, aos quais atribuirá um primeiro, um segundo e um terceiro prémio, os quais têm associado um valor pecuniário no valor de 200 (duzentos), 100 (cem) e 50 (cinquenta) euros, respetivamente.
  • Sem prejuízo do ponto anterior, se alguém ou alguma entidade, durante a vigência do concurso, decidir contribuir para os prémios, os valores pecuniários destes poderão ser revistos em alta ou, em alternativa, poderão vir a ser atribuídos mais do que três prémios.
  • Caso se verifique o disposto no ponto anterior, as pessoas ou entidades que venham a contribuir para o prémio terão o direito de integrar o júri.
  • Os premiados serão contactados para a entrega do respetivo prémio, no mais breve espaço de tempo após ser conhecida a decisão do júri.
  • A decisão do júri será igualmente tornada pública através do blog "Cais do Pico" [http://caisdopico.blogspot.pt].
  • Todos os participantes aceitam que o promotor do concurso utilize, reproduza, adapte, publique e promova os seus trabalhos, nomeadamente apresente os mesmos junto do Governo Regional dos Açores.
  • Sem prejuízo do ponto anterior, o promotor do concurso cumprirá com o dever de mencionar o nome do autor ou autores aquando da utilização dos respetivos trabalhos, sendo que os direitos de propriedade intelectual não serão transferidos para o promotor do concurso.
  • Os participantes no concurso garantem e responsabilizam-se perante o promotor pelo cumprimento das disposições em matéria de propriedade intelectual e de outros direitos sobre o material apresentado, declarando ainda que a sua difusão e/ou a sua reprodução, não lesam, nem prejudicam quaisquer direitos seus ou de terceiros.
  • A falta de qualquer elemento ou o não cumprimento das diretrizes constantes no presente regulamento, implicam a exclusão dos trabalhos a concurso.
  • Cabe ao júri decidir sobre quaisquer casos omissos no presente regulamento.
  • Para mais informações e esclarecimentos, deverão contatar através do seguinte endereço de correio eletrónico: novo.porto.srp@gmail.com
  • O regulamento pode ser revisto e alterado pelo promotor, com a obrigatoriedade da comunicação prévia a todos os concorrentes através dos contactos fornecidos.
  • A organização pode anular este concurso de pleno direito, não havendo lugar a indemnização aos inscritos no concurso.

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Radar da PSP no Pico - abril 2016

Segundo o site da PSP, neste mês de abril de 2016 irão ser feitas acções de fiscalização com radar na ilha do Pico, nomeadamente em:

  • 12 de abril (terça-feira) / 14h00 / Bandeiras (Estrada Regional) - Madalena;
  • 23 de abril (sábado) / 22h00 / Santa Luzia (Estrada Regional) - São Roque do Pico.

Haja saúde!

domingo, 10 de abril de 2016

106.º Aniversário da Filarmónica Liberdade do Cais do Pico


O dia 10 de abril de 1910 tem um lugar especial na história do lugar do Cais do Pico, vila de São Roque do Pico: neste dia foi fundada a Filarmónica Liberdade do Cais do Pico.


(Hino da Filarmónica Liberdade do Cais do Pico)

Esta instituição de utilidade pública, que celebra agora o seu 106.º aniversário, conta com um longo historial [link] e atualmente não só mantém em funcionamento a sua principal atividade - a Banda Filarmónica e a Escola de Música, ambas sob a batuta do maestro Manuel Francisco Serpa - bem como recentemente incorporou um Grupo de Chamarritas.

Através deste blog, aproveito esta data para prestar uma homenagem não só à Filarmónica Liberdade do Cais do Pico, mas também a todas as sociedades filarmónicas de São Roque do Pico e dos restantes concelhos da ilha montanha, desejando os maiores êxitos para todas estas instituições, as quais são um valioso património do Pico, em particular, e dos Açores, em geral:
  • Liberdade do Cais do Pico
  • União Artista de São Roque
  • Recreio União Prainhense
  • Recreio Santamarense
  • União Musical da Piedade
  • Lira Fraternal Calhetense
  • Recreio Ribeirense
  • União Ribeirense
  • Liberdade Lajense
  • Recreio dos Pastores
  • Lira de São Mateus
  • União e Progresso Madalense
  • Lira Madalense

Haja saúde!

[Post scriptum: Foto 1 | Foto 2 da festa dos 106 anos da Filarmónica Liberdade do Cais do Pico.]

sábado, 9 de abril de 2016

Revitalização empresarial na vila de São Roque do Pico

[Links para inaugurações: Hiper Cais | Jaiminho | Casa Âncora]

Um qualquer centro urbano é onde normalmente se encontram muitas empresas do setor terciário, sejam elas atividades de comércio ou alimentação, entre outros. Acontece que, por vezes, muitos destes serviços são forçados a fechar, mas, seja pelo seu impacto na sociedade ou pela sua história, permanecem na memória das pessoas, fazendo também eles parte da identidade das respetivas localidades.

Felizmente, existe a oportunidade de revitalizar alguns destes empreendimentos, dando-lhes uma nova vida e devolvendo à sociedade o usufruto de espaços emblemáticos. A vila de São Roque do Pico não é exceção, sendo que apresentam-se de seguida três exemplos de revitalização empresarial que atualmente ocorre nesta zona da ilha montanha (com fotos datadas de 1 de abril de 2016).

Comecemos pelas obras de remodelação de um edifício que funcionou como estabelecimento de comércio e de snack-bar, no que foi conhecido durante mais de três décadas como as "Organizações Jaiminho". Mais recentemente, este espaço albergou a "Tabacaria Jaiminho", onde sobretudo eram comercializados jornais, revistas e jogos. No presente momento, encontra-se no "segredo dos deuses" qual a futura atividade que existirá neste edifício, sendo apenas conhecido que a data de inauguração será em meados de maio deste ano de 2016.



Passemos agora para outro marco histórico da vila de São Roque do Pico: a antiga "Casa Âncora". Neste blog já foram apresentadas algumas fotografias do início das obras de revitalização deste espaço [link 1 | link 2 | link 3], obras estas que resultaram na construção de um novo edifício no lugar do antigo, o qual se encontrava fechado há largos anos e sem qualquer utilidade. Apesar de já não existir a antiga "Casa Âncora", espaço por onde passaram snack-bares, restaurantes e muitas histórias, tal como relatado no post "Rua do Cais do Pico na década de 60 do século passado", o novo edifício, o qual tem inauguração prevista para o início do verão de 2016, promete ser um espaço de restauração com um futuro auspicioso (também por incluir o uso da eira adjacente, a qual apresenta uma magnífica vista sobre a baía do Cais do Pico).




Por fim, aqui ficam algumas fotografias relativas ao renascimento do "Hiper Cais". Este espaço comercial tem uma história mais curta do que aquela dos estabelecimentos indicados anteriormente, mas teve recentemente um grande impacto na sociedade local. Infelizmente, esta superfície comercial foi destruída por completo devido a um grande incêndio ocorrido em novembro de 2015. Contudo, no início do mês passado de março, este edifício começou a ser reerguido, com o intuito de recuperar as atividades que lá se realizavam, sobretudo o comércio de produtos alimentares. Prevê-se agora que as portas do "Hiper Cais" se voltem a abrir em maio deste ano de 2016.



Haja saúde!

[Post scriptum: Mais detalhes sobre a revitalização da antiga "Casa Âncora" podem ser encontrados na edição n.º 623 do semanário 'Jornal do Pico', de 8 de abril de 2016. | link para fotos mais recentes da reconstrução do "Hiper Cais"]

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Andamento das obras na Baía de Canas (2)

Apresentam-se de seguida algumas fotografias (datadas de 1 de abril de 2016) relativas ao andamento das obras de proteção da orla costeira da Baía de Canas, na freguesia da Prainha, concelho de São Roque do Pico [links para fotos mais antigas e para fotos mais recentes].

Como este projeto não teve uma fase de discussão pública, as únicas informações conhecidas publicamente são que nesta empreitada, orçamentada em 152 mil euros, prevê-se a construção de um prisma de enrocamento longitudinal à via, num troço de 90 metros, mantendo-se o contorno da faixa constituída por calhau rolado, de modo a não desvirtuar o efeito de baía existente. Este prisma encostará a um muro ala no arruamento, também a construir, com acabamento em pedra de basalto. A drenagem superficial deste troço da via marginal será assegurada por uma valeta que escoará as águas pluviais por aberturas na base do muro de proteção.

Haja saúde!