O Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores [link para download] tem como objetivo central a definição de um conjunto de estratégias, numa abordagem dicotómica entre mercados e produtos que, com base nas necessidades do território e dos vários stakeholders do destino, permite alcançar os seguintes resultados:
- Qualificação e desenvolvimento sustentável do setor do turismo;
- Preservação do meio ambiente;
- Desenvolvimento da atividade turística como ferramenta de dinamização da economia regional em todas as ilhas.
Para propor futuras políticas para o turismo dos Açores, este plano faz primeiro uma análise situacional desta atividade económica. De entre os vários desempenhos tidos em consideração (dormidas, fluxos de passageiros aéreos e marítimos, restauração, etc.), a ilha do Pico tem o seu principal destaque no campo das infraestruturas turísticas: o Museu do Pico foi aquele que, nos Açores, recebeu mais visitas em 2015, registando cerca de 38% do total regional. Recorde-se que o Museu do Pico reúne as extensões do Museu da Indústria Baleeira, na vila de São Roque, do Museu dos Baleeiros, na vila das Lajes, e do Museu do Vinho, na vila da Madalena [link para visitas virtuais ao Museu do Pico].
Este plano define então que elementos devem constituir as mensagens por ilha. No caso do Pico, o apelo é feito pela "aventura" e pela "superação", apresentando esta ilha os seguintes elementos diferenciadores interilhas:
- Montanha, ponto mais alto de Portugal, pôr do sol místico e Maravilha Natural de Portugal;
- Spot de observação de cetáceos;
- Paisagem da Cultura da Vinha (Património Mundial pela UNESCO), vinhos e licores;
- Turismo Religioso (Festas do Divino Espírito Santo);
- Museu do Pico;
- Gruta das Torres.
Por fim, a mensagem definida por este plano para a ilha montanha é "hospitalidade genuína", algo que pode ser comprovado por todos aqueles que visitam a ilha do Pico!
Haja saúde!
It should be noted that of the above activities mentioned, the Gruta das Torres is already running at full capacity, as is the whale watching (limited by rules).
ResponderEliminarArguably climbing the top of Pico is also oversubscribed, as there are complaints of erosion.
If there were any increase of low cost mass tourists then the cottage rental businesses would be further impacted.
I also suspect that most of the profit from BUDGET tourism is by non-Azoreans and most of the money doesn't even come here.
IMO, Pico needs less budget tourists and more big-spending, rental ones. I think Pico would gain more by developing the wine industry than swamping the place with people who don't spend much money here and use up the facilities of bigger spenders.