Os destroços do U-581, um submarino alemão da II Guerra Mundial, foram encontrados a sul da ilha do Pico, a 870 metros de profundidade, e formam atualmente um autêntico recife de corais de águas frias.
Esta descoberta foi efetuada por uma equipa de investigadores da Fundação Rebikoff-Niggeler, sendo que no dia 2 de fevereiro de 2017 fez exatamente 75 anos que este submarino naufragou em frente à costa sul da ilha montanha, após ter sido perseguido e atacado pelo navio "HMS Westcott", um destroyer inglês que se encontrava no Faial.
O sítio dos destroços de U-581 representa uma oportunidade científica para se poder estudar a formação de um recife de corais de águas frias, sendo que a data exata do afundamento e, consequentemente, a idade máxima dos organismos que colonizaram o naufrágio são conhecidos.
Haja saúde!
Post scriptum: Submarino da II Guerra Mundial afundado a sul do Pico irá receber classificação de património arqueológico
Sem comentários:
Enviar um comentário
Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.
Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!