domingo, 20 de agosto de 2017

O passageiro quer, a Atlânticoline esforça-se, a atracagem acontece... em São Roque do Pico!

O passageiro quer, a Atlânticoline esforça-se, a atracagem acontece.
O passageiro sempre quis que a viagem fosse eficiente,
Que chegar de São Jorge ao Pico não demorasse.
Houve, por isso, que tomar uma decisão inteligente.
O Porto do Cais do Pico estava na altura ocupado,
Contentores eram carregados no navio Maria P.
Sair das Velas e ir para a Madalena é mais demorado…
Então, e para satisfazer os passageiros, faz-se o quê?
Atrasar um pouco a partida é a solução original,
O que, na realidade, é bastante profícuo,
Pois o destino da viagem fica igual
E a atracagem acontece em São Roque do Pico!

Inspirado em "O Infante" de Fernando Pessoa, serve este poema para felicitar a Atlânticoline pela solução encontrada relativamente às viagens da Linha Verde e da Linha Lilás no dia 19 de agosto de 2017.

Mais concretamente, quando o Porto do Cais do Pico está ocupado com um navio porta-contentores, geralmente as escalas das ligações entre a ilha montanha e São Jorge são redirecionadas de São Roque do Pico para a Madalena [consultar exemplo do dia 7 de julho de 2017]. Ora, esta situação causa vários transtornos aos passageiros: para além do facto de quem fica nauseado com o balançar de barcos preferir que a viagem de mar seja o mais curta possível, outra desvantagem que surge logo à partida é que a logística dos habitantes, das empresas e dos turistas (tanto no Pico como em São Jorge) tem de ser completamente reformulada — o destino planeado e o real acabam distando 20 km, o que acarreta naturalmente custos imprevistos e incómodos vários (por exemplo, uma viatura própria estar estacionada em São Roque do Pico e o barco afinal atracar na Madalena).

A decisão tomada para o dia 19 de agosto, e que foi de certa forma original face ao historial, foi simples mas muito inteligente: atrasar um pouco a partida da viagem entre São Jorge e a ilha montanha, de forma a que o Porto do Cais do Pico ficasse disponível. Esta solução, devidamente transmitida aos passageiros e comunicada antecipadamente, quer em português, quer em inglês, revela que a empresa pública de transportes marítimos quis bem-servir residentes e turistas, proporcionando-lhes a mais rápida viagem e a que melhor serve as ligações entre São Jorge e o Pico, para além de que, e talvez o mais importante, ninguém teve de refazer planos, pois o destino inicialmente previsto foi mantido.

Através deste blog, algumas críticas já foram feitas ao transporte marítimo de passageiros, inicialmente à Transmaçor, depois à Atlânticoline, devido a alguns cancelamentos de escalas em São Roque do Pico, os quais ocorreram em circunstâncias difíceis de compreender. Como exemplo, destaca-se o post "Dissecando o comunicado da Transmaçor de 7 de setembro de 2015", onde foi analisado um comunicado de cancelamento com horários errados e com base em condições meteorológicas que não correspondiam de todo à realidade. Adicionalmente, também foram feitas algumas rábulas — "Transmaçor ganha prémio no Festival de Cinema de Veneza" e "O "Sei lá!" da Linha Verde da Atlânticoline" — sempre com o intuito de mostrar, através de uma forma mais descontraída, que os passageiros não estavam satisfeitos com as comunicações prestadas pelo operador marítimo.

Contudo, da mesma forma que foram feitas críticas, é mais do que justo reconhecer publicamente e mais uma vez quando algo é bem feito.

Haja saúde!


2 comentários:

  1. Muito obrigada Senhor Ivo pelo serviço que presta nestas paginas. Eu admiro a sua dedicação.

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  2. Muito obrigado pelas suas palavras.
    Haja saúde!

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