Blog sobre um pouco de tudo relacionado com a ilha montanha, sendo dado destaque à zona do Cais do Pico, à vila e ao concelho de São Roque do Pico
▼
quinta-feira, 14 de setembro de 2017
Montanha do Pico em selo
Os CTT apresentaram no passado dia 7 de setembro de 2017 uma emissão filatélica dedicada ao Geoparque Açores, criado em 2010 e reconhecido como Geoparque Europeu desde 2013 e como Geoparque Mundial da UNESCO desde 2015. Esta emissão mostra o valor da geodiversidade deste património geológico e a importância das suas paisagens enquanto recurso económico.
Estão representados nestes selos elementos de geodiversidade presentes em locais geográficos relevantes e singulares dos Açores, nomeadamente: a Lagoa e Caldeira do Vulcão das Furnas, na ilha de São Miguel; o Vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial; a Montanha do Pico, na ilha do Pico; e Fajã Grande e Fajãzinha, na ilha das Flores. O bloco com dois selos mostra a chaminé vulcânica no algar do carvão, na ilha Terceira, e a Caldeira e a Furna do Enxofre na ilha Graciosa.
O Geoparque Açores está assente numa rede de 121 geossítios dispersos pelas nove ilhas e zona marinha envolvente. Estes garantem a representatividade da geodiversidade açoriana, traduzem a história geológica e eruptiva do arquipélago e têm uma estratégia de conservação e promoção turística comuns.
A par do património geológico, existem no Geoparque Açores outros valores de referência, como é o caso de uma rica biodiversidade e um património arquitetónico, cultural, etnográfico e imaterial de grande valor. Integrando no seu território duas áreas de Património Mundial, quatro Reservas da Biosfera e treze sítios RAMSAR, esta é uma das duas regiões do Mundo com as quatro designações UNESCO.
[Fonte da notícia: CTT]
Haja saúde!
A imagem do Pico foi a vencedora do Concurso de Fotografia Montanha (MiratecArts) e vai ser apresentado no Montanha Pico Festival em janeiro ;) www.picofestival.com
ResponderEliminar