As irmãs Alzira e Conceição Neves fundaram a Escola Regional de Artesanato de Santo Amaro (ERASA), na ilha do Pico, em 1986 por onde passaram largas dezenas de pessoas para aprender a confecionar produtos tradicionais mas, mais do que a instituição, os nomes das gémeas acabam por ser também uma marca indissociável das tradições açorianas.É assim que se inicia um artigo publicado no jornal 'Açoriano Oriental' sobre duas irmãs gémeas picarotas que têm uma vida dedicada ao artesanato [link para reportagem completa].
Visitar hoje a ERASA não se cinge apenas a conhecer um museu, oficina e salas de trabalho; tal como as artesãs mencionam, "agora somos também um ateliê aberto aos turistas. Chegam cá, veem um trabalho, querem aprender como se faz e nós ensinamos logo".
Como sugestão final, nada como passar pela freguesia de Santo Amaro, concelho de São Roque do Pico, e descobrir um fantástico acervo em constante atualização relacionado com o artesanato regional açoriano.
Haja saúde!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.
Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!