A empresa pública açoriana de transporte marítimo de passageiros, a Atlânticoline, dispõe de uma rota que liga diariamente as três ilhas do "Triângulo". Denominada 'Linha Verde', esta rota parte da cidade da Horta (ilha do Faial), escala a ilha do Pico (ou na Madalena ou em São Roque, ou até em ambas as vilas) e termina a viagem de ida na vila de Velas (ilha de São Jorge); o regresso é feito invertendo este percurso.
A 'Linha Verde' assume-se, assim, como a mais importante rota marítima de passageiros para quem pretenda chegar ou sair da ilha de São Jorge (pois é a única que serve esta ilha todo o ano). Por isso, há que servir condignamente os utentes e lhes oferecer ligações fiáveis e rápidas, de forma a potenciar o crescimento desta verdadeira rota do "Triângulo".
Do ponto de vista de quem viaja entre a ilha montanha e a sua vizinha a norte (ou em sentido contrário), a viagem mais rápida é aquela que une as vilas de São Roque do Pico e Velas. Mais do que um sentimento de que é a esta é a ligação natural entre Pico e São Jorge, está comprovado que esta rota é a que melhor serve todas as pessoas que estejam em qualquer lugar do Pico e que pretendam ir a São Jorge, ou vice-versa.
Ora bem, acontece que, não raras vezes, as escalas em São Roque do Pico (no respetivo Porto do Cais do Pico) são canceladas devido a razões meteorológicas. No entanto, são inúmeras as situações em que o mar parece calmo e que estes cancelamentos geram estranheza entre os passageiros marítimos [exemplo 1 | exemplo 2 | exemplo 3]. As pessoas questionam-se "Mas porque é que a Atlânticoline cancela tanto em São Roque do Pico?", pois o transtorno vivido parece não ter justificação aparentemente...
Ressalvando que a segurança marítima está acima que tudo, e que mais vale prevenir do que remediar, mesmo assim a questão anterior não é de fácil resposta. Ainda por cima, existem certas ocorrências que tornam verdadeiramente enigmáticos alguns cancelamentos em São Roque do Pico...
Para exemplificar uma destas situações que causam confusão nas pessoas, atente-se ao que aconteceu no dia 4 de dezembro de 2017:
- A ondulação prevista era proveniente do quadrante oeste/sudoeste, ou seja, não provoca um grande impacto no Porto do Cais do Pico devido à proteção natural dada pela própria ilha;
- Mesmo assim, a Atlânticoline informou no próprio dia que, "devido às condições meteorológicas em São Roque", as escalas da 'Linha Verde' seriam canceladas na vila nortenha da ilha montanha;
- Contudo, e no mesmo dia, dois navios de carga da empresa Transportes Marítimos Graciosenses operaram normalmente no Porto do Cais do Pico — o navio 'Paulo da Gama' chegou antes das 7 da manhã e partiu já depois das 20h30, enquanto o 'Ponta da Barca' entrou cerca das 16h e saiu pouco depois das 19h.
Por tudo isto, reforça-se de novo a questão: "Mas porque é que a Atlânticoline cancela tanto em São Roque do Pico?"
Enquanto se aguarda por uma justificação plausível para este tipo de cancelamentos (se é que algum dia isso acontecerá), talvez o melhor seja tentar não perceber (para alívio de alguns) e responder, tal como no passado, a célebre frase: "Sei lá!"
Haja saúde!
Nota: Anexam-se vários dados a este post [fontes: Windguru, Atlânticoline e MarineTraffic] para sustentar o que foi mencionado no mesmo.