Ao dia de matança de porco normalmente está associada uma festa, a qual representa uma tradição secular de alegria e de convívio, de forma a celebrar uma importante fonte de alimento para muitas famílias.
A matança de porco na ilha do Pico não é exceção e também aqui a festa é rija. Muitas vezes, esta celebração integra o único baile espontâneo ainda vivo em Portugal: a chamarrita do Pico.
Pois bem, o vídeo em anexo mostra como, numa festa de matança de porco na Prainha, concelho de São Roque do Pico, se baila alegremente uma chamarrita à moda do Pico. No entanto, há uma particularidade neste baile de roda: um dos bailadores não vê, mas isso não só não o impede de bailar a chamarrita, como inclusivamente ele é o mandador da mesma!
Este é mais um exemplo do poder da chamarrita do Pico, a qual já entrou no Guiness World Records e até já se alastrou até ao outro lado do mundo!
Haja saúde!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.
Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!