Haja saúde!
Blog sobre um pouco de tudo relacionado com a ilha montanha, sendo dado destaque à zona do Cais do Pico, à vila e ao concelho de São Roque do Pico
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sábado, 30 de junho de 2018
Triângulo Magazine — junho 2018
Apresenta-se, em anexo, a edição online, de junho de 2018, da revista açoriana Triângulo Magazine.
Haja saúde!
Haja saúde!
sexta-feira, 29 de junho de 2018
Clube Desportivo de Tiro do Triângulo
No passado dia 12 de junho de 2018, dez sócio fundadores constituíram o Clube Desportivo de Tiro do Triângulo (CDTT) [link para cópia da Escritura do CDTT e respetivos Estatutos].
Com sede em São Roque do Pico, o CDTT tem como objetivo permitir a prática saudável do tiro desportivo nas suas inúmeras vertentes. O foco inicial será o tiro de pressão de ar a 10 m, sendo o tiro praticado indoor numa carreira de tiro [semelhante às imagens em anexo].
O CDTT vai ainda possibilitar ter atletas federados na Federação Portuguesa de Tiro (FPT), com acesso a exames e provas oficiais, os quais poderão ter licenças válidas e praticar também com arma de fogo (pistola e carabina) em local apropriado (por exemplo, na carreira de tiro dos Serviços Florestais, em Santa Luzia) — saliente-se que, antes da criação do CDTT, apenas na Terceira ou em São Miguel era possível, nos Açores, obter uma Licença Desportiva de Tiro.
Outras passos se seguirão, como tiro com arco e flecha, benchrest e tiro largo a 100, 200 e 300 m com carabina.
Algumas destas modalidades podem ter jovens inscritos, onde os mesmos serão educados a respeitar as rigorosas regras de segurança e ética desportiva. Por outro lado, o CDTT irá permitir aos mais velhos (acima dos 60 anos) a prática e provas de competição com tiro apoiado, específico para essa classe etária. Além disso, muitas modalidades não exigem qualquer tipo de licença (por exemplo, tiro com pressão de ar).
Para mais informações, sugestões ou outras contribuições para o CDTT, basta entrar em contacto através do seguinte e-mail:
CDTTAzores@gmail.com
Haja saúde!
quarta-feira, 27 de junho de 2018
Navio fantasma em São Roque do Pico
No passado dia 25 de junho deste ano de 2018, a Atlânticoline emitiu um comunicado sobre uma alteração ao horário e itinerário da Linha Verde (a qual liga Faial, Pico e São Jorge), mais concretamente relativa ao dia 26 de junho (terça-feira) — segundo o comunicado, a presença do navio "Berta" no Porto do Cais do Pico, situado na vila de São Roque do Pico, fez com que as respetivas escalas da Linha Verde fossem direcionadas para a Madalena [comunicado em anexo].
Acontece que, chegado o dia 26 de junho, o Porto do Cais do Pico não registou nenhum movimento de navios... Onde estava, então, o navio porta-contentores "Berta"? Seria este um navio fantasma?
Consultando informação que está disponível online e de forma pública para todo o mundo, neste caso através do site Vessel Finder, no dia 25 de junho sabia-se que o navio "Berta" estava ao largo de Lisboa. Pois bem, sabendo que demora cerca de dois dias de viagem entre Lisboa e os Açores, sabendo ainda que o navio faz uma primeira escala de um dia em Ponta Delgada (ilha de São Miguel), era impossível o navio "Berta" atracar em São Roque do Pico no dia 26 de junho!
Naturalmente que as mercadorias que seguem a bordo do navio "Berta", e que são destinadas à ilha montanha, chegarão ao seu destino, embora mais tarde do que inicialmente se esperava. A nova previsão aponta para o dia 29 de junho (sexta-feira). Pois bem, a Atlânticoline emitiu um novo comunicado, datado de 26 de junho, com a mesma justificação do anterior: a presença do navio "Berta" no Porto do Cais do Pico, situado na vila de São Roque do Pico, fez com que as respetivas escalas da Linha Verde fossem direcionadas para a Madalena [comunicado em anexo].
Convém referir que estas alterações de horários e de itinerários são prejudiciais para toda a dinâmica do "Triângulo": não só estas alterações muito próximo do dia de viagem implicam o refazer dos planos dos passageiros, bem como a alteração do porto de escala no Pico não traz benefícios nem para a ilha montanha, nem para a ilha de São Jorge — como já foi demonstrado neste blog, estas duas ilhas acabam, efetivamente, por ficar mais distantes entre si em termos de tempo.
Adicionalmente, e quase como "pontaria azarenta", às quartas e quintas-feiras não existem escalas da Linha Verde em São Roque do Pico, de forma a libertar o Porto do Cais do Pico para as escalas dos navios porta-contentores.
Resumindo, a Linha Verde não opera em São Roque do Pico em quatro dias seguidos pelas seguintes razões:
- 26 de junho (terça-feira) — a Atlânticoline direcionou as escalas para a Madalena, devido à suposta presença de um navio porta-contentores, sendo que se sabia de antemão que era impossível tal presença ocorrer;
- 27 de junho (quarta-feira) — a Atlânticoline reserva este dia da semana para escalas de navios porta-contentores em São Roque do Pico, não escalando, através da Linha Verde, o respetivo Porto do Cais do Pico;
- 28 de junho (quinta-feira) — idem [ver razão alusiva ao dia 27 de junho];
- 29 de junho (sexta-feira) — a Atlânticoline direcionou as escalas para a Madalena, devido à provável presença de um navio porta-contentores.
Em suma, não é preciso ser-se adivinho para saber quando vem um navio porta-contentores a São Roque do Pico; aliás, é fácil, é gratuito e está à distância de um clique (por exemplo, consultando o separador "Barcos" do blog "Cais do Pico" — caisdopico.pt); assim, evita-se alterações desnecessárias de horários, consegue-se uma melhor qualidade de serviço para os passageiros e... não se cria a ilusão da presença de um navio fantasma em São Roque do Pico!
Haja saúde!
Post scriptum: Este artigo foi publicado posteriormente na edição n.º 41.604 do 'Diário dos Açores', de 29 de junho de 2018.
segunda-feira, 25 de junho de 2018
Festa de São João 2018 no Cais do Pico
A noite de 23 para 24 junho também é sinónimo de ser a noite de São João, havendo, por isso, lugar a festa no adro do Convento de São Pedro de Alcântara (junto à Árvore do Desejo), situado no Cais do Pico, vila de São Roque do Pico.
Aqui ficam algumas fotos da festa de 2018, com os tradicionais comes e bebes acompanhando chamarritas e uma fogueira de São João.
Haja saúde!
sábado, 23 de junho de 2018
SATA aumenta oferta interilhas em julho e agosto de 2018
A SATA Air Açores acaba de anunciar que, nos meses de julho e agosto de 2018, o número de lugares disponíveis na sua operação interilhas será incrementado. No total, serão realizados 178 novos voos, traduzindo-se em mais 7706 lugares, de forma a permitir uma maior conectividade e mobilidade dentro do arquipélago açoriano.
No caso particular do Pico, a oferta será aumentada em mais 2.877 lugares, através de 29 rotações com as ilhas de São Miguel e Terceira (serão 15 rotações em julho e 14 em agosto — horários em anexo).
Vale ainda a pena analisar, nos contextos temporal e regional, este anúncio de ligações extraordinárias para a ilha montanha. Em primeiro lugar, já vem sendo habitual este reforço de voos interilhas para o Pico em julho e agosto — por exemplo, em 2017 foram efetuados mais 27 rotações para além das programadas inicialmente [saliente-se que este ano foram adicionadas 29 rotações, ou seja, mais duas].
Em segundo lugar, este anúncio ocorre numa época alta onde o Pico já registava um recorde de voos de horário interilhas [27 rotações semanais, quando em 2017 eram 25].
Por último, considere-se os dados do anúncio da SATA relativos ao aumento da oferta:
- Pico: + 2.877 lugares (37,3% do total do reforço);
- Flores: + 2.381 lugares (30,9% do total do reforço);
- S. Maria: + 998 lugares (12,9% do total do reforço);
- S. Jorge: + 592 lugares (7,7% do total do reforço);
- Faial: + 592 lugares (7,7% do total do reforço);
- Terceira: + 185 lugares (2,4% do total do reforço);
- Corvo: + 81 lugares (1,1% do total do reforço).
Por outras palavras, o Pico volta a ter direito a mais ligações extraordinárias interilhas na época alta (e com mais voos do que no ano anterior), o Pico tem direito a esse reforço quando os voos de horários são em número elevado e nunca antes visto, bem como o Pico é a ilha que teve direito ao maior número de lugares extra neste ajustamento de verão da SATA — daqui só se pode deduzir que, à semelhança do que se tem verificado sucessivamente ao longo dos últimos anos, a oferta aérea programada inicialmente para a ilha montanha estava claramente abaixo da procura!
Resumindo, os números não enganam: o Pico está na moda!
Haja saúde!
Post scriptum: Posteriormente a este post, a SATA adicionou ainda mais voos extra para o Pico (total de 44 rotações), os quais também se encontram em anexo.
sexta-feira, 22 de junho de 2018
A migração dos baleeiros do Cais do Pico na década de 1950
Até cerca de 70 anos atrás, uma migração interilhas ocorria anualmente, mais concretamente entre o Pico e o Faial: durante a "Campanha de Verão", os baleeiros das Armações Baleeiras Reunidas, do Cais do Pico, baleavam na parte oeste da ilha do Faial por falta de baleias no Canal Pico / São Jorge, de parceria com as Armações do Faial que também para ali se deslocavam.
Esta caça à baleia baseada no Capelo levava a que não só baleeiros, mas também as respetivas famílias, se estabelecessem temporariamente no Faial, alojando-se em casas construídas em pedra cobertas de palha de trigo, a que chamavam palhotas.
Na madrugada do dia 27 de setembro de 1957, com a erupção do Vulcão dos Capelinhos, desapareceu aquela que foi conhecida como "a maior Estação Baleeira do Arquipélago dos Açores"; grande parte dos baleeiros e suas famílias "abandonaram imediatamente aquela estação, seguindo uns diretamente para o Cais do Pico", tal como relatou um jornal da época.
Felizmente, e graças aos registos escritos, fotográficos e em vídeo [alguns em anexo], esta epopeia da migração dos baleeiros do Cais do Pico na década de 1950 pode ser, de certa forma, revivida.
Haja saúde!
A estação baleeira dos Capelinhos na ilha do Faial
(por Francisco Medeiros in À sombra do Vulcão)
(por Francisco Medeiros in À sombra do Vulcão)
O Porto Baleeiro do Comprido, na parte Oeste da Ilha do Faial foi a maior estação baleeira e a mais produtiva na caça à baleia do Arquipélago dos Açores.
Até ao ano 1957, durante a Campanha de Verão, os baleeiros alojavam-se em casas construídas em pedra cobertas de palha de trigo a que chamavam palhotas. Na rampa do porto varavam cerca de 20 botes baleeiros, pequenas embarcações de pesca e na sua pequena baia ancoravam 7 lanchas baleeiras a motor.
Parte destas embarcações, pertenciam às Armações baleeiras Reunidas, do Cais do Pico, Ilha do Pico, que por falta de baleias no Canal Pico / São Jorge, baleavam de parceria com as Armações do Faial que também para ali se deslocavam.
Para se fazer uma ideia em 1945 os botes daquela estação caçaram 67 baleias, que produziram 180 toneladas de óleo, vendidos a 4$00 o quilo.
Por aquela estação baleeira, passaram os mais afamados oficiais, trancadores e mestres baleeiros do Pico e do Faial.
Para mencionar alguns, recordo-me de José Brum, mais conhecido por José Batata que baleou no Capelo 22 anos, o irmão deste, Francisco Brum de Simas, o Pé Leve, nascidos na Ribeira do Meio; os filhos deste, o João Pé Leve que foi mestre da lancha 'Garota' e o Alberto Pé Leve.
Do Cais do Pico, o António Joaquim Madruga pai e filho, os irmãos António e Manuel Fula, este com 6 filhos todos baleeiros, dos quais o José Fula, também oficial, fez a proeza de caçar 4 baleias num só dia, o Manuel Fula que foi mestre de lancha baleeira; os mestres José Caneca e os filhos João que foi maquinista e o José também oficial baleeiro; o Manuel Peixe Rei; os Januários, oficiais e trancadores, estes também proprietários de armação baleeira; os Cristianos, mestres e maquinistas; os Aldeias, com destaque para o Tomé Carapinha que foi trancador, oficial e mestre de lancha; os Bispos, o João que foi mestre de lancha, o Edmundo maquinista, o António que foi o último trancador do Cais do Pico, e o José remador.
Do Faial, os Serpas da freguesia das Angústias, João Serpa, pai e os filhos Mário e Jaime Serpa, este também com descendência de baleeiros tinham o alcunha de Cabritos, de onde saíram um mestre de lancha e trancadores; o Mestre Manuel Santa Barbara, oficial baleeiro de que foi seu trancador um dos grandes baleeiros do Faial, o José de Jesus conhecido pelo José Rofino, que terá sido o último oficial a exercer a actividade baleeira na Ilha do Faial.
Por ali passaram muitos outros do Pico e Faial que não conheci: Mestre João Lelé, Mestre João Maurício e outros das Lajes e das Ribeiras do Pico.
Muitos outros baleeiros do Cais do Pico se deslocavam para o Capelo, acompanhados da família: lavavam as suas embarcações de pesca, para ali pescarem e, quando tempo não estava de feição, pescavam na costa, vendiam o peixe na freguesia do Capelo ou salgavam-no para trocar por milho. Outros ajudavam os agricultores daquela freguesia, muitos deles também baleeiros. As carências eram tantas que estavam sempre preparados para a sua sobrevivência.
Como disse o Poeta tinham sempre "um pé em Terra, outro no Mar". Quando regressavam no fim da campanha, já traziam o milho, para sustento da família.
Recordo-me de um oficial Baleeiro, o Luisinho, de pequena estatura natural e residente no Capelo. Vinha à cidade com frequência. Certo dia, na taberna do João de São Mateus, junto ao Canto da Doca, ali junto à Igreja das Angústias no Faial, o José Cardoso, oficial baleeiro, homem forte, que também estacionou no Porto do Comprido, convidou o Luisinho para tomar um copo; ao chegar perto do balcão, agarrou-o pela roupa com uma só mão e sentou-o em cima do balcão.
Nas vigias de baleia do Costado da Nau, sobranceiras ao Farol dos Capelinhos que apoiavam os baleeiros do Porto do comprido, passaram muitos vigias de grande fama. O Izaias, o Rosairinha, os Caldeiras, o António Jezinho, o João Lúcio e muitos outros.
Na madrugada do dia 27 de Setembro de 1957, com a terra balançando continuamente, os vigias de baleia do Costado da Nau, a escassos metros acima do Farol, notaram o oceano revolto a meia milha da costa, para os lados de oeste. Desceram do Costado da Nau pela última vez, alertaram os faroleiros e os baleeiros estacionados no Porto do Comprido ali próximo. Tinha-se extinguido a maior Estação Baleeira do Arquipélago dos Açores.
O mar entrava em ebulição e havia cheiros fétidos. O Vulcão dos Capelinhos tinha entrado em actividade.
quinta-feira, 21 de junho de 2018
Mais do que viagens, são decisões verdadeiramente extraordinárias!
A Atlânticoline, empresa pública açoriana de transportes marítimos, decidiu muito recentemente (há cerca de uma semana atrás) anunciar a realização de mais três viagens "extra" entre o "Triângulo" (ilhas do Faial, Pico e São Jorge) e a ilha Terceira, justificando as mesmas com a ocorrência das festas "Sanjoaninas" nesta última ilha, e recorrendo para o efeito ao navio 'Gilberto Mariano' — o qual efetua habitualmente o transporte regular de passageiros e viaturas no "Triângulo".
Mais concretamente, as três viagens em questão, entre os portos de Horta (Faial), São Roque (Pico), Velas (São Jorge), Calheta (São Jorge) e Angra do Heroísmo (Terceira), e vice-versa, foram programadas para os dias 18 de junho, 25 de junho e 2 de julho de 2018.
Em primeiro lugar, convém referir que as "Sanjoaninas" decorrem de 22 de junho a 1 de julho, o que significa que a viagem "extra" do dia 18 de junho ocorreu com bastante antecedência face aos dias de festa. Perceber esta antecipação de chegada às "Sanjoaninas" torna-se difícil, a não ser que existisse uma elevada procura por esta rota entre o "Triângulo" e a ilha Terceira...
Contudo, e segundo o que foi relatado nas redes sociais, nesta viagem "extra" do dia 18 de junho desembarcaram em Angra cinco (5) passageiros e embarcaram três (3)... Por outras palavras, o navio 'Gilberto Mariano' esteve várias horas fora do "Triângulo" (note-se que demora 3h a viagem, num sentido, entre a Calheta e Angra) para transportar somente oito (8) pessoas entre o "Triângulo" e a Terceira (isto já considerando ambos os sentidos)!
Não está em causa impedir uma ligação marítima entre o "Triângulo" e a Terceira, mas até considerando que não é possível desembarcar/embarcar viaturas em Angra no 'Gilberto Mariano', torna-se incompreensível o porquê de retirar um navio importantíssimo para a dinâmica do "Triângulo", reduzindo drasticamente o transporte de viaturas entre Faial, Pico e São Jorge, quando a Linha Amarela da Atlânticoline (que abrange todos os Açores, excepto o Corvo) também liga, por via marítima, estas três ilhas à Terceira (e permite o transporte de muitas mais pessoas, bem como o transporte de viaturas para todos os portos)!
Aliás, e atendendo às viagens "extra" de 25 de junho e 2 de julho, estas fogem completamente à lógica praticada pela própria Atlânticoline: nestes dias, através da Linha Amarela, é possível sair de (ou chegar a) qualquer ilha do "Triângulo" e chegar à (partindo da) Terceira, o que significa que existe duplicação da oferta!
Ora bem, a Atlânticoline tem o cuidado de evitar a duplicação da oferta na sua Linha Verde (que liga Faial, Pico e São Jorge) quando existem viagens equivalentes na Linha Amarela — o que, na prática, torna os horários nuns "horror-ários" verdadeiramente complexos, onde não existe regularidade na hora de escala (e às vezes nem no porto). Mas, pelos vistos, a empresa pública açoriana de transportes marítimos não aplica essa regra da não duplicação da oferta no caso destas viagens "extra"...
Resumindo tudo o que foi dito até agora, fica a questão se o dinheiro público está a ser bem aplicado com estas decisões; o mesmo deve servir para criar coesão entre ilhas, sendo que todos os intervenientes naturalmente têm de ceder quando os recursos são limitados — como é a situação atual, que se faz sentir com maior intensidade devido ao encalhe do navio 'Mestre Simão' em janeiro passado.
Por outras palavras, o navio 'Gilberto Mariano' deve estar maioritariamente a servir o "Triângulo", sendo que em situações excecionais também deve ligar a Calheta a Angra. Mas, então, quando é que se aplicam essas situações excecionais? A resposta é simples: em situações de procura intensa, como festividades, e onde não existe oferta disponível através da Linha Amarela. Um exemplo em concreto é dado pela própria Atlânticoline: nos dias 13 e 15 de julho estão previstas ligações do 'Gilberto Mariano' entre o "Triângulo" e a Terceira, numa altura em que decorre o "Festival de Julho" na Calheta e em dias onde os navios da Linha Amarela não escalam qualquer porto do "Triângulo" ou da Terceira.
Em suma, da mesma forma que se criticam as más decisões, também se elogiam as que fazem sentido; o que não se compreende é que seja a mesma entidade a dar, simultaneamente, bons e maus exemplos, bem como a criar exceções à sua própria política, isto tudo com custos para o erário público e, consequentemente, para todos nós.
Haja saúde!
Post scriptum: Segundo relatos nas redes sociais, bem como notícia da RDP-Açores, a viagem do dia 25 de junho transportou 7 passageiros entre Calheta e Angra, sendo que embarcaram 13 para fazer o percurso inverso...
Post post scriptum: Segundo mais relatos nas redes sociais, a viagem do dia 2 de julho transportou 19 passageiros entre Calheta e Angra, sendo que embarcaram 38 para fazer o percurso inverso...
quarta-feira, 20 de junho de 2018
Vinha do Pico também participa no Mundial 2018
Ramenskoie, cidade que recebe o estágio de Portugal no Mundial 2018 de futebol, inaugurou uma exposição com os 15 locais portugueses Património Mundial da UNESCO. Entre eles está, naturalmente, a Paisagem da Cultura da Vinha da ilha do Pico.
Não deixa de ter um significado especial esta "participação" da vinha do Pico no Mundial 2018, o qual se disputa na Rússia: os antigos czares deste país apreciavam muito o vinho licoroso produzido na ilha montanha, tendo estas majestades enviado propositadamente barcos à ilha do Pico para ir buscar o vinho, não só para degustação mas também para receitas médicas.
Haja saúde!
terça-feira, 19 de junho de 2018
Grupo Desportivo da Casa do Povo de Santo António sagra-se campeão nacional de kickboxing
O Grupo Desportivo da Casa do Povo de Santo António (GDCPSA) conquistou, pela terceira vez, o título nacional de kickboxing em cadetes, juvenis e juniores. Depois de ter ganho em 2014 e 2015 e de ter ficado em segundo lugar nos anos seguintes, o GDCPSA recuperou o título em Guimarães, onde decorreu o campeonato nos dias 9 e 10 de junho.
Em cadetes, menos de 30 quilos, Samuel Maciel sagrou-se vice-campeão nacional e João Goulart foi eliminado já nos quartos de final; em juvenis, Tomás Dinis foi campeão nacional em menos de 42 quilos, em menos de 50 quilos Érica Jorge foi campeã nacional e Patrícia Silva vice-campeã, em menos de 60 quilos Érica Tomé conquistou o primeiro lugar do pódio e Ana Barbosa o segundo lugar e, em menos de 69 quilos, Nikita Fernandes foi vice-campeão e Ricardo Rocha conseguiu a terceira posição; já em juniores, menos de 60 quilos, Nádia Raposo trouxe o principal troféu para casa e Érica Pacheco conquistou o segundo lugar, enquanto, em menos de 63 quilos, Pedro Pires sagrou-se vice-campeão nacional.
Recorde-se ainda que, nos últimos seis anos, este clube sediado em São Roque do Pico conquistou os seguintes títulos:
- 4 campeonatos regionais de Point Fighting;
- 3 títulos de Campeão Nacional de Point Fighting;
- 2 títulos de Vice-Campeão Nacional de Point Fighting;
- Dois campeões Europeus e 1 terceiro classificado a nível europeu.
[Fonte: Jornal do Pico | Facebook]
Haja saúde!
segunda-feira, 18 de junho de 2018
Alterações à regulamentação da apanha de espécies marinhas no mar dos Açores
A Portaria n.º 57/2018 (de 30 de maio) veio proceder a uma revisão das regras referentes à apanha de espécies marinhas no mar dos Açores, compilando, ao mesmo tempo, num único documento as regras referentes ao exercício desta atividade.
Neste blog já foi apresentado um post sobre este assunto, no qual é possível encontrar um resumo das regras relacionadas com a apanha de espécies marinhas no mar dos Açores, tendo como referência a apanha lúdica e para consumo humano; esse post foi agora atualizado em conformidade, podendo ser acedido clicando na imagem ou através do link seguinte:
Apanha de espécies marinhas no mar dos Açores
Haja saúde!
domingo, 17 de junho de 2018
Recorde de voos semanais de horário no aeroporto do Pico
Ontem, 16 de junho, terminou aquela que poderia ter sido apenas mais uma semana de 2018, mas que não foi: o Aeroporto da ilha do Pico recebeu os 31 voos previstos de horário, representando este um novo recorde para a infraestrutura aeroportuária da ilha montanha!
Por outras palavras, nunca o aeroporto do Pico teve tantos voos semanais de horário, sendo que esta situação repertir-se-á durante as próximas 11 semanas, ou seja, até final de agosto de 2018. Mais concretamente, estão disponíveis os seguintes voos [cujos detalhes podem ser encontrados no separador "Aviões" deste blog]:
- 11 ligações semanais com a ilha Terceira (um voo por dia, reforçado com um segundo voo às segundas, quartas, sextas e sábados);
- 16 ligações semanais com a ilha de São Miguel (dois voos por dia, reforçados com um terceiro voo às segundas e sextas);
- 4 ligações semanais com Lisboa (voos às segundas, quartas, quintas e sábados).
Este novo recorde deve-se, sobretudo, ao aumento que se tem verificado, ano após ano, nas rotas envolvendo Ponta Delgada e Lisboa. Aliás, esta última rota entre a capital portuguesa e a ilha montanha merece uma nota de destaque: em junho de 2014, a notícia era a supressão da escala na ilha Terceira do único voo semanal (só em julho e agosto havia lugar a um segundo voo semanal); agora, em junho de 2018, celebra-se o quarto voo semanal Lisboa/Pico/Lisboa (às quintas-feiras). Dito de outra forma, a oferta nas ligações entre Lisboa e o Pico, de certa forma, quadruplicou, o que mostra como o crescimento desta rota tem sido constante e sustentável.
Resumindo, os números não enganam: o Pico está na moda!
Haja saúde!
Voos regulares
(clique na origem/destino para mais detalhes)
(clique na origem/destino para mais detalhes)
Chegadas ao Pico
Horário | Dom. | 2.ª | 3.ª | 4.ª | 5.ª | 6.ª | Sáb. |
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08h ― 11h |
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11h ― 13h | PDL | PDL |
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13h ― 15h |
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15h ― 17h |
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17h — 19h |
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Partidas do Pico
Horário | Dom. | 2.ª | 3.ª | 4.ª | 5.ª | 6.ª | Sáb. |
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08h ― 11h |
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15h ― 17h | TER |
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17h — 19h |
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sábado, 16 de junho de 2018
Início do "barco das 9 da manhã" e mais outras ligações na Linha Azul - verão 2018
Com o início da segunda metade de junho, a Linha Azul da Atlânticoline sofre um reajustamento, passando a ilha do Pico a dispor de mais duas ligações marítimas nesta rota.
Mais concretamente, passa a existir o "barco das 9 da manhã" entre as ilhas do Pico e do Faial, bem como novas viagens às 13h e às 15h (sendo que estas últimas substituem a viagem das 14h). Esta situação manter-se-á até meados de setembro.
Recorde-se que no separador "Barcos" deste blog é possível encontrar os horários dos navios de passageiros que servem a ilha do Pico de forma regular, bem como os horários dos navios de mercadorias que escalam o principal porto comercial da ilha montanha.
Haja saúde!
Rotas de passageiros:
Rotas de mercadorias:
- Açores Expresso - ligações com o Continente
- Transportes Marítimos Graciosenses - ligações com a Terceira
- Abastecimento de combustíveis líquidos
Seguimento, em tempo real, dos navios em redor da ilha do Pico.
quinta-feira, 14 de junho de 2018
Marisco do Pico chega a Hong Kong
Num mundo globalizado, a procura por produtos de excelência não tem fronteiras e se o melhor está do outro lado do mundo, então é de lá que tem de vir! É com base nesta premissa que logísticas verdadeiramente espetaculares são montadas, de forma a que a qualidade do produto original chegue ao consumidor final.
Vem isto a propósito da mais recente exportação com origem na ilha montanha: a Pico Crab Company começou enviar para Hong Kong os seus produtos, numa logística proporcionada pela SATA Cargo e pela Emirates SkyCargo.
Apesar de envolver uma distância de 12.200 km, esta operação mostra como quando um produto tem qualidade mundial, é possível partir de uma pequena ilha no meio do Atlântico e chegar até ao mercado de uma das cidades mais importantes no contexto internacional!
Vale a pena recordar que esta exportação não é um caso isolado na história da ilha montanha: se no passado o vinho do Pico chegou à mesa dos Czares da Rússia, mais recentemente a carne do Pico chegou a Marrocos.
Além disso, outros produtos como o mel e o queijo do Pico já mereceram várias distinções, o que permite afirmar que a qualidade dos produtos da ilha montanha é de excelência a nível mundial, e isso merece ser reconhecido!
Haja saúde!
terça-feira, 12 de junho de 2018
Orçamento Participativo Municipal de São Roque do Pico 2018
O Orçamento Participativo Municipal (OPM) é uma iniciativa da Câmara Municipal de São Roque do Pico que pretende aprofundar a ligação da autarquia com os seus munícipes, visando o envolvimento de todo o concelho, através da participação dos cidadãos nas políticas governativas locais, fomentando uma cidadania ativa e participativa.
O OPM é a oportunidade de cada cidadão fazer a diferença e de decidir sobre os investimentos públicos a aplicar nas diversas áreas do concelho, permitindo aos munícipes decidir como investir os 15.000 € disponíveis, quer através da apresentação de propostas de investimento, quer na escolha, através do voto, das propostas a implementar.
Inspirado nos princípios da democracia participativa, com OPM pretende-se reforçar a qualidade da democracia, envolver os cidadãos nos processos de decisão da vida municipal, promovendo uma participação informada e consciente e permitir a transparência no exercício publico do poder local. Para mais informações pode consultar o regulamento.
PARTICIPAR (+ Info)
- O processo do OPM é aberto à participação de todos os cidadãos, com mais de 18 anos, que sejam recenseados no Município de São Roque do Pico;
- Só poderão participar pessoas em nome individual. Isto significa que não serão aceites participantes em representação de organizações ou de outras entidades coletivas;
- A participação pode ser efetuada em dois períodos distintos, na fase de Recolha de Propostas, através do envio de propostas e na fase de Votação através do voto;
- Na fase de Recolha de Propostas cada munícipe pode apresentar uma única proposta;
- Na fase de Votação cada munícipe tem direito a um voto;
- Será utilizada uma diversidade de instrumentos de participação, através da participação online bem como participação presenciais como as Assembleias Participativas, de modo a assegurar a comunicação com diferentes grupos socioeconómicos e faixas etárias, assim como para assegurar a representatividade geográfica dos cidadãos.
Apresentação de propostas:
Formulário online ou em assembleias participativas:
- Freguesia de São Roque - 18 de junho às 21 horas, na sede da junta de freguesia;
- Freguesia da Prainha - 20 de junho às 21 horas, na sede da junta de freguesia;
- Freguesia de Santo Amaro - 22 de junho às 21 horas, na sede da junta de freguesia;
- Freguesia de Santa Lúzia - 25 de junho às 21 horas, na sede da junta de freguesia;
- Freguesia de Santo António - 27 de junho às 21 horas, na sede da junta de freguesia.
Haja saúde!
Post scriptum: Votações para o Orçamento Participativo Municipal de São Roque do Pico 2018 | Vencedores do Orçamento Participativo Municipal de São Roque do Pico 2018
segunda-feira, 11 de junho de 2018
Torneio de Futebol Salão dos Bombeiros 2018
Hoje, dia 11 de junho de 2018, tem início mais uma edição do Torneio de Futebol Salão que se disputa no campo polidesportivo dos Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico.
Até 13 de julho, às segundas, quartas e sextas-feiras, começando pelas 21h00, 5 equipas masculinas e 2 femininas irão participar numa competição que, pelo seu historial e tradição, já marcou várias gerações e faz parte integrante das noites de verão do Cais do Pico, em particular, e da ilha montanha, em geral.
Haja saúde!
Post scriptum: Adicionado pequeno vídeo do primeiro dia desta competição.
sábado, 9 de junho de 2018
Anthony Bourdain @ Pico (No Reservations — Azores)
Anthony Bourdain foi um chef, escritor e apresentador de televisão americano, o qual se tornou numa celebridade mundial, sobretudo devido ao seu programa televisivo de aventuras culturais e culinárias "No Reservations".
Recentemente falecido, e de forma inesperada aos 61 anos, Anthony Bourdain tinha a particularidade de conseguir promover muitos locais desconhecidos através das respetivas comidas, ou seja, pequenos recantos com deliciosos sabores ganhavam, de um momento para o outro, a atenção de milhões de pessoas.
Felizmente, nas inúmeras viagens (mesmo muitas!) que Anthony Bourdain fez pelo mundo, o Pico acabou por ser uma das suas paragens, mais concretamente em 2009, durante um périplo que fez por algumas ilhas açorianas.
Assim, em anexo, é possível recordar a visita que Anthony Bourdain fez à ilha montanha, em particular, e aos Açores, em geral.
Haja saúde!
quinta-feira, 7 de junho de 2018
Sentir o Pico 2018
Aqui fica o cartaz da edição de 2018 do "Sentir o Pico", um evento que celebra as tradições picoenses e que decorre de 8 a 10 de junho, no Lajido (Santa Luzia), zona classificada património da humanidade pela UNESCO, na capital de Turismo Rural, São Roque do Pico.
Haja saúde!
terça-feira, 5 de junho de 2018
Escala de navios de mercadorias no Porto do Cais do Pico — junho 2018
A Transinsular publicou no seu site a escala para o mês de junho de 2018 dos navios de carga que efetuam a ligação Continente - Açores (clique na tabela seguinte para conhecer esta escala).
Os navios e as datas em que os mesmos vão visitar o Porto do Cais do Pico, na vila de São Roque do Pico, encontram-se indicados na tabela seguinte (clicando no nome do navio abre uma nova janela com a localização atual do mesmo).
Dia | Navio |
---|---|
07 de junho (quinta-feira) | Furnas |
13 de junho (quarta-feira) | Insular |
21 de junho (quinta-feira) | Laura S |
26 de junho (terça-feira) | Berta |
Previsão de entradas e saídas de navios - Porto do Cais do Pico: Todas estas informações encontram-se igualmente disponíveis no separador "Barcos" deste blog.
Haja saúde!
segunda-feira, 4 de junho de 2018
Triângulo Magazine — maio 2018
Apresenta-se, em anexo, a edição online, de maio de 2018, da revista açoriana Triângulo Magazine.
Haja saúde!
Haja saúde!
domingo, 3 de junho de 2018
No Pico da luta
Apresenta-se, em anexo, uma reportagem da SIC sobre o impacto do encerramento de uma das duas fábricas da Cofaco, grupo produtor da marca Bom Petisco.
A Reportagem Especial "No Pico da luta" acompanha alguns dos 162 trabalhadores que vivem na ilha do Pico e que, de um momento para o outro, se vêem sem trabalho e com um subsídio de desemprego abaixo do salário mínimo e, nalguns casos, por apenas seis meses.
Informações adicionais sobre o impacto do encerramento da Cofaco na ilha do Pico podem ser encontradas em:
http://www.caisdopico.pt/2018/01/impacto-do-encerramento-da-cofaco-na.html
Haja saúde!
sábado, 2 de junho de 2018
Horários dos aviões na ilha do Pico — época alta 2018
Com o aproximar do verão, a ilha do Pico é contemplada com mais ligações aéreas, sobretudo interilhas. Mais concretamente, o aeroporto da ilha montanha passa agora a ter (até 30 de setembro de 2018):
- 11 ligações semanais com a ilha Terceira (um voo por dia, reforçado com um segundo voo às segundas, quartas, sextas e sábados);
- 16 ligações semanais com a ilha de São Miguel (dois voos por dia, reforçados com um terceiro voo às segundas e sextas);
- 4 ligações semanais com Lisboa (voos às segundas, quartas, quintas e sábados — nota: o voo das quintas-feiras opera de 14 de junho a 30 de agosto).
Todos horários dos aviões que servem a ilha do Pico de forma regular encontram-se disponíveis no separador "Aviões" deste blog.
Haja saúde!
Voos regulares
(clique na origem/destino para mais detalhes)
(clique na origem/destino para mais detalhes)
Chegadas ao Pico
Horário | Dom. | 2.ª | 3.ª | 4.ª | 5.ª | 6.ª | Sáb. |
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08h ― 11h |
TER |
PDL
LIS TER |
PDL
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PDL
TER |
LIS
PDL |
PDL
TER |
PDL
LIS |
11h ― 13h | PDL | PDL |
TER
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TER
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PDL |
TER
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13h ― 15h |
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PDL | |||||
15h ― 17h |
PDL |
TER |
TER
LIS |
TER | |||
17h — 19h |
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PDL |
PDL
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PDL |
PDL
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PDL |
TER
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Partidas do Pico
Horário | Dom. | 2.ª | 3.ª | 4.ª | 5.ª | 6.ª | Sáb. |
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08h ― 11h |
TER |
PDL
LIS |
PDL
|
PDL
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PDL
LIS |
PDL
|
PDL
LIS |
11h ― 13h | PDL |
TER
PDL |
TER |
TER
|
TER |
TER
PDL |
TER |
13h ― 15h |
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PDL |
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15h ― 17h | TER |
TER |
TER |
||||
17h — 19h |
PDL
|
PDL |
PDL |
LIS
PDL |
PDL |
PDL |
TER |