De 12 a 16 de setembro de 2018, a ilha do Pico recebe a terceira edição do "Cordas", festival dedicado aos instrumentos de corda a nível mundial.
A abertura do festival dá as boas vindas ao regresso de Beselch Rodriguez e Marco del Castillo, que participaram na primeira edição do festival. Desta vez, os músicos das Canárias vêm acompanhados por Germán López que vem reforçar a presença do Timple, o instrumento típico originário do arquipélago espanhol. Maija Kauhanen estreia em Portugal apresentando um típico e antigo instrumento de cordas do folclore finlandês, o Kantele, para o concerto de sábado à noite. Maija foi um dos sucessos musicais do Womex 2017, a maior feira de músicas do mundo.
O encerramento desta terceira edição é dedicado aos músicos dos Açores, que desde já estão todos convidados para o convívio, domingo à tarde, na MiratecArts Galeria Costa. O concerto final será no Auditório da Madalena e abraça as Violas dos Açores, um programa da Associação de Juventude Violas da Terra, liderado pelo mestre Rafael Carvalho. A viola de arame dos Açores, Viola da Terra, continua a ser o destaque e razão da criação deste festival que já ocupa lugar nas listas de festivais de músicas do mundo.
Com eventos marcados em localidades como o "Santuário dos Dragoeiros", no Museu do Vinho, e ainda apresentações no "centro da terra" na Gruta das Torres, o Festival Cordas recebeu nomeações para Melhor Pequeno Festival, Melhor Programação e ainda Melhor Promoção Turística nos Prémios Ibéricos 2018, depois de ter conseguido ficar na lista dos TOP10 Melhores Novos Festivais na edição anterior.
Aqui fica o programa do "Cordas 2018", sendo que mais informações podem ser obtidas através do seguinte link: www.festivalcordas.com
Haja saúde!
Quarta, 12 set:
- 18h00 Abertura da Exposição de Andreia Sousa (São Miguel) - Atlântico Teahouse
- 21h00 Half Step Down (Pico) - Auditório da Madalena (entrada/lobby)
- 21h00 Pintura ao Vivo por artista em residência, Andreia Sousa - Auditório da Madalena (entrada/lobby)
- 21h30 Timples: Gérman López, Beselch Rodríguez e Marco del Castillo (Canárias) - Auditório da Madalena
Quinta, 13 set:
- 10h00 Cordas nas Escolas
- 12h30 Rabeca, Carolina Umbelino (Brasil) - Museu do Vinho
- 18h00 Resonator Guitar, Pieter Adriaans (Holanda) - Gruta das Torres
- 21h30 Guitarra Clássica, Rogério Cardoso Pires (Lisboa) - Museu dos Baleeiros, Lajes do Pico
Sexta, 14 set:
- 10h00 Cordas na ECCN
- 12h30 Guitarras, João da Ilha (Terceira) - Museu do Vinho
- 18h00 Gretsch eletromatic, Bruno da Rosa (Pico) - Gruta das Torres
- 19h30 Conversa de Artistas - Cella Bar
Sábado, 15 set:
- 11h30 Improv com vários artistas - Lagoa do Capitão
- 14h00 Talk: Experiência Pico & Cordas - Caffé Cinq
- 18h00 9 ilhas 2 corações: CD, exposição e conversa com Rafael Carvalho (São Miguel) - Galeria A Brasa (ao lado do Hotel Caravelas)
- 21h30 Kantele, Maija Kauhanen (Finlândia) - Auditório da Madalena
Domingo, 16 set:
- 14h00 PICOWINES na MiratecArts Galeria Costa, Candelária
- 15h00 Solos, duos, grupos em concertos acústicos e ao ar-livre incluindo músicos já confirmados da: Casa da Música da Candelária, Grupo de Tocadores da Viola da Terra de São Jorge, Trio da Associação dos Músicos da Ilha Branca e Associação de Juventude Viola da Terra; para participar, é só aparecer com teu instrumento de cordas e te juntares na hora das desgarradas e chamarritas - MiratecArts Galeria Costa, Candelária
- 19h00 Dialogo sobre o Dia da Viola da Terra - Atlântico Teahouse
- 21h30 Violas dos Açores: Bruno Bettencourt (Terceira), José João Mendonça (Graciosa), Manuel "Canarinho" (Pico), Rafael Carvalho (São Miguel), Renato Bettencourt (São Jorge) - Auditório da Madalena