Blog sobre um pouco de tudo relacionado com a ilha montanha, sendo dado destaque à zona do Cais do Pico, à vila e ao concelho de São Roque do Pico
sábado, 3 de novembro de 2018
Governo Regional avança com classificação da lancha "Espalamaca"
O Governo dos Açores determinou a abertura dos procedimentos de classificação como bem móvel de interesse público da lancha de passageiros "Espalamaca", matrícula H-177-TL, de acordo com o aviso publicado em Jornal Oficial [no dia 2 de novembro de 2018].
Com este aviso, assinado pelo Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, torna-se público que se encontra afixado o edital nas câmaras municipais de S. Roque, das Lajes e da Madalena, na ilha do Pico, e da Horta, no Faial, assim como na Junta de Freguesia de Santo Amaro, no concelho de S. Roque do Pico, de forma a notificar os interessados.
Os interessados podem pronunciar-se, por escrito, no prazo de 30 dias, sobre os procedimentos de classificação agora em curso, podendo carrear para a instrução do procedimento todos os factos e elementos suscetíveis de conduzir a uma justa e rápida decisão.
[Fonte: GaCS]
Recorde-se que a "Espalamaca" encontra-se a ser restaurada nos estaleiros navais de Santo Amaro, ilha do Pico [link para fotos] — vale a pena relembrar que, durante muitos anos, grande parte das ligações marítimas entre as três ilhas do "Triângulo" (Pico, Faial e São Jorge) foram efetuadas pela "Espalamaca", uma embarcação construída em madeira, com 17 metros de comprimento e quatro de largura, e que tinha capacidade para transportar cerca de uma centena de passageiros (com bom tempo), com uma tripulação de apenas quatro homens.
Haja saúde!
Post scriptum: Ainda não há financiamento para concluir processo de recuperação da Espalamaca
Local:
Cais do Pico, Portugal
Etiquetas:
Barcos,
Entidades,
Património,
Planos futuros,
Regras,
Turismo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.
Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!