Os vinhos açorianos são hoje um produto escasso, procurado e quase sempre esgotados e o seu reconhecimento é uma constante por especialistas nacionais e internacionais. Por esta razão, ter a certeza de que uma qualquer garrafa contém vinho produzido nos Açores é também ter a garantida de que se está perante um produto de elevada qualidade a nível mundial.
No arquipélago açoriano existem várias regiões demarcadas, nomeadamente três Denominações de Origem (DO) e uma Indicação Geográfica (IG) [clique nas mesmas para mais informações]:
- DO - Pico — várias áreas de altitude igual, ou inferior, a 150 m, na ilha montanha, nomeadamente nas freguesias da Candelária, Criação Velha, Bandeiras, Santa Luzia, parte da Prainha (Baía de Canas) e partes da Piedade (Engrade e Manhenha);
- DO - Graciosa — áreas de altitude igual, ou inferior, a 150 m, na ilha Graciosa;
- DO - Biscoitos — áreas de altitude igual, ou inferior, a 100 m, na freguesia dos Biscoitos da ilha Terceira;
- IG - Açores — abrange as 9 ilhas que compõem a Região Autónoma dos Açores.
Todos os vinhos genuínos açorianos têm associado um selo emitido pela Comissão Vitivinícola Regional dos Açores (CVR Açores), a qual certifica que o vinho engarrafado é autêntico e que provém de uma determinada região demarcada açoriana.
Assim, se quer beber vinho dos Açores e ter a certeza disso, basta procurar por um selo da CVR Açores na respetiva garrafa.
Haja saúde!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.
Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!