Depois da "Júlia", o arquipélago açoriano volta a ser afetado pelo mau tempo num espaço de poucos dias. Mais concretamente, a depressão "Kyllian" vai passar ao largo dos Açores neste fim de semana (23 e 24 de fevereiro de 2019), afetando com maior intensidade o grupo Ocidental (Flores e Corvo), mas também o grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e o grupo Oriental (Santa Maria e São Miguel).
A passagem da "Kyllian" levou a proteção civil açoriana a emitir vários alertas, incluindo para a zona onde se insere a ilha do Pico, devido à previsão de ventos fortes, precipitação elevada e altura significativa de ondas. Mais precisamente, são esperados ventos que podem ultrapassar os 130 km/h e ondas que poderão chegar aos 20 metros.
Por esta razão, aconselha-se a população em geral a afastar-se das zonas costeiras, bem como a tomada das necessárias medidas gerais de precaução relativamente à precipitação e ventos fortes. Além disso, as ligações aéreas poderão ser afetadas, bem como a Atlânticoline poderá cancelar algumas viagens marítimas de transporte de passageiros previstas para estes dias [link para comunicados].
Para quem quiser seguir estes fenómenos meteorológicos, sugere-se que se observem as webcams disponíveis no site SPOTAZORES [www.spotazores.com], onde é possível observar em direto vários pontos de todas as ilhas do arquipélago [em anexo apresentam-se as imagens relativas à ilha do Pico]. Adicionalmente, as previsões dos efeitos do movimento da depressão "Kyllian" podem ser encontradas em vários sites, tais como o Windyty [www.windyty.com — animação da previsão da precipitação e do vento em anexo], o Dark Sky Maps [maps.darksky.net — previsão da precipitação em anexo] ou o IPMA [www.ipma.pt — exemplo de imagem satélite em anexo].
Haja saúde!
Post scriptum: Ribeiras e piscinas temporárias, eis as marcas deixadas por "Kyllian" no Pico
São Roque do Pico
Lajes do Pico
Madalena
Fonte: IPMA |
Sem comentários:
Enviar um comentário
Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.
Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!