No arquipélago dos Açores, a fauna de lapas sempre foi uma constante na alimentação da população e atualmente uma oferta diferenciada da gastronomia açoriana — sejam grelhadas ou mesmo cruas, as lapas são uma iguaria com elevado valor económico, sendo muito importante a sua preservação.
Preocupados com a sobrevivência desta espécie, os apanhadores de lapas da ilha do Pico querem uma maior proteção para salvaguardar os stocks. Mais concretamente, estes profissionais propõem alargar o período de defeso até ao final de maio [áudio da notícia da Antena 1 Açores em anexo].
Recorde-se que a atual legislação impõe que as lapas só possam ser apanhadas entre 1 de maio e 30 de setembro — informação mais detalhada disponível nos seguintes links:
- Apanha de espécies marinhas no mar dos Açores
- Tamanhos mínimos e períodos de defeso na pesca no mar dos Açores
Não deixa de ser notável esta sugestão dos apanhadores de lapas do Pico: medidas mais restritivas são pedidas por aqueles que, a curto prazo, seriam dos principais prejudicados pelas mesmas; contudo, a médio/longo prazo, todos sairiam a ganhar.
Assim, esta proposta dos apanhadores de lapas do Pico constitui um excelente exemplo de preocupação com o futuro, a qual merece ser enaltecida e valorizada.
Haja saúde!
[Post scriptum: Governo Regional seguiu a sugestão dos apanhadores de lapas do Pico e aumentou o período de defesa da espécie]
(Reportagem Antena 1 Açores)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.
Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!