A associação espeleológica “Os Montanheiros” esteve em missão na Graciosa, no Pico e no Faial no passado mês de fevereiro, onde visitaram 12 novas grutas e tendo explorado, ao todo, 27 cavidades vulcânicas.
No caso da ilha montanha, falhado o objetivo principal da expedição Espeleo 2019 — a exploração de grutas na zona conhecida por Torrinhas, devido às condições climatéricas — não estranhou, de acordo com “Os Montanheiros”, a descoberta de novas formações.
“O património espeleológico desta ilha tem tanto para oferecer que não foi surpresa termos encontra- do seis novas grutas para explorar, com tempo ainda para visitar outras já conhecidas. De realçar o caso da Gruta das Anchovas I, na freguesia da Candelária, da qual já medimos um comprimento superior a 200 metros”, avançou esta associação espeleológica.
De salientar que nos Açores cerca de duas centenas de cavidades vulcânicas conhecidas, sendo que mais de metade são da ilha do Pico.
[Fonte: Diário Insular (20 de março de 2019). | Fotos 1 | Fotos 2 | Fotos 3]
Haja saúde!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.
Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!