O Porto do Cais do Pico, localizado na vila de São Roque do Pico, tem registado nos últimos dias uma situação curiosa: mal sai um navio de passageiros, entra logo outro!
Concretizando com um exemplo, e tal como comprova a imagem em anexo (datada de 11 de agosto de 2019), quando o ferry 'Mega Jet' (afeto à Linha Amarela da Atlânticoline) estava a sair do principal porto comercial da ilha montanha, o ferry 'Gilberto Mariano' (em serviço na Linha Verde) já se preparava para atracar (tudo isto sob a "supervisão" do barco dos pilotos 'Álvaro de Ornelas'). Esta não tem sido uma situação esporádica, mas sim recorrente; aliás, acontecimentos idênticos já foram diversas vezes relatados em anos anteriores.
Alguns poderiam pensar que esta situação é apenas fruto do acaso; no entanto, a verdade é que estão reunidas várias circunstâncias para que o entra e sai no Porto do Cais do Pico seja recorrente, pois sabiam que:
- O terceiro maior movimento marítimo nos Açores de mercadoria contentorizada e de carga geral, após Ponta Delgada e Praia da Vitória, tem lugar em São Roque do Pico?
- Existe um maior movimento de passageiros interilhas no Porto do Cais do Pico do que, por exemplo, em Ponta Delgada ou mesmo na soma dos portos da Praia da Vitória e de Angra do Heroísmo?
- Considerando apenas a Linha Amarela da Atlânticoline, o Porto do Cais do Pico é aquele que movimenta mais passageiros no Triângulo, seguindo-se Velas e só depois a Horta?
Contudo, existe uma outra curiosidade digna de registo: dos sete portos açorianos mais movimentados em termos de passageiros totais (a saber: Madalena, Velas, Horta, Praia da Vitória, Ponta Delgada e Vila do Porto, para além do Cais do Pico), a infraestrutura localizada em São Roque do Pico é a única que não permite uma operação em simultâneo de navios de carga e navios de passageiros!
Por tudo isto, fica mais do que justificado o investimento há muito prometido e que (finalmente) se avizinha: um novo Terminal de Passageiros em São Roque do Pico, incluindo a ampliação do porto comercial, de modo a possibilitar a operação em simultâneo da atividade de carga e de passageiros, bem como dotar o espaço de melhores condições para estes últimos, para além de (esperemos) reduzir o número de cancelamentos dos navios da Atlânticoline (sendo que muitos deles ocorreram em circunstâncias difíceis de compreender para os passageiros).
Até lá, resta-nos continuar, no Porto do Cais do Pico, a... ficar a ver navios!
Haja saúde!
Post scriptum: Este artigo foi igualmente publicado na edição n.º 41.946 do 'Diário dos Açores', de 14 de agosto de 2019, bem como na edição n.º 798 do 'Jornal do Pico', de 23 de agosto de 2019.
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