No início desta época natalícia foi oferecida uma calculadora à SATA, nomeadamente uma que mostrava como havia necessidade de reforçar os voos entre Lisboa e a ilha do Pico na época alta. O dia de Natal de 2019 lá passou e foi com alguma surpresa, mas também com muita felicidade, que a SATA decidiu retribuir a prenda que tinha recebido.
Mais concretamente, a oferta de Natal da SATA chegou através da internet, nomeadamente via sistema de reserva de voos, onde é possível adquirir uma viagem direta entre a capital portuguesa e a ilha montanha para todos os domingos de junho a setembro de 2020. Por outras palavras, e fazendo notar que manter-se-ão os voos diretos Lisboa/Pico/Lisboa de 2.ª, 4.ª, 5.ª-feira e sábado, estamos perante um aumento efetivo de mais uma frequência semanal entre Lisboa e o Pico durante o verão de 2020!
Esta é, sem dúvida, uma verdadeira oferta de Natal da SATA, bem como representa um justo reconhecimento do crescimento sustentado que a rota Lisboa/Pico/Lisboa tem registado. Aliás, vale a pena recordar o historial da ligação aérea entre Lisboa e o Pico:
- 2005 (20 de abril) — a TAP efetua o primeiro voo entre a capital portuguesa e a ilha montanha, inaugurando assim a rota Lisboa/Pico/Terceira/Lisboa, contando a mesma com uma ligação semanal.
- 2007 — a rota Lisboa/Pico/Terceira/Lisboa passa a ter duas frequências semanais nos meses de julho e agosto.
- 2013 — a ligação entre Lisboa e o Pico passa a ser direta em ambos os sentidos (sem escala na ilha Terceira) de junho a setembro (situação igualmente aplicável à segunda frequência semanal, existente durante os meses de julho e agosto).
- 2015 (30 de abril) — a SATA substitui a TAP nas ligações aéreas entre a capital portuguesa e a ilha montanha, efetuando nesta data o seu primeiro voo da rota Lisboa/Pico/Terceira/Lisboa, a qual passa a contar com duas frequência semanais (mínimo) durante todo o ano.
- 2015 — as ligações entre Lisboa e o Pico passam a ser diretas em ambos os sentidos (sem escala na ilha Terceira) em julho e agosto, sendo que algumas semanas destes meses são contempladas com três frequências semanais.
- 2016 — a rota Lisboa/Pico/Lisboa passa a contar, de maio a setembro, com três ligações semanais, sendo que todas elas são diretas em ambos os sentidos.
- 2017 — a maioria dos voos entre Lisboa e o Pico efetuados durante o inverno passam a ser diretos em ambos os sentidos, bem como passa a existir três frequências semanais de abril a outubro.
- 2018 — todos os voos Lisboa/Pico/Lisboa passam a ser diretos em ambos os sentidos, além da realização de quatro rotações semanais nos meses de junho, julho e agosto.
- 2019 — a quarta rotação semanal do verão é alargada ao mês de setembro.
- 2020 — está prevista a introdução de uma quinta rotação semanal durante o verão, resultando em duas frequências semanais durante o inverno, três ligações por semana em abril, maio e outubro, e cinco rotações semanais nos meses de junho, julho, agosto e setembro.
Resumindo, os números não enganam: o Pico está na moda!
Haja saúde!
Post scriptum: Este artigo foi igualmente publicado na edição n.º 42.061 do 'Diário dos Açores', de 29 de dezembro de 2019.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.
Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!