Manda a tradição que na época natalícia existam várias trocas de prendas, sendo por isso a altura ideal para dar uma oferta à SATA. No entanto, primeiro há que tentar encontrar uma prenda que tenha utilidade para a companhia aérea regional, sobretudo para a futura administração que toma posse em breve. Assim, procure-se no rol de ações da SATA algo que dê alguma ideia...
Recuando ao início de 2019, a subsidiária Azores Airlines anunciou que a operação Lisboa/Pico/Lisboa seria reforçada durante o Verão IATA 2019. Mais concretamente, foram avançados os seguintes dados:
- Entre abril e outubro seriam realizados mais 12 voos nesta rota do que em 2018;
- No mês de setembro seria disponibilizada mais uma frequência semanal, passando-se de 3 para 4;
- A capacidade oferecida seria aumentada em 7,4% (mais 1.980 lugares);
- Todo este reforço foi baseado numa perspetiva de crescimento da procura nesta rota estimada em 5%.
Contudo, e como os números não enganam, nada como verificar verdadeiramente o que aconteceu na rota Lisboa/Pico/Lisboa considerando o Verão IATA 2019. Recordando que um Verão IATA começa no último domingo de março e termina no último sábado de outubro, ou seja, grosso modo, corresponde ao período de tempo entre abril e outubro, os dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) relativos a estes sete meses de 2019 revelam o seguinte:
- No Verão IATA 2019 foram transportados 29.650 passageiros nesta rota, mais 2.480 do que na estação homóloga anterior, o que deu origem a um crescimento da procura na ordem dos 9,1%.
Assim, e cumprindo com a tradição natalícia, é chegada a hora de oferecer algo que a SATA bem precisa: uma calculadora, nomeadamente uma que indique claramente como a procura pela ilha do Pico é na realidade, ou seja, muito maior do que se julga!
Por fim, e já que estamos a trocar prendas de Natal, a SATA pode sempre retribuir a oferta que lhe foi feita; caso seja preciso uma sugestão, nada como mencionar o que obviamente falta: mais voos entre Lisboa e o Pico na época alta!
Haja saúde!
Post scriptum: Este artigo foi igualmente publicado na edição n.º 42.056 do 'Diário dos Açores', de 21 de dezembro de 2019.
Post post scriptum: A SATA acabou mesmo retribuindo a prenda de Natal, nomeadamente aumentando a oferta para cinco ligações semanais entre Lisboa e o Pico no verão de 2020.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.
Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!