Blog sobre um pouco de tudo relacionado com a ilha montanha, sendo dado destaque à zona do Cais do Pico, à vila e ao concelho de São Roque do Pico
▼
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020
Agenda Cultural de São Roque do Pico — março 2020
A lista das mais diversas atividades que acontecem em São Roque do Pico, no mês de março de 2020, encontra-se disponível na Agenda Cultural de São Roque do Pico, a qual se apresenta em anexo.
Haja saúde!
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020
Vista aérea da Formosinha
Apresenta-se, em anexo, um vídeo da autoria de António Faria, o qual mostra imagens aéreas do lugar da Formosinha, pertencente à vila da Madalena.
Haja saúde!
domingo, 23 de fevereiro de 2020
Orcas ao largo do Pico
As águas que circundam a ilha montanha, mais propriamente aquelas junto a Santo Amaro, freguesia do concelho nortenho de São Roque do Pico, foram nos últimos dias o ponto de passagem para um conjunto de orcas.
Graças à sua fotogenia, e ao fotógrafo Mauro, ficaram registadas magníficas imagens [em anexo] para a posteridade.
Haja saúde!
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020
Vila Galé com interesse no Pico
O grupo hoteleiro Vila Galé vai chegar aos Açores, mais concretamente a São Miguel, onde espera poder arrancar com as obras de renovação do edifício da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, no Campo de São Francisco, para adaptação a hotel, no segundo semestre deste ano de 2020.
No entanto, o presidente deste grupo avançou que o investimento nas ilhas açorianas pode não ficar por aqui, deixando claro que a ilha com mais probabilidades de ter um Resort Vila Galé é o Pico.
Assim, não só fica comprovado, mais uma vez, o potencial turístico da ilha montanha, mas também aquilo que todos os picarotos já sabem: o Pico está na moda!
Haja saúde!
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020
Mar causa danos na antiga pesqueira de São Roque do Pico
A força do mar dos últimos dias acabou provocando estragos na antiga pesqueira da vila de São Roque do Pico, situada junto ao "Cais Velho" e sob o olhar da estátua do rei D. Dinis.
Esta já não é a primeira vez que esta antiga infraestrutra do Cais do Pico é afetada pela fúria do mar, sendo no entanto mais comum a formação de uma piscina temporária no seu interior aquando dos dias em que existe forte ondulação do quadrante norte.
Haja saúde!
sábado, 15 de fevereiro de 2020
Açorianos no Mundo
Açorianos no Mundo é uma plataforma online, que vai permitir a todos os açorianos por nascimento, ascendência, afinidade (casamento/união de facto), que tenham residido nos Açores por um período mínimo de cinco anos, e que se encontram a residir fora da Região Autónoma dos Açores, uma maior proximidade com o arquipélago e, consequentemente, uma efetiva participação no futuro dos Açores, através da adesão ao processo eleitoral para a escolha dos representantes das suas comunidades, que, posteriormente, integrarão o Conselho da Diáspora Açoriana (CDA).
Para saber mais sobre esta plataforma e efetuar o registo, basta aceder ao seguinte site:
Haja saúde!
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020
Pico, uma paisagem colossal escrita na lava
Há muitas regiões vinhateiras de grande beleza no mundo, mas poucas são tão arrebatadoras como a paisagem da cultura da vinha da ilha do Pico. A gigantesca malha de currais de pedra que foi necessário erguer para proteger as vinhas do rocio do mar e a riqueza do património associado à cultura da vinha possuem um carácter único e universal, que a UNESCO reconheceu em 2004. Dezasseis anos depois, o Pico vinhateiro parece ter renascido.É este o mote para uma reportagem publicada no suplemento 'Fugas' do jornal 'Público' sobre a epopeia que foi e é produzir vinho na ilha montanha, um "vinho histórico e heróico que é literalmente roubado à lava".
Haja saúde!
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020
Croché do Pico incorpora peça de Joana Vasconcelos numa inauguração de museu em Boston
Na sua primeira exposição individual em solo norte-americano, Joana Vasconcelos foi convidada a criar uma peça para a inauguração, a 22 de fevereiro, do MassArt Art Museum (MAAM), em Boston, nos Estados Unidos.
O resultado é "Valquíria Mumbet", uma monumental instalação têxtil, medindo cerca de 377 m², com um peso estimado em 1.350 kg, distribuído por 70 pontos de fixação, que recorre a capulanas (panos africanos) para homenagear uma figura local, a afro-americana Elizabeth Freeman, mulher nascida escrava que se notabilizou na defesa dos direitos humanos, contribuindo para a abolição da escravatura no seu estado e no seu país.
Para além de palmeiras, embondeiros, folhas e frutos, esta peça da artista portuguesa incorpora também uma componente do artesanato português: as rendas da ilha do Pico, fios de croché que servem igualmente para ligar os Açores à comunidade de descendência do arquipélago radicada na região da Nova Inglaterra.
Recorde-se, ainda, que esta não é a primeira vez que as rendas da ilha montanha chegam além-fronteiras pela mão de Joana Vasconcelos, como foi exemplo uma exposição no Palácio de Versalhes, em França.
Haja saúde!
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020
Concurso Internacional de Fotografia - Montanhas Submarinas e Montanhas no Oceano
[Vencedores deste concurso]
A MiratecArts apresenta mais um Concurso Internacional de Fotografia, desta feita sob o tema MONTANHAS SUBMARINAS & MONTANHAS NO OCEANO, sendo que qualquer fotógrafo do mundo pode participar.
O trabalho dos finalistas vai fazer parte de uma exposição na ilha montanha do Pico, Açores, durante o Montanha Pico Festival em janeiro. Os vencedores vão receber uma futura exposição a solo (se pretenderem) de retrospetiva dos seus trabalhos e um convite a participarem com a MiratecArts nos seus programas.
As condições de participação são:
- A participação está aberta a qualquer pessoa com 18 ou mais anos de idade.
- Os trabalhos devem ser entregues até ao dia 30 de setembro de 2020, através do e-mail montanhapicofestival@gmail.com (a plataforma WeTransfer pode também ser utilizada para a transferência das fotografias) — a ficha de inscrição oficial deve acompanhar a submissão.
- As fotografias apresentadas, num número máximo de três por participante, poderão ser a cores, a preto e branco (P&B) ou sépia. Deverão também as mesmas ser originais não manipuladas, exceto para transformação de cor para P&B ou sépia, ajustes de contraste, luminosidade e reenquadramento. Não são admitidas a concurso fotografias resultantes de montagem ou manipulação de mais de uma imagem e/ou fotografia.
- Os trabalhos deverão ser apresentados em formato digital JPG ou JPEG, com dimensão de pelo menos 2.000 pixéis na maior dimensão.
- As fotografias deverão ser acompanhadas de uma memória descritiva até ao máximo de 1.200 caracteres (sem espaços), de acordo com o tema do concurso.
A memória descritiva e a mensagem de inscrição no concurso deverá incluir:
- O título de cada fotografia;
- A identificação do local onde foi obtida cada imagem;
- Nome e contacto do fotógrafo.
As fotografias dos finalistas serão impressas apenas para exposição e não serão objeto de venda. As fotografias vencedores serão também utilizadas para promoção do Montanha Pico Festival, sempre com crédito para os respetivos autores.
Mais informações podem ser encontradas em: www.picofestival.com
Haja saúde!
terça-feira, 11 de fevereiro de 2020
São Roque do Pico e Lajes do Pico são Municípios ECOXXI 2019
No âmbito do galardão ECOXXI 2019, os municípios de São Roque do Pico e das Lajes do Pico foram galardoados com a bandeira verde ECOXXI, ou seja obtiveram um índice igual ou superior a 50%.
No cômputo regional, candidataram-se ainda, nesta edição de 2019, os municípios de Horta, Ribeira Grande, Santa Cruz da Graciosa e Madalena, sendo que estes últimos dois não atingiram os objetivos mínimos estabelecidos.
O programa ECOXXI visa a identificação e o reconhecer das boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível dos municípios (através de uma avaliação composta por 21 indicadores), valorizando um conjunto de aspectos considerados fundamentais à construção do desenvolvimento sustentável, alicerçados em dois pilares:
- A educação no sentido da sustentabilidade;
- A qualidade ambiental.
Recordando que em Portugal existem 308 concelhos, São Roque do Pico e Lajes do Pico integram assim o estrito lote de 48 municípios (15,6% do total nacional) que são comprovadamente amigos do ambiente.
Haja saúde!
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020
Pico (novamente) em destaque na revista de viagens 'Condé Nast Traveler'
A revista internacional de viagens 'Condé Nast Traveler' dirigiu-se recentemente aos seus leitores abordando o arquipélago açoriano e as maravilhas dos Açores.
"Paisagens épicas e mar cor de safira, sinto-me grato por esta primorosa, verdejante parte do planeta ainda não ter sido conquistada pela humanidade" afirmou o autor do artigo "Portugal's Azores Islands Are Still a Wild Paradise".
De salientar ainda o destaque dado à ilha do Pico (à semelhança de um artigo anterior desta mesma revista), onde não só são mencionadas as vinhas património mundial pela UNESCO, mas também a montanha e um relato da sua subida servem de mote para iniciar o artigo, incluindo o destaque fotográfico do mesmo (a foto deste post).
Haja saúde!
domingo, 9 de fevereiro de 2020
Passeio aéreo pela beira-mar da Madalena
Apresenta-se, em anexo, um vídeo da autoria de António Faria, o qual mostra imagens aéreas da beira-mar da vila da Madalena, bem como de algumas vinhas da freguesia vizinha da Criação Velha, vinhas essas que são Património Mundial pela UNESCO.
Haja saúde!
sábado, 8 de fevereiro de 2020
Museu do Pico apresenta a exposição Ecce Homo – A devoção de um povo
O Museu do Pico apresenta no próximo dia 11 de fevereiro, pelas 21h00, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a exposição Ecce Homo – A devoção de um povo.
Serão apresentadas algumas das mais emblemáticas Capas que cobrem a imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em procissão. As Festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que se realizam há mais de três séculos, na ilha de São Miguel, são a maior manifestação religiosa dos Açores, e a segunda do País. Este culto, que ganhou expressão em todas as ilhas do Arquipélago e nos espaços da emigração açoriana, mobiliza anualmente milhares de fiéis.
Esta iniciativa, organizada em articulação com o Santuário Diocesano do Senhor Santo Cristo dos Milagres e com o Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus Milagroso, insere-se nas comemorações dos 60 anos da elevação da Igreja de Nossa Senhora da Esperança a Santuário Diocesano do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Nesse âmbito será proferida uma conferência pelo Reitor do Santuário, Cónego Adriano Borges.
A exposição estará patente até ao dia 12 de abril de 2020 e poderá ser visitada no horário normal de funcionamento do Museu, de terça a domingo, das 09h30 às 17h00 até final de março e das 10h00 às 17h30 em abril.
Haja saúde!
Post scriptum: Notícia RTP-Açores relativa à inauguração desta exposição.
sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020
Transporte aéreo nos Açores em 2019
Estamos a meio do inverno, o que certamente não é uma altura muito convidativa para andar de avião, mas é o momento ideal para se fazer uma análise à totalidade do ano de 2019 no que respeita ao transporte aéreo.
Tendo por base os dados disponibilizados pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), as estatísticas mostram que houve um crescimento dos passageiros aéreos de e para todas as ilhas açorianas, o qual atingiu 5,2% como valor médio (face ao período homólogo anterior).
Analisando com mais detalhe, verifica-se que a grande maioria das ilhas cresceu na casa dos 5%-6%, à exceção de Terceira, Corvo e Santa Maria, as quais registaram um crescimento inferior (3,59%, 1,81% e 0,46%, respetivamente). No extremo oposto, o pódio das ilhas que tiveram maior crescimento de passageiros movimentados vai para São Jorge (6,73%), Flores (6,52%) e Pico (5,90%).
Esta análise de tendências comprova que, mais uma vez e à semelhança do que se passou em 2018, a ilha montanha merece uma atenção especial no que respeita ao transporte aéreo, pois o Pico continua a integrar o lote dos que mais crescem dentro do panorama regional. Aliás, vale a pena recordar outros indicadores relativos ao que aconteceu na ilha montanha no ano passado:
- Apesar de ter havido um novo recorde de voos semanais de horário na época alta, ainda assim foi necessário efetuar um reforço de voos interilhas através de ligações extraordinárias em julho e agosto;
- Relativamente às ligações aéreas com Lisboa, a ilha montanha superou em larga escala as previsões de crescimento da procura no Verão IATA de 2019;
- Repetindo o feito do ano de 2018, o Aeroporto da ilha do Pico reentrou na lista dos aeroportos mais movimentados do mundo em julho e agosto de 2019;
- Mesmo fora da época alta, os voos estiveram bem compostos e chegaram a alcançar crescimentos parciais na ordem dos 30%.
Deste modo, conclui-se que o aumento da oferta aérea para a ilha montanha foi correspondido por um crescimento dos passageiros movimentados, situação que tem vindo a ser recorrente ao longo dos últimos anos e que tem de ser tida em conta no planeamento da operação aérea futura — dito de outra forma, a oferta aérea tem de continuar a aumentar para fazer face à crescente procura pela ilha montanha.
Resumindo, os números não enganam: o Pico está na moda!
Haja saúde!
Post scriptum: Este artigo foi igualmente publicado na edição n.º 42.097 do 'Diário dos Açores', de 11 de fevereiro de 2020.
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020
Aberto processo de classificação de interesse público da Fábrica das Armações Baleeiras Reunidas
A Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, determinou a abertura do processo de classificação de interesse público do imóvel designado como 'Fábrica das Armações Baleeiras Reunidas', em São Roque do Pico, de acordo com um anúncio publicado em Jornal Oficial.
Pelo prazo de 30 dias, os interessados podem pronunciar-se por escrito sobre este processo de classificação, que pode ser consultado na Câmara Municipal de São Roque do Pico e na Junta de freguesia de São Roque do Pico, bem como na Direção Regional da Cultura, no Palacete Silveira e Paulo, rua da Conceição, em Angra do Heroísmo.
O imóvel em vias de classificação, bem como os que se situam na sua zona de proteção, que corresponde a 50 metros a partir dos seus limites externos, ficam abrangidos pelas disposições legais em vigor, designadamente a Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro, e o Decreto Legislativo Regional n.º 3/2015/A, de 4 de fevereiro.
Recorde-se que esta antiga fábrica da baleia foi convertida em Museu da Indústria Baleeira, o primeiro museu industrial público dos Açores. A sociedade Armações Baleeiras Reunidas, Lda., constituída em 1942, articulou dois sistemas produtivos: a pesca da baleia (cachalote) e a produção dos seus derivados, assim como a sua comercialização. Esta unidade fabril foi o maior e mais importante complexo de transformação e processamento de cachalotes dos Açores e laborou entre 1946 e 1984.
Haja saúde!
Post scriptum: Em 16 de julho de 2020, a antiga Fábrica das Armações Baleeiras Reunidas, atualmente Museu da Indústria Baleeira, passou a ser bem imóvel de interesse público.
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020
Triângulo Magazine — janeiro 2020
Apresenta-se, em anexo, a edição online, de janeiro de 2020, da revista açoriana Triângulo Magazine.
Haja saúde!
Haja saúde!
terça-feira, 4 de fevereiro de 2020
Escala de navios de mercadorias no Porto do Cais do Pico — fevereiro 2020
A Transinsular publicou no seu site a escala para o mês de fevereiro de 2020 dos navios de carga que efetuam a ligação Continente - Açores (clique na tabela seguinte para conhecer esta escala).
Os navios e as datas em que os mesmos vão visitar o Porto do Cais do Pico, na vila de São Roque do Pico, encontram-se indicados na tabela seguinte (clicando no nome do navio abre uma nova janela com a localização atual do mesmo).
Dia | Navio |
---|---|
11 de fevereiro (terça-feira) | Corvo |
12 de fevereiro (quarta-feira) | Ponta do Sol |
20 de fevereiro (quinta-feira) | Insular |
26 de fevereiro (quarta-feira) | Ponta do Sol |
Previsão de entradas e saídas de navios - Porto do Cais do Pico: Todas estas informações encontram-se igualmente disponíveis no separador "Barcos" deste blog.
Haja saúde!
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020
Cais Agosto 2020
[O Festival "Cais Agosto 2020" foi cancelado devido à pandemia de COVID-19]
[Para memória futura, apresenta-se de seguida o que estava planeado para o "Cais Agosto 2020"]
Entre 29 de julho e 2 de agosto de 2020 decorre a XXVI edição do festival "Cais Agosto", as maiores festas do concelho de São Roque do Pico.
Para além do XV Festival de Bandas Filarmónicas da ilha do Pico, os cabeças de cartaz são:
- The Code (quarta-feira, 29 de julho);
- Plutónio (quinta-feira, 30 de julho);
- Gipsy Kings (sexta-feira, 31 de julho);
- Os Quatro e Meia (sábado, 1 de agosto);
- The Gift (domingo, 2 de agosto).
Enquanto não chegam mais novidades sobre este festival, o qual contará também com provas desportivas em terra e no mar, o tradicional desfile de marchas, exposições de livros e de artesanato, a atuação de DJ's e de grupos folclóricos, passeios de botes baleeiros e a promoção da gastronomia local, nada como ficar com o aftermovie [em anexo] do "Cais Agosto 2019".
Haja saúde!
[Nota: Este post irá sendo atualizado à medida que forem surgindo mais informações relacionadas com este evento (última atualização: 6 de maio de 2020). Consulte também o Facebook oficial do festival "Cais Agosto".]
domingo, 2 de fevereiro de 2020
2 minutos de fantásticas imagens da ilha do Pico
Com o intuito de promover os Açores, nomeadamente o Pico, a Terra Films aventurou-se na ilha montanha e realizou um pequeno mas fantástico vídeo, o qual se apresenta em anexo.
Haja saúde!
sábado, 1 de fevereiro de 2020
Agenda Cultural de São Roque do Pico — fevereiro 2020
A lista das mais diversas atividades que acontecem em São Roque do Pico, no mês de fevereiro de 2020, encontra-se disponível na Agenda Cultural de São Roque do Pico, a qual se apresenta em anexo.
Haja saúde!