Blog sobre um pouco de tudo relacionado com a ilha montanha, sendo dado destaque à zona do Cais do Pico, à vila e ao concelho de São Roque do Pico
quarta-feira, 20 de maio de 2020
O carocho do Pico que foi declarado extinto
Entre as espécies raras que a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) declarou oficialmente extintas nos últimos 10 anos, a Calathus extensicollis merece particular destaque porque era endémica da ilha do Pico.
Mais concretamente, Calathus extensicollis era uma espécie de inseto coleóptero pertencente à família Carabidae; dito de outra forma, era um carocho grande e predador que era endémico das florestas de grande altitude do Pico, registado pela última vez em 1859 e declarado extinto em 2018.
Em termos de aspeto, este carocho da ilha montanha assemelhava-se a um Calathus mollis [o carocho representado na imagem que acompanha este post] mas era maior, mais robusto, subconvexo, castanho avermelhado, brilhante e áptero (ou seja, sem asas) [link para descrição completa].
Apesar de extinto, dois exemplares de Calathus extensicollis estão depositados no Museu Britânico de História Natural, o que comprova, mais uma vez, como o que é originário do Pico tem tão grande valor que merece estar presente num dos museus mais famosos a nível mundial.
Haja saúde!
Local:
Cais do Pico, Portugal
Etiquetas:
Azares,
Património
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.
Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!