Piscina do Cais do Pico |
A Portaria n.º 66/2020, de 29 de maio, procedeu à identificação das Zonas Balneares Oficiais dos Açores para 2020. Para o caso da ilha do Pico, as zonas identificadas são:
São Roque do Pico
- Piscina do Cais [Bandeira Azul]
- Poças de São Roque
- Furna de Santo António [Bandeira Azul | ZERO poluição]
- Calhau
- Clube Naval das Lajes
- Fonte
- Manhenha
- Lajes (Maré) [Qualidade de Ouro | ZERO poluição]
- Santa Cruz das Ribeiras
- Verdoso
Estas zonas têm como época balnear o período compreendido entre o início de junho e o final de setembro. Por outro lado, as zonas balneares da ilha montanha têm reconhecida qualidade superior, tal como comprovam os galardões Bandeira Azul, Qualidade de Ouro e ZERO poluição atribuídos a várias destas zonas balneares ao longo dos anos.
Face a 2019, é de salientar a inclusão de seis novas zonas balneares oficiais para o caso da ilha do Pico, o que também representou o único acréscimo verificado nesta lista; isto significa que o Pico passou a ser a segunda ilha a nível Açores com mais zonas balneares oficiais — de realçar igualmente que quase um quarto (23%) de todas as zonas balneares oficiais do arquipélago açoriano (75) situam-se na ilha montanha.
Considerando a excecionalidade da situação de saúde pública devido à COVID-19, existe a possibilidade de as condições sanitárias se alterarem e que isso tenha reflexos na atividade balnear e nas condicionantes estabelecidas. Neste contexto, o período da época balnear e a prática balnear nas zonas balneares aqui indicadas poderão ser alteradas por determinação da Autoridade Regional de Saúde, no quadro da pandemia COVID-19.
[Link: Manual de utilização das zonas balneares dos Açores na época balnear 2020, no contexto da pandemia COVID-19]
Mais informações sobre as águas balneares açorianas podem ser encontradas no portal da Direção Regional dos Assuntos do Mar [www.aguasbalneares.azores.gov.pt]. Adicionalmente, alguns dados sobre a qualidade da água nestas zonas balneares (e em todas as outras de Portugal) podem ser encontrados no site do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos [http://snirh.pt/].
Por fim, a melhor forma de averiguar a qualidade destas zonas balneares oficias do Pico, bem como das restantes (mais de meia centena) zonas de banhos da ilha montanha, é mesmo usufruir das mesmas.
Haja saúde!
Piscina do Cais
Poças de São Roque
Furna de Santo António
Eu até ria...se não tivesse vontade de chorar....depois de ver esta notícia!!! O Pocinho tem sido nos últimos 20 anos a minha zona balnear de eleição...ainda mais depois de ter os meus filhos...uma vez que além de ser uma zona calma tem ao lado o parque de merendas e parque infantil. Em 2012 o Governo Regional resolveu intervir e fazer uma obra por muitos contestada na altura....em particular pelas gentes deste lugar. Ficou a promessa da requalificação.....que continuamos a aguardar. Quem prometeu na altura saiu do Governo....mas os compromissos assumidos pelo Governo não deveriam ser para cumprir, independentemente de quem os tenha assumido?????....Lamentavelmente com o furacão Lorenzo ficou novamente um rasto de destruição...e agora esta notícia!!!! Só podem estar a gozar....haja vergonha na cara....O Pocinho da maneira que está é um risco ....a não ser que finalmente cumpram com o prometido....e um pouco mais!!!!!.....
ResponderEliminar