quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Montanha do Pico: Guia para um percurso perfeito até ao ponto mais alto de Portugal



Em parceria com o blog 'Viajário Ilustrado', o portal 'SAPO Viagens', uma das principais montras turísticas online do país, disponibilizou recentemente um artigo que pretende fornecer informações essenciais e dicas para um percurso perfeito de subida à montanha do Pico, uma das grandes experiências açorianas.

Mais concretamente, o artigo — disponível através deste link — aborda doze pontos, a saber:
  1. Observar a montanha do Pico em tempo real
  2. Uma das melhores experiências nos Açores
  3. Primeiras decisões
  4. Tipos de percurso
  5. O que levar?
  6. Como chegar?
  7. Casa da Montanha
  8. Acesso ao trilho
  9. Custos
  10. Duração
  11. Subida
  12. Previsões meteorológicas

Outras informações complementares sobre a montanha do Pico podem ser encontradas no seguinte post:


Haja saúde!

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Dia da Viola da Terra 2020


A viola é o mais importante instrumento da expressão musical ligada à cultura popular açoriana. Dia 2 de outubro é o "Dia da Viola da Terra".

Em 2018, um grupo de cidadãos, oriundos e representantes de entidades de várias ilhas, encontravam-se no Festival Cordas e decidiram criar o "Dia da Viola da Terra". Através dos deputados da ilha do Pico, fizeram o pedido ao parlamento regional para declararem 2 de outubro como o Dia da Viola da Terra nos Açores e nas comunidades açorianas. Embora, até hoje, ainda não tenha havido resposta oficial, a cidadania avançou e comemorou-se, em 2019, com eventos em várias ilhas, a primeira celebração do Dia da Viola da Terra.

Este ano, seguindo as medidas de saúde pública, pretende-se marcar este dia com celebração pelo segundo ano consecutivo, seja através de eventos online, seja igualmente com alguns eventos presenciais, como o concerto do Trio Origens no Teatro Micaelense, que encerra as comemorações a 6 de outubro.
"Todas as entidades são bem vindas para celebrar a nossa Viola da Terra" indica Terry Costa da MiratecArts, uma das entidades promotoras do Dia da Viola da Terra, vincando que as atividades não necessitam ser mesmo no dia 2 de outubro, que foi escolhido "porque o dia da música não é só um e os dois corações devem correr todas as ilhas e terras das comunidades açorianas um dia do ano em seu nome".

Rafael Carvalho, professor e músico, e um dos maiores dinamizadores da Viola da Terra nos Açores, lidera a Associação de Juventude Violas da Terra, entre outros projetos, acrescenta que neste dia "pretende-se valorizar a nossa viola e ter um olhar atento para a Viola da Terra e para os seus tocadores." A partir de São Miguel, o programa ocorre de 1 a 6 de outubro, enquanto que, a partir da Terceira, Bruno Bettencourt e Sons do Terreiro Associação Cultural lideram programação de 2 a 4 de outubro.

A MiratecArts dedica-se a partilhar trabalhos destas duas entidades, assim como também da Associação de Músicos da Ilha Branca, do Grupo de Tocadores de Viola da Terra de São Jorge, dos Tocadores de Viola da Terra no Pico e ainda alguns programas do Festival Cordas, que vão ser partilhados online através da página do Facebook da MiratecArts e em


onde toda a programação das várias entidades será partilhada com o mundo.

Haja saúde!

domingo, 27 de setembro de 2020

Eleições Regionais 2020 — Debate Ilha do Pico


Neste domingo (27 de setembro de 2020) tem lugar, na RTP-Açores, pelas 20:45 (hora dos Açores), o debate com os candidatos do círculo eleitoral da Ilha do Pico à Assembleia Legislativa dos Açores.

As eleições regionais de 2020 têm lugar no próximo dia 25 de outubro, sendo que pela ilha montanha concorrem nove listas: Bloco de Esquerda (B.E.), Partido Socialista (PS), CDS - Partido Popular (CDS-PP), PESSOAS-ANIMAIS-NATUREZA (PAN), Partido da Terra (MPT), CHEGA (CH), Partido Social Democrata (PPD/PSD), Partido Popular Monárquico (PPM), CDU - Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV).

Mais informações sobre estas eleições regionais podem ser encontradas em:


Haja saúde!




sábado, 26 de setembro de 2020

Andamento do novo Terminal Marítimo de Passageiros de São Roque do Pico


[Link para fotos mais recentes]

Apresenta-se, em anexo, um conjunto de fotografias (datadas de 25 de setembro de 2020) relativas ao andamento da empreitada do novo Terminal Marítimo de Passageiros de São Roque do Pico.

Esta obra, orçada em quase 3,5 milhões de euros (sem IVA) e que tem um prazo de execução de 20 meses (a contar desde o início de setembro de 2020), prevê a construção de uma nova gare de passageiros, a reorganização geral dos espaços exteriores ao nível das circulações pedonal e automóvel, introduzindo-se maior capacidade de estacionamento e de lugares de espera para embarque de viaturas [link para o projeto].

Haja saúde!



sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Pico em destaque na Forbes


A prestigiada revista norte-americana 'Forbes' apresentou recentemente um artigo inteiramente dedicado à ilha montanha, o qual está disponível na íntegra no site da referida revista.

Intitulado "World’s Best Islands: Why Pico in The Azores Belongs On Your Travel Wish List" [Melhores ilhas do mundo: Porque é que o Pico nos Açores pertence à sua lista de desejos de viagem, numa tradução livre], o artigo em questão aborda sobretudo a montanha do Pico, o "intrigante" cenário da vinha e a topografia "verdadeiramente impressionante".

Este é, sem dúvida, um enorme reconhecimento da notoriedade internacional que a ilha montanha tem e que continua a reforçar o sentimento de que o Pico está na moda!

Haja saúde!

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

(Mais uma vez) Eis o que é preciso para subir o Pico: força de vontade!


Renato poderia ser apenas mais uma pessoa que decidiu subir a montanha da ilha do Pico, mas não é...

Renato é alguém que, mesmo sendo ambiplégico (com uma prótese numa perna e sem qualquer movimento num braço), conseguiu subir ao ponto mais alto de Portugal!

Com este feito, Renato (à semelhança de Jan no ano passado) responde verdadeiramente à questão que muitos colocam: o que é preciso para subir o Pico? Mais do que qualquer outra coisa, é preciso força de vontade!

Haja saúde!


Ver esta publicação no Instagram

Sunday, September 20th, @renatobosch made history on top of Pico mountain. A few weeks ago we were contacted to guide Renato Oliveira to the top of Pico mountain. He has a leg prosthesis and a total loss of function in one arm. It was a climb full of challenges. Physically, mentally and weather wise. But, in the end, Renato made it safely to the top and back. He leaves an impression of courage, bravery and an enormous amount of persistence. He is the living proof that nothing is impossible. We are very proud to be part of this extraordinary victory in the history of Pico mountain. #renatobosch #associacaosalvador #hominisnatura #natgeo #courage #persistence #heroes #pico #picomountain #picoisland #azores #azoresisland #climbing #johnonwheels

Uma publicação partilhada por Hominis natura (@hominisnatura) a




quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Um mal (ena!) que teima em nunca vir só!


O dia de ontem, 22 de setembro de 2020, representou o regresso dos navios da Atlânticoline ao Porto do Cais do Pico, na vila de São Roque do Pico, isto após uma semana de interregno por diversas razões, a saber:

Ademais, um navio tanque tem maiores restrições no que se refere ao ponto de atracação, pois os seus "pipelines" têm de alinhar com os de terra; um navio de carga, por outro lado, pode atracar mais um metro à frente ou atrás sem causar constrangimentos à operação de carga/descarga.

De outro ponto de vista, note-se que eventualmente poderia ter-se dado o caso de, na passada segunda-feira (21/09/2020), e para além do 'Malena', estar a operar um navio de tráfego local no Porto do Cais do Pico, nomeadamente dos TMG, o que, aí sim, tornaria inviável a operação regular da Atlânticoline. Contudo, não só o navio dos TMG operou somente na terça-feira (22/09/2020), mas também o comunicado da Atlânticoline não refere essa possibilidade [o comunicado #102/2020 apenas faz referência ao 'Malena'].

Em suma, a estreia do 'Malena' em São Roque do Pico (e na ilha montanha) foi a solo, mas a sua presença gerou (mais) uma justificação para um mal que teima em nunca vir só!

Haja saúde!

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Estreia do navio "Malena" no Pico


Apresentam-se aqui algumas fotografias relativas à estreia do navio de mercadorias "Malena" ontem (21 de setembro de 2020) no porto comercial do Cais do Pico, situado na vila de São Roque do Pico.

Este é um navio construído em 2007, na Eslováquia, tem 86 m de comprimento, 12 m de boca máxima e uma tonelagem bruta de 2588 ton, tendo sido fretado para primordialmente realizar o transporte de mercadorias para a ilha das Flores, cujo porto comercial foi severamente afetado pelo furacão 'Lorenzo'.

Recorde-se que as previsões de entrada e de saída de navios no principal porto comercial da ilha montanha, bem como os horários dos navios de passageiros que servem a ilha do Pico de forma regular, podem ser encontrados no separador "Barcos" deste blog.

Haja saúde!




sábado, 19 de setembro de 2020

Radar da PSP no Pico — setembro 2020


Segundo a PSP, neste mês de setembro de 2020 serão efetuadas algumas operações de controlo de velocidade por radar na ilha do Pico, nomeadamente em:

  • 21 de setembro (segunda-feira) / 08h00 / Santa Luzia (São Roque do Pico).

Haja saúde!

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Arco(s)-íris no Cais do Pico


Aqui ficam alguns registos fotográficos de um magnífico arco-íris (bem como do seu duplo) que recentemente se formou (e desapareceu ao fim de alguns minutos) ao largo do Cais do Pico, vila de São Roque do Pico.

Haja saúde!


quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Filme rodado no Pico chega à HBO


A HBO, uma das maiores redes de televisão por assinatura do mundo, adicionou recentemente ao seu catálogo o filme luso-brasileiro 'Cinzento e Negro', o qual foi rodado na ilha montanha.

Do género drama/triller, este filme tem como motes uma história vulcânica; traição, roubo e fuga, perseguição e vingança; amor, solidão e morte. Além disso, esta longa-metragem foi distinguida em vários festivais de cinema aquando da sua estreia.

Por fim, refira-se que o título desta obra cinematográfica remete igualmente para o célebre livro As ilhas desconhecidas - Notas e paisagens, de Raul Brandão, onde o autor descreve a ilha montanha da seguinte forma:
(...) É o Pico na sua verdadeira expressão. Cinzento e negro, sempre cinzento e negro, o negro da terra, o negro dos montes cada vez maiores, e o cinzento estranho dos mistérios, vastas necrópoles, onde terra e pedra estão sepultadas sobre o mesmo lençol cinzento. É esta paisagem mineral que dá carácter à ilha magnética. (...) 
(...) O Pico é a mais bela, a mais extraordinária ilha dos Açores, duma beleza que só a ela lhe pertence, duma cor admirável e com um estranho poder de atracção. (...)

Haja saúde!



quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Horários Atlânticoline — fim do verão 2020


Com a chegada da segunda metade de setembro, não só acaba o verão, como também são suprimidas algumas ligações marítimas com a ilha do Pico.

Mais concretamente, registam-se as seguintes alterações (face ao que teve lugar durante o verão de 2020):
  • Linha Azul (Pico, Faial) — a viagem noturna das 22h15 (que se realizava todas as sextas, sábados e domingos) é substituída pela das 20h15 (que assim passa a se realizar todos os dias, até 30 de setembro);
  • Linha Verde (Pico, São Jorge, Faial) — algumas ligações são suprimidas, deixando de haver escalas na Calheta (de São Jorge);
  • Linha Lilás (Pico, Terceira, São Jorge, Faial) — esta operação sazonal teve o seu término esta semana.

De notar ainda que a Linha Branca (Pico, Graciosa, Terceira, São Jorge, Faial) foi prolongada até 5 de outubro.

Recorde-se que no separador "Barcos" deste blog é possível encontrar os horários dos navios de passageiros que servem a ilha do Pico de forma regular, bem como os horários dos navios de mercadorias que escalam o principal porto comercial da ilha montanha.

Haja saúde!



Rotas de passageiros:
Rotas de mercadorias:
Previsão de entradas e saídas de navios - Porto do Cais do Pico:


terça-feira, 15 de setembro de 2020

Água para Consumo Humano de São Roque do Pico distinguida com Selo de Qualidade


A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA) atribuiu recentemente os "Selos de Qualidade da Água para Consumo Humano", referentes a 2019, a seis dos 19 concelhos do arquipélago [link para lista completa dos galardoados].

Atendendo ao caso particular da ilha montanha, apenas a Câmara Municipal de São Roque do Pico foi galardoada nesta edição desta iniciativa da ERSARA. Nos restantes concelhos, e pese embora a não obtenção desta distinção, a água é, no geral, da mais elevada qualidade a nível nacional, não apresentando o seu consumo qualquer risco para a saúde pública ou falta de potabilidade da água.

Para além de premiar o mérito das entidades gestoras pela qualidade dos respetivos sistemas públicos de abastecimento de água e contribuir para um incremento da qualidade do seu desempenho, este galardão atribuído anualmente pela ERSARA pretende igualmente reforçar a confiança, por parte dos consumidores, na qualidade da água da torneira.

Haja saúde!

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

A natureza... é grande!


Sobranceiro à vila de São Roque do Pico encontra-se uma árvore um tanto ao quanto invulgar: derrubada (muito provavelmente) por causa do vento e da má sustentabilidade na base, as raízes viram-se fora da terra e o tronco principal ficou completamente na horizontal, inclusivamente criando uma espécie de ponte de madeira sobre uma ribeira ocasional; estavam reunidas todas as condições para a não sobrevivência deste exemplar de criptoméria, mas acabaria a história de vida desta árvore por aqui?

A resposta é não: havia uma ramificação, nomeadamente um pequeno ramo, que de repente se viu na missão de salvar o todo da criptoméria, tendo que para isso crescer numa verticalidade perfeita, de modo a não ir parar ao leito da ribeira mais tarde.

Esta é uma lição que a natureza nos dá, ao nos transmitir que mesmo quando as coisas parecem mal encaminhadas, há que tentar avaliar se não existe uma solução alternativa com os recursos existentes.

Em suma, a conclusão a tirar é simples: nunca é demais afirmar que a natureza... é grande!

Haja saúde!


domingo, 13 de setembro de 2020

Adjudicada requalificação do Largo da Igreja de Santo António


A Câmara Municipal de São Roque do Pico aprovou recentemente, e por unanimidade, a adjudicação da empreitada de conservação e construção de um espaço urbano no Largo da Igreja de Santo António.

Com um valor de 770 mil euros e com um prazo de execução de 365 dias, o investimento foi adjudicado à empresa Tecnovia-Açores.

Depois desta aprovação em reunião de Câmara, o processo será submetido a apreciação do Tribunal de Contas, seguindo-se a consignação dos trabalhos.

Para o Presidente do Município de São Roque do Pico este investimento reveste-se de “extrema importância” para promover a regeneração urbana de uma zona nobre e de elevado valor arquitetónico da freguesia de Santo António promovendo simultaneamente o embelezamento do espaço de culto e de lazer. Mark Silveira lembra que o projeto “permitirá ultrapassar alguns problemas que comprometem o uso do espaço e a sua adequação para atividades pedagógicas e de recreio junto à Igreja de Santo António, além de anular a ausência de proteção e o vazio urbano”.

O investimento, que beneficia de 400 mil euros de apoio financeiro ao abrigo do Programa Operacional 2020 através do PIRUS (Programa Integrado de Regeneração Urbana Sustentável), incidirá na criação de três patamares diferenciados. O primeiro, de grande extensão, localizar-se-á no prolongamento da via; o segundo, além de zona de passagem, será um local mais reservado, enquanto no terceiro e último ficarão as instalações sanitárias. Além disso, o projeto contempla a criação de uma pequena zona de estacionamento em paralelo com a via, bem como arranjos exteriores à Igreja Paroquial, nomeadamente a manutenção da calçada do adro, a execução e a pavimentação dos espaços circundantes.

sábado, 12 de setembro de 2020

Cordas 2020 — Festival de Músicas do Mundo


O Festival Cordas vai apresentar a sua quinta edição de 14 a 20 de setembro 2020, sendo que este ano será exclusivamente online.

No entanto, não haverá apenas a partilha de vídeos, mas também concertos inéditos, em direto, transmitidos a partir de vários países e ilhas, através de plataformas online e apresentados na página de Facebook da MiratecArts.

Em 2020, o violino e a viola d´arco vão ser instrumentos em destaque, assim como o programa especial de "Spotlight Finland". O Festival Cordas vai apresentar vários artistas do país nórdico incluindo o Duo Emília Lajunen & Suvi Oskala, o duo Teho, e, nos trazendo os instrumentos mais tradicionais da Finlândia, o festival apresenta Pekko Käppi com jouhikko, e o retorno de Maija Kauhanen com o kantele.

A Viola da Terra — a Viola dos Dois Corações — continua a ser o instrumento anfitrião deste galardoado festival açoriano, cujo programa se apresenta em anexo, sendo que mais informações podem ser obtidas através do seguinte link: www.festivalcordas.com

Haja saúde!

Post scriptum: link para reportagem pós-evento.




sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Lançada primeira pedra do novo Terminal Marítimo de Passageiros de São Roque do Pico


O Presidente do Governo Regional dos Açores presidiu ontem [10 de setembro] à cerimónia que marcou o arranque das obras de construção do novo Terminal de Passageiros do Porto de São Roque do Pico.

Esta empreitada, adjudicada por 3.474.498,10 € (três milhões, quatrocentos e setenta e quatro mil, quatrocentos e noventa e oito euros e dez cêntimos), acrescido de IVA, a um agrupamento de empresas constituído pela Marques, SA., e a Tecnovia-Açores, Sociedade de Empreitadas, tem um prazo de execução de 20 meses e prevê igualamente a reorganização geral dos espaços exteriores ao nível das circulações pedonal e automóvel, introduzindo-se maior capacidade de estacionamento e de lugares de espera para embarque de viaturas.

Em particular, este investimento prevê a construção de uma nova Gare de Passageiros, passando dos atuais 171 m² para os 758 m² (e uma área coberta de 1108 m²), comportando novas valências como sala de embarque e outra para desembarque de passageiros, posto de turismo, sala de segurança e controlo de acessos, entre outras.

Ao nível exterior, além das estruturas de abrigo, o terminal de passageiros aumentará substancialmente o número de lugares de estacionamento, que passarão de 17 para 76, criando também zonas para viaturas de turismo, autocarros e táxis.

Na cerimónia de colocação da primeira pedra, Vasco Cordeiro lembrou a importância do investimento para beneficiar os passageiros que circulem de e para o Pico [registo áudio do discurso do Presidente do Governo em anexo], assumindo que o projeto vai permitir “revolucionar por completo as condições de que vão usufruir os passageiros que utilizam este porto”.

[Fonte: GaCS | CMSRP]

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Pico, a sombra do futuro

Misteriosa e mágica? Sagrada ou Atlântida? Transparente de tão negra? Nenhum outro pico se poderia chamar simplesmente Pico.
É este o mote para uma reportagem publicada no suplemento 'Fugas' do jornal 'Público' sobre a montanha mais alta de Portugal, a qual foi a última visitada por André Cunha no seu périplo a pé pelos sete pontos mais elevados do país.

Haja saúde!

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Escolas do Pico galardoadas com Bandeira Verde Eco-Escola 2019/2020


A Associação Bandeira Azul da Europa distinguiu recentemente várias escolas de todo o país com o galardão "Bandeira Verde Eco-Escola 2019/2020". Esta é a distinção máxima do programa internacional Eco-Escolas, o qual pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Na ilha do Pico, estão de parabéns as seguintes escolas:

Concelho de São Roque do Pico
  • Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico [20ª vez]
  • Infantário 'O Pica-Pau' [6ª vez]

    Concelho da Madalena
    • Escola BI/S Cardeal Costa Nunes [20ª vez]

    Concelho das Lajes do Pico
    • Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico [16ª vez]

    É de realçar o excelente trabalho efetuado tanto na Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, como na Escola BI/S Cardeal Costa Nunes, mostrando que são verdadeiras escolas amigas do Ambiente e recordistas na ilha do Pico, pois desde o ano lectivo de 2000/2001 que ostentam a "Bandeira Verde Eco-Escola" ininterruptamente!

    Haja saúde!

    terça-feira, 8 de setembro de 2020

    Balada da Despedida - 90 Anos de Fernando Machado Soares


    'Balada da Despedida' vai servir de título para o desenvolvimento da nova ideia a ser construída pela MiratecArts, em nome de um filho da ilha montanha que fez nome, não só em Coimbra com uma célebre canção, mas por vários cantos do mundo.

    Fernando Machado Soares nasceu em São Roque do Pico, a 3 de setembro de 1930, onde viveu até aos 16 anos. Faleceu em Almada, a 7 de dezembro de 2014. Foi poeta, cantor, intérprete e compositor no âmbito da Canção de Coimbra, jurista e juiz jubilado, mais conhecido pela sua 'Balada da Despedida' (1958), intitulada "Coimbra tem mais encanto".

    Licenciou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, nos anos 50. Após ter concluído o curso superior, suspendeu durante alguns anos a sua actividade artística. Porém, acompanhou o Orfeão Académico de Coimbra aos Estados Unidos (1962), onde cantou em Nova Iorque (Lincoln Center), Boston, Chicago e Atlanta. Fernando Machado Soares, que foi juiz-conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, recebeu em 2006 o Prémio Tributo Amália Rodrigues “pela excelência da carreira artística e dedicação aos outros”.

    No passado dia 3 de setembro, a MiratecArts comemorou online os 90 anos deste descendente do último Capitão-Mor das Lajes do Pico, com várias apresentações, incluindo o músico Bruno Costa com um cheirinho de "Coimbra tem mais Encanto" na guitarra portuguesa, aquando de visita à ilha do Pico, e o anúncio da criação do novo projeto.

    "Fernando Machado Soares era conhecido como pessoa que ajudava jovens a seguir seus sonhos," diz Terry Costa, o diretor artístico da MiratecArts, "e é essa faceta que levou a associação cultural a arrancar com este projeto para incentivar jovens aos estudos musicais e ao desenvolvimento musical do Pico para o mundo."

    A partir de agora, celebrando os 90 anos de Fernando Machado Soares, a equipa MiratecArts vai trabalhar na organização de um Prémio de Estudos Musicais para apoiar jovens da ilha a seguir o Ensino Superior nesta área. A entidade com sede na ilha cinzenta pretende elaborar um festival dedicado à música, que vai desde o Fado de Coimbra ao que se faz no Pico, assim comunicando entre os mundos que foram e o que hoje é, e que tem conexão a este grande homem que vai sempre ser lembrado pela 'Balada da Despedida'.

    Haja saúde!


    segunda-feira, 7 de setembro de 2020

    O entra e sai no aeroporto do Pico


    Fruto do movimento aéreo que o Aeroporto da ilha do Pico regista atualmente, é cada vez mais normal a operação de mais de uma aeronave em simultâneo nesta infraestrutura.

    Assim, é um verdadeiro entra e sai no aeroporto de código PIX/LPPI, tal como o vídeo exemplificativo em anexo demonstra (relativo à manhã do dia 31 de agosto de 2020).

    Recorde-se que todos horários dos aviões que servem a ilha do Pico de forma regular encontram-se disponíveis no separador "Aviões" deste blog.

    Haja saúde!


    domingo, 6 de setembro de 2020

    Triângulo Magazine — agosto 2020

    Apresenta-se, em anexo, a edição online, de agosto de 2020, da revista açoriana Triângulo Magazine.

    Haja saúde!


    sábado, 5 de setembro de 2020

    Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico vai ser beneficiada com obras


    O Governo dos Açores, através do Secretário Regional da Educação e Cultura, determinou a abertura de um concurso público para a adjudicação da empreitada de intervenção na Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico.

    A empreitada, com um prazo máximo de 150 dias, tem um preço base de 195 mil euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, de acordo com o anúncio publicado em Jornal Oficial.

    Esta empreitada tem em vista a reparação de infiltrações no bloco principal, auditório e ginásio, a reparação da cobertura metálica do telheiro do ginásio, a substituição de vedantes em vãos exteriores no bloco principal e os revestimentos cerâmicos em instalações sanitárias, além de pinturas interiores nas zonas afetadas e geral no exterior do bloco principal e auditório.

    [Fonte: GaCS]

    Haja saúde!

    sexta-feira, 4 de setembro de 2020

    Zonas Balneares do Pico em destaque no 'SAPO Viagens'


    O portal 'SAPO Viagens', uma das principais montras turísticas online de Portugal, destacou recentemente a ilha montanha.

    Mais concretamente, e em parceria com o blog 'Viajário Ilustrado', foi publicado um artigo intitulado "Ilha do Pico: Descobre as melhores Zonas Balneares para dar um mergulho no Atlântico", onde um conjunto de belas imagens surge junto ao seguinte texto:
    Forjado pelo basalto, cristalino, a uma temperatura de 24ºC, e (na maioria das vezes) com vista para o Faial ou São Jorge: é assim que encontramos o mar e a ilha do Pico nos meses de julho, agosto e setembro!

    Recorde-se que as Zonas Balneares Oficiais do Pico para 2020 podem ser encontradas neste link, sendo que a melhor forma de averiguar a sua qualidade, bem como das restantes (mais de meia centena) zonas de banhos da ilha montanha, é mesmo usufruir das mesmas.

    Haja saúde!

    quinta-feira, 3 de setembro de 2020

    100 Anos do cineasta Federico Fellini comemorados no Pico


    A MiratecArts retoma eventos públicos com o fim de semana de 4 a 6 de setembro de 2020 dedicado ao cinema clássico no grande ecrã. Com o patrocínio do "Centenario di Federico Fellini" e com as portas abertas do Auditório da Madalena, pela Câmara Municipal, as audiências no Pico têm uma oportunidade única de relembrar, ou conhecer pela primeira vez, o homem que foi tão controverso no seu tempo como seria ainda hoje.

    "É um enorme prazer trazer às nossas audiências um cheirinho do catálogo de um dos grandes cineastas do século XX e grande influência na minha vida artística," diz Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts e coordenador do programa. "Fellini foi o assunto de um dos maiores trabalhos do meu tempo de universidade. O mundo está a comemorar o centenário da vida e dos sonhos do mais galardoado italiano da sétima arte a quem a MiratecArts, de igual modo, deseja celebrar agendando o grande Federico Fellini no calendário da associação."

    O evento de abertura, esta sexta-feira à noite [4 de setembro de 2020], apresenta um filme perfeito para se conhecer melhor o cineasta e o seu trabalho com o documentário "Estranho Chamar-se Federico" por Ettore Scola. No sábado e no domingo há matinés pelas 16h30, com as grandes obras de Fellini, "Os Inúteis" e "A Estrada", o primeiro filme não-inglês a vencer o Oscar de Língua Estrangeira. As noites do fim-de-semana são reservadas para os filmes mais famosos, nomeadamente as obras primas "La Dolce Vita", no sábado, e "Fellini 8 1/2", no domingo, ambas pelas 21h.

    A entrada é livre e os filmes são recomendados para maiores de 14 anos.

    O Auditório da Madalena é um espaço com o selo "Clean & Safe" e adere às regras de distanciamento social, enquanto que o uso de máscara é obrigatório para entrar no espaço.

    Haja saúde!