A transportadora aérea regional açoriana lançou recentemente uma campanha publicitária intitulada "Açores e Madeira", a qual se reproduz, ipsis verbis, de seguida:
Paisagens de cortar a respiração, experiências únicas e uma gastronomia de deixar “água na boca” são apenas algumas das maravilhas em comum entre os Açores e a Madeira. Os dois arquipélagos portugueses são únicos e conquistam amantes de viagens por todo o mundo.
Se precisa de mais razões para conhecer estes dois fantásticos destinos, a SATA Azores Airlines dá-lhe mais uma: de 01 de junho a 30 de setembro, existirão ligações diárias entre todas as ilhas dos Açores e a Madeira.
Aproveite e explore o que de melhor as ilhas portuguesas têm para oferecer. Reserve já!
Em primeiro lugar, saúde-se esta iniciativa: ligar de forma mais fluida as ilhas açorianas à Madeira não só contribui para uma maior coesão nacional, mas também é mais uma forma de os ilhéus portugueses conhecerem mais 'paisagens de cortar a respiração, experiências únicas e uma gastronomia de deixar “água na boca”', tal como refere, e bem, a SATA Azores Airlines.
No entanto, a campanha publicitária ficou incompleta, pois não veio acompanhada das "letrinhas pequeninas". Concretizando, é mencionado que 'de 01 de junho a 30 de setembro, existirão ligações diárias entre todas as ilhas dos Açores e a Madeira', uma afirmação que lhe falta um asterisco no fim, nomeadamente qualquer coisa do género "exceto Pico, Corvo, Graciosa e São Jorge".
Explicitando esta situação, não é possível reservar, para o período supracitado, um voo que parta da Graciosa ou de São Jorge aos domingos e que chegue no mesmo dia ao Funchal; idêntica situação ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras, desta vez recorrendo a voos SATA com partida no Corvo ou no Pico.
Dito de outra forma, esta campanha publicitária não se aplica na totalidade à Graciosa e a São Jorge, e muito menos ao Corvo e ao Pico (as duas ilhas mais prejudicadas), pois embora no futuro esta lacuna possa ser resolvida (eventualmente), a verdade é que o "Reserve já!" da SATA não é integralmente possível agora!
Enfim, esperemos que tudo não passe de uma campanha que se antecipou ao planeamento final de voos do próximo verão deste ano de 2021; por outro lado, enquanto não se corrige este anacronismo, estas quatro ilhas açorianas já cantam uma nova versão do bailinho da Madeira, patrocinada pela SATA:
Deixaram passar
Esta linda brincadeira
E a SATA aqui não vai voar
P'ra gentinha da Madeira
Post scriptum: Este artigo foi igualmente publicado na edição n.º 42.384 do 'Diário dos Açores', de 23 de janeiro de 2021.
Exemplo de impossibilidade de ligação no mesmo dia, entre Açores e Madeira, partindo da ilha do Pico.
Já anda há muitos anos nestas andanças.. Madeira - Pico - Pico - Madeira e nunca a SATA tomou uma decisão que verdadeiramente fosse a favor do Pico... 80% das vezes tens que ficar uma noite em S.Mguel... No verão é mais do que justificável um voo semanal Madeira-Pico ou Madeira-Horta... Foi - me dito por uma funcionário da própria SATA.. Porque razão a companhia de "todos" os Açorianos nunca promoveu esta rota??
ResponderEliminarA Sata havia de te consultar antes de sair com qualquer atualização de voos em relação ao Pico e não só, poderiam ter mais lucro, mais organização e satisfazer melhor os açorianos.
ResponderEliminarHaja saude!!!