Nos últimos dias, o tema das Obrigações de Serviço Público (OSP) entre os Açores e o exterior tornou-se uma das principais discussões, quer na comunicação social regional, quer nas redes sociais.
Mais concretamente, foi primeiro anunciado que a restruturação da SATA poderia levar ao encerramento de três gateways, nomeadamente Pico, Faial e Santa Maria, ilhas estas que ficariam assim sem ligações diretas ao continente (designadamente com Lisboa), tendo como justificação primordial o facto de estas rotas não serem rentáveis.
As reações não se fizeram esperar, sobretudo na ilha montanha e na ilha azul, isto por o Triângulo ser bastante afetado caso haja alterações de fundo face ao que existe atualmente. Por este motivo, a Rádio Pico fez um conjunto de entrevistas a diversas entidades — blog 'Cais do Pico' / Grupo Aeroporto do Pico, ACIP, ATSF, AAPAP — as quais expressaram o seu respetivo ponto de vista e cujo áudio se encontra em anexo.
Entretanto, o Presidente do Governo Regional dos Açores já veio afirmar que a SATA não deixará de cumprir o serviço público, defendendo boas acessibilidades para todas as ilhas; por outro lado, outros responsáveis políticos asseguraram que o plano de reestruturação da SATA não contempla o fecho de gateways; mais recentemente, o presidente da SATA asseverou que a companhia continuará a ter ligações diretas entre as ilhas do Pico, Faial e Santa Maria e Lisboa, embora caiba aos "decisores políticos" e ao regulador ultrapassar algumas questões.
Em todo o caso, este é um assunto que pode ainda não estar encerrado, tal como acontece com aquele mau tempo que nunca mais passa para se ter a certeza de que haverá voo...
Haja saúde!
Entrevistas Rádio Pico
Ivo Sousa
[blog 'Cais do Pico' / Grupo Aeroporto do Pico]
Rui Lima
[Associação Comercial e Industrial da ilha do Pico]
Pedro Rosa
[Associação de Turismo Sustentável do Faial]
José António Fernandes
[Associação de Armadores de Pesca Artesanal do Pico]
Ivo Sousa
[blog 'Cais do Pico' / Grupo Aeroporto do Pico]
Rui Lima
[Associação Comercial e Industrial da ilha do Pico]
Pedro Rosa
[Associação de Turismo Sustentável do Faial]
José António Fernandes
[Associação de Armadores de Pesca Artesanal do Pico]
Excelente entrevista do Ivo Sousa, que explica muito bem os contornos das OSP em vigor e o porquê de as rotas darem prejuízo. De notar que esta entrevista foi anterior à do Presidente da SATA ontem, e estão ambas perfeitamente alinhadas.
ResponderEliminar