Blog sobre um pouco de tudo relacionado com a ilha montanha, sendo dado destaque à zona do Cais do Pico, à vila e ao concelho de São Roque do Pico
sexta-feira, 30 de abril de 2021
Escultura de Sorrisos de Pedra colocada no fundo do mar junto ao Pico
quinta-feira, 29 de abril de 2021
Substituta da Cofaco à vista!
O Aviso n.º 35/2021 do Jornal Oficial II Série, de 28 de abril, veio revelar que a Município da Madalena foi contactado informalmente pela empresa Conseran - Conservas do Atlântico Norte, Lda no início do corrente ano, tendo mantido, desde então, com os seus responsáveis variadas reuniões, onde foi manifestado o interesse na construção de uma nova fábrica de transformação de pescado, a localizar na Ilha do Pico, em concreto, no Concelho da Madalena.
- i) do edifício:
- - área mínima de implantação - 6000.00m2:
- - área mínima de construção - 7000.00m2;
- - número máximo de pisos - 3 pisos;
- - cércea máxima - 13 metros;
- ii) do investimento:
- - capacidade mínima de transformação anual - 5.000.00 ton/ano;
- - número mínimo de postos de trabalho criados - 150 postos de trabalho;
- - volume mínimo total de investimento - 10 milhões de euros;
- - prazo máximo do início da construção - Dezembro/2021;
- - prazo máximo de construção - Dezembro/2023.
[Post scriptum: Anúncio de Concurso Público para Empreitada de construção da Fábrica de Conservas na Madalena - Ilha do Pico | Conseran: a substituta da Cofaco apresenta o seu projeto industrial]
quarta-feira, 28 de abril de 2021
Consignada requalificação do Largo da Igreja de Santo António
Na passada segunda-feira, 26 de abril de 2021, foi assinado o Auto de Consignação, entre a Câmara Municipal de São Roque do Pico e a Tecnovia-Açores, relativo à obra de requalificação do Largo da Igreja de Santo António [recorde-se que o respetivo concurso público tinha sido lançado em abril de 2020, a adjudicação teve lugar em setembro desse mesmo ano, sendo que o Tribunal de Contas deu luz verde a esta empreitada em fevereiro último].
Com um prazo de execução de 12 meses, o investimento de 850 mil euros [cofinanciado em 400 mil euros ao abrigo do Programa Operacional 2020, através do PIRUS (Programa Integrado de Regeneração Urbana Sustentável)] iniciou-se igualmente no próprio dia da consignação.
Esta requalificação permitirá a criação de um espaço urbano público dividido por três patamares diferenciados entre si. O primeiro, de grande extensão, localizar-se-á no prolongamento da via, o segundo, além de zona de passagem, será um local mais reservado, enquanto no terceiro e último patamar ficarão as instalações sanitárias. Além disso, o projeto contempla a criação de uma pequena zona de estacionamento em paralelo com a via, bem como arranjos exteriores à Igreja Paroquial.
O Presidente do Município, Mark Silveira, afirmou que "com esta obra pretendemos dar dignidade ao espaço e à Freguesia. Santo António é a segunda maior freguesia do concelho, mas a exiguidade do espaço em frente à Igreja obriga a que as festividades religiosas sejam celebradas entre a estrada e o Largo. Por isso, este projeto permitirá dignificar a zona de culto da Freguesia e as próprias festividades que se celebram ao longo do ano".
[Fonte: CMSRP]
Haja saúde!
Post scriptum: Adicionada publicação relacionada com o andamento da empreitada em março de 2022.
terça-feira, 27 de abril de 2021
Projeto interativo da Casa dos Vulcões é finalista em competição internacional
segunda-feira, 26 de abril de 2021
Vinha do Pico em destaque na plataforma de Artes e Cultura da Google
A gigante tecnológica Google enriqueceu recentemente o seu catálogo 'Arts & Culture' com visitas virtuais a muitos dos locais considerados Património Mundial da UNESCO.
Haja saúde!
domingo, 25 de abril de 2021
Coro de São Roque do Pico recorda senhas do 25 de Abril
Haja saúde!
sábado, 24 de abril de 2021
Alguns locais de interesse para a caça submarina no Pico
No âmbito de um Projeto Final de Licenciatura em Guias da Natureza, da autoria de José Rodrigues, foi elaborado um trabalho centrado na escolha de alguns locais de interesse para a caça submarina na ilha do Pico, nomeadamente na costa sul.
Haja saúde!
sexta-feira, 23 de abril de 2021
A Ilha a Leste da Montanha do Pico
Por norma, quem chega ao Pico desembarca no seu lado ocidental, com o vulcão (2351m) a barrar a visão sobre o lado oposto. Para trás do Pico montanha, há todo um longo e deslumbrante “oriente” da ilha que leva o seu tempo a desvendar.
Haja saúde!
quinta-feira, 22 de abril de 2021
Prazer do Espírito e do Olhar – Paisagem e Viagem em Arte Portuguesa da Coleção Arquipélago
quarta-feira, 21 de abril de 2021
Está revelado: custa 30 milhões a solução adequada para a pista do aeroporto do Pico
O jornal 'Diário dos Açores' teve acesso ao “Estudo para a Avaliação das Condições de Operacionalidade do Aeródromo da Ilha do Pico”, encomendado pelo Governo Regional anterior, e revelou as partes essenciais desse estudo na sua edição n.º 42.457, de 20 de abril de 2021.
- O estudo analisou cinco soluções para intervenções na pista [pormenores sistematizados na tabela anexa];
- Três soluções (as mais onerosas) tiveram parecer desfavorável;
- Duas soluções (notavelmente as mais económicas) tiveram parecer neutro — "as vantagens evidentes em termos de capacidade do aeroporto são contrabalançadas por prejuízos sociais e ambientais";
- Os pareceres neutros não foram claramente positivos devido à ocupação de terreno de vinha Património Mundial — "em todo o caso, admite-se que se o desenvolvimento do Aeroporto for reconhecido como acção de relevante interesse público, este poderá ser realizado, desde que não sejam postos em causa os valores naturais e culturais que determinaram a classificação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico como Área Protegida e como Património Mundial";
- Foram considerados os seguintes aviões de referência: Dash Q200, Dash Q400, A320, A320neo, A321neo, B737-700, B737-800 e B737-900;
- O estudo abordou a operação dos aviões de referência para um raio de ação de 1500NM [milhas náuticas], que permite servir as capitais europeias mais próximas (Madrid, Londres e Paris);
- "Verifica-se que, exceptuando o A320, os restantes aviões só poderão operar na pista actual em condições economicamente muito desvantajosas para este raio de acção, inviabilizando uma operação rentável";
- Com cerca de 17 milhões de euros ['Solução 1'] consegue-se "reduzir as restrições da actual operação, com aviões do tipo A320 em voos para o continente";
- Com cerca de 30 milhões de euros ['Solução 2'] consegue-se "viabilizar a operação dos aviões de referência, com exclusão do B737-900 sem limitações de payload para um raio de ação de 1500NM, que permite servir as capitais europeias mais próximas (Madrid, Londres e Paris)";
- Foram ainda identificadas quatro medidas de intervenção no aspecto operacional (na ordem dos 450 mil euros) que mereceram um parecer positivo e que também são "investimentos propostos para melhorar a informação e procedimento mesmo para a pista actual";
- "Os custos apresentados devem ser entendidos como uma primeira estimativa de valores a desenvolver e confirmar em estudos mais desenvolvidos" — "será necessário realizar levantamentos topográficos, cadastrais e estudos geotécnicos";
- "Nenhuma das soluções é viável economicamente".
- A 'Solução 1' [17 milhões de euros] garantiria que apenas o A320 (que já opera no Pico) passaria a operar sem restrições e somente até ao continente português [menos de 1000NM];
- A 'Solução 2' [30 milhões de euros] viabilizaria a operação da esmagadora maioria das aeronaves utilizadas mundialmente nas operações de médio curso, isto para um raio de ação [1500NM] adequado aos interesses do Pico e das ilhas do "Triângulo", em particular, e dos Açores, em geral.
Vale a pena mencionar ainda que os custos apresentados não só representam uma primeira estimativa, mas também serão certamente elegíveis para cofinanciamento europeu, resultando então num investimento da Região muito menor — no caso da 'Solução 2' vir a ser financiada a 85% por projetos europeus, o custo para o erário público regional situaria-se nos 4,5 milhões de euros.
terça-feira, 20 de abril de 2021
O colecionador de recordes mundiais em caça submarina
Chama-se Paulo Afonso Melo, é de Santo Amaro do Pico e já habituou amigos e seguidores, quer aos vídeos gravados entre cardumes no mar, nos quais é o protagonista, quer às impressionantes capturas que faz em caça submarina. Em 2019, por exemplo, o vídeo do seu encontro com um tubarão-baleia teve destaque nacional.Já em março deste ano a Associação Europeia de Recordes em Caça Submarina confirmou mais um recorde europeu, pelo atum-de-galha-à-ré (Thunnus albacares) de 115 quilos que capturou a sul do Pico.Paulo Afonso é um verdadeiro colecionador de recordes mundiais (quatro) e europeus em caça submarina e pretende continuar a ampliar o rol de troféus, tendo mesmo batido os seus próprios recordes algumas vezes.A sua mestria valeu-lhe um reconhecimento da Riffe Internacional, fabricante americano de equipamentos de caça submarina e mergulho livre de renome mundial, ao incluí-lo no seu grupo de elite, pelo que é o único europeu a ser patrocinado pela marca.
Haja saúde!
segunda-feira, 19 de abril de 2021
Zonas Balneares Oficiais do Pico — 2021
Piscina do Cais do Pico |
A Portaria n.º 25/2021, de 30 de março, procedeu à identificação das Zonas Balneares Oficiais dos Açores para 2021. Para o caso da ilha do Pico, as zonas identificadas são:
São Roque do Pico
- Arcos
- Caisinho
- Poça Branca
- Piscina do Cais [Bandeira Azul]
- Poças de São Roque
- Furna de Santo António [Bandeira Azul]
- Calhau
- Clube Naval das Lajes
- Fonte
- Manhenha
- Lajes (Maré) [Qualidade de Ouro]
- Poça das Mujas
- Pontes
- Santa Cruz das Ribeiras
- Verdoso
Estas zonas têm como época balnear o período compreendido entre o início de junho e o final de setembro. Por outro lado, as zonas balneares da ilha montanha têm reconhecida qualidade superior, tal como comprovam os galardões Bandeira Azul, Qualidade de Ouro e ZERO poluição atribuídos a várias destas zonas balneares ao longo dos anos.
Face a 2020, é de salientar a inclusão de cinco novas zonas balneares oficiais para o caso da ilha do Pico; isto significa que o Pico reforçou o seu estatuto como segunda ilha a nível Açores com mais zonas balneares oficiais — de realçar igualmente que mais de um quarto (27%) de todas as zonas balneares oficiais do arquipélago açoriano (82) situam-se na ilha montanha.
Mais informações sobre as águas balneares açorianas podem ser encontradas no portal da Direção Regional dos Assuntos do Mar [www.aguasbalneares.azores.gov.pt]. Adicionalmente, alguns dados sobre a qualidade da água nestas zonas balneares (e em todas as outras de Portugal) podem ser encontrados no site do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos [http://snirh.pt/].
Por fim, a melhor forma de averiguar a qualidade destas zonas balneares oficiais do Pico, bem como das restantes (mais de meia centena) zonas de banhos da ilha montanha, é mesmo usufruir das mesmas.
Haja saúde!
domingo, 18 de abril de 2021
Capital do Turismo Rural à vista... não há ninguém que resista!
Haja saúde!
sábado, 17 de abril de 2021
Estará o Pico mais ou menos imunizado contra a COVID-19 do que o resto do mundo?
Haja saúde!
sexta-feira, 16 de abril de 2021
O que se passa com o estudo de operacionalidade da pista do aeroporto do Pico?
Estávamos em fevereiro de 2019 quando o Governo Regional dos Açores de então, através do seu Presidente, anunciou que seriam iniciadas as diligências necessárias para a realização de uma avaliação das condições de operacionalidade do Aeroporto da ilha do Pico. Em particular, pretendia-se saber das possíveis soluções para a resolução de questões de ordem técnica e operacional que condicionem ou impeçam a plena utilização do aeroporto do Pico, incluindo a ampliação da sua pista.
O Governo Regional irá prosseguir com outras intervenções necessárias para permitir o alargamento da operacionalidade e segurança dos aeródromos regionais, nomeadamente, a execução a revisão [sic] do estudo de operacionalidade da pista do aeroporto do Pico (...).
No entanto, não existe nenhuma verba diretamente alocada nesta anteproposta para o efeito, ficando-se assim sem uma ideia mais concreta do que está planeado em relação ao estudo em causa. Em particular, o que está destinado no ponto "Infraestruturas e Equipamentos Portuários e Aeroportuários" é uma verba ligeiramente acima dos dois milhões e meio de euros (designadamente 2.589.589 €) para "apoio aos investimentos a realizar [no aeroporto do Pico] visando a melhoria da sua operacionalidade e segurança, destacando-se aquisição de viatura de combate a incêndios e do AVAC para a aerogare."
Relativamente ao aeroporto do Pico, de facto, o que está na descrição [da anteproposta] é exatamente aquilo que pretendemos, portanto neste ano não temos oportunidade ainda para fazer nenhuma intervenção, nem decidir nada relativamente à questão da pista. O que pedimos foi ao projetista que fizesse uma reavaliação do projeto, no sentido de aferir, face às novas aeronaves que podem a vir a estar disponíveis, quais são as reais necessidades para que o aeroporto sirva as ligações entre a ilha do Pico e a metrópole portuguesa. Portanto, neste momento pedimos uma reavaliação do estudo. Não será tomada uma decisão antes do fim do ano relativamente a qualquer possibilidade de ampliação da pista. Portanto, no fim do ano teremos já condições para decidir se sim, se não, se como.
- Quais as aeronaves (tipo/modelo concreto) já consideradas anteriormente no projeto/estudo em questão?
- Quais as “novas aeronaves que podem a vir a estar disponíveis” (tipo/modelo concreto), mencionadas pelo Secretário Regional, que não foram tidas em conta no projeto/estudo anterior e que se pretende incluir agora na respetiva reavaliação?
O estudo encomendado pelo anterior Governo, não continha nos pressupostos técnicos, a aeronave que se acredita venha a ser a mais utilizada nas ligações aéreas entre o Continente Português e os Açores, que é a aeronave A320-neo. Esta aeronave, possui performance e características técnicas que poderão exigir ou sugerir, outras soluções de configuração de pista, que convém acautelar.
- Será que o facto de o estudo anterior não contemplar, nos pressupostos técnicos, a aeronave A320-neo advém do facto de este tipo de avião não fazer parte da frota da Azores Airlines, significando isto que a eventual ampliação reformulada poderia continuar a ser limitativa para uma parte da operação de médio curso da companhia aérea regional, pois a maioria da frota da Azores Airlines é composta por Airbus A321-neo (uma aeronave mais exigente do ponto de vista operacional do que o A320-neo)?
- Será que o projeto/estudo em questão versa somente a melhoria das condições de operacionalidade para as ligações entre a ilha do Pico e o Continente Português, ou pretende ser mais abrangente e independente das rotas, assegurando a operação sem limitações de payload para as aeronaves das famílias Airbus A320 (designadamente A318/A319/A320/A321) e Boeing 737 (nomeadamente da primeira à quarta geração), aviões estes que são os mais utilizados mundialmente nas operações de médio curso?
Haja saúde!
Post scritpum: Este artigo foi igualmente publicado na edição n.º 42.455 do 'Diário dos Açores', de 17 de abril de 2021.
Post post scritpum: Em 20 de abril de 2021, o estudo em questão foi revelado parcialmente pelo jornal 'Diário dos Açores' — mais informações neste link.
Post post post scritpum: Em 12 de maio de 2021, o Diretor Regional dos Transportes Aéreos e Marítimos remeteu o seguinte ofício ao Grupo 'Aeroporto do Pico', em resposta às questões colocadas por este grupo (vide artigo):
Relativamente ao vosso email datado de 9 de abril, p.p., sobre o estudo da operacionalidade do aeroporto da ilha do Pico, o qual mereceu a nossa atenção e apreciamos a vossa preocupação, somos a informar que este é um estudo a decorrer, encontrando-se em fase de análise para posterior decisão o qual requere ainda consultas a entidades responsáveis pelas áreas de proteção que avizinham o aeroporto da ilha do Pico.
quinta-feira, 15 de abril de 2021
Caminhos de ferro do Cais do Pico
À exceção dos comboios de brincar, a ilha montanha nunca registou a presença deste tipo de locomotivas sobre linhas férreas, designadamente comboios de grande porte e com uma elevada capacidade de carga e/ou com um grande alcance.
- Na Sede dos Serviços Florestais do Pico (nas imediação da Piscina do Cais do Pico);
- No (velhinho) Porto do Cais do Pico (vulgo "Cais Velho").
No primeiro caso, as linha férreas tinham uma função protetora do piso alcatroado envolvente, isto é, sobre o ferro circulavam máquinas pesadas (por exemplo, "lagartas") que, sem esta proteção no chão, causariam muitos danos a uma via partilhada com viaturas ligeiras. Por outras palavras, os 'caminhos de ferro da Florestal' foram um investimento que permitiu poupar recursos, os quais por sua vez serviram para a criação de inúmeros caminhos florestais, igualmente conhecidos por "caminhos do mato".
Haja saúde!
quarta-feira, 14 de abril de 2021
Radar da PSP no Pico — abril 2021
Segundo a PSP, neste mês de abril de 2021 serão efetuadas algumas operações de controlo de velocidade por radar na ilha do Pico, nomeadamente em:
- 16 de abril (sexta-feira) / 08h00 / Madalena;
- 19 de abril (segunda-feira) / 08h00 / Lajes do Pico.
Haja saúde!
terça-feira, 13 de abril de 2021
Arco-íris duplo no Cais do Pico
Um arco-íris não ocorre todos os dias... E mesmo quando é visível, nem sempre está assim tão perto...
segunda-feira, 12 de abril de 2021
Frente Marítima do Cais do Pico em risco de inundação (e o Município poderá não ser consultado)
Na recente Resolução do Conselho do Governo n.º 60/2021, de 23 de março de 2021, foi determinada o procedimento de revisão do Plano de Gestão dos Riscos de Inundações da Região Autónoma dos Açores para o período 2022-2027 — abreviadamente designado por PGRIA 2022-2027.
- Bacia Hidrográfica da Ribeira do Dilúvio;
- Frente Marítima de São Roque/Cais do Pico.
Haja saúde!
Post scriptum: A Resolução do Conselho do Governo n.º 148/2021, de 24 de junho de 2021, veio alterar a composição da comissão consultiva prevista no n.º 5 da Resolução do Conselho do Governo n.º 60/2021, de 23 de março de 2021, nomeadamente ao adicionar um representante da Câmara Municipal de São Roque do Pico; por outras palavras, ao fim de três meses foi corrigido o lapso denunciado publicamente e em primeira mão neste blog.
domingo, 11 de abril de 2021
111.º Aniversário da Filarmónica Liberdade do Cais do Pico
O dia 10 de abril de 1910 tem um lugar especial na história do lugar do Cais do Pico, vila de São Roque do Pico: neste dia foi fundada a Filarmónica Liberdade do Cais do Pico.
Esta instituição de utilidade pública, a qual celebra agora o seu 111.º aniversário, conta com um longo historial [link] e atualmente mantém em funcionamento a sua principal atividade — a Banda Filarmónica e a Escola de Música — sob a batuta do maestro Paulo Freitas e a presidência de Fernando Andrade.
Através deste post, aproveito esta data para prestar uma homenagem não só à filarmónica homónima deste blog, mas também a todas as sociedades filarmónicas da ilha montanha, desejando os maiores êxitos para todas estas instituições, as quais são um valioso património do Pico, em particular, e dos Açores, em geral:
- Liberdade do Cais do Pico
- União Artista de São Roque
- Recreio União Prainhense
- Recreio Santamarense
- Musical e Cultural da Piedade
- Lira Fraternal Calhetense
- Recreio Ribeirense
- União Ribeirense
- Liberdade Lajense
- Recreio dos Pastores
- Lira de São Mateus
- União e Progresso Madalense
- Lira Madalense
Haja saúde!