Blog sobre um pouco de tudo relacionado com a ilha montanha, sendo dado destaque à zona do Cais do Pico, à vila e ao concelho de São Roque do Pico
quarta-feira, 1 de setembro de 2021
Balada da Despedida - 91 Anos de Fernando Machado Soares
Para comemorar Fernando Machado Soares, a MiratecArts apresenta o músico Bruno Costa em concerto-conversa com a Guitarra Portuguesa de Coimbra, acompanhado por Ni Ferreirinha.
Bruno Costa iniciou a aprendizagem da guitarra portuguesa aos 12 anos e participa regularmente em espetáculos nacionais e estrangeiros, tendo atuado com Cuca Roseta e Vitorino, entre outros artistas de renome. Além de acompanhar os melhores intérpretes da atualidade do Fado de Coimbra, foi elemento de vários grupos, tendo participado em gravações de inúmeros álbuns. Em 2008, lançou o grupo CORDIS, com a sua guitarra portuguesa em estilo de Coimbra e o piano de Paulo Figueiredo, onde percorrem o mundo, depois de produzir 3 álbuns e um DVD Concerto.
A Guitarra Portuguesa de Coimbra tem uma forma ligeiramente diferente da de Lisboa e a sua afinação é um tom abaixo da sua congénere lisboeta. A sua voluta tem um motivo de forma oval, a lágrima.
Fernando Machado Soares nasceu em São Roque do Pico, a 3 de Setembro de 1930, onde viveu até aos 16 anos. Faleceu em Almada, a 7 de dezembro de 2014. Foi poeta, cantor, intérprete e compositor no âmbito da Canção de Coimbra, jurista e juiz jubilado, mais conhecido pela sua Balada da Despedida (1958), intitulada "Coimbra tem mais encanto".
O evento com Bruno Costa, inserido no projeto Balada da Despedida da MiratecArts, que pretende comemorar, anualmente, este filho da montanha, acontece na sexta, 3 de setembro, pelas 21h no Auditório da Madalena. Bilhetes gratuitos já disponíveis na bilheteira da Biblioteca Auditório da Madalena durante a hora do expediente e uma hora antes do concerto.
Haja saúde!
Local:
Cais do Pico, Portugal
Etiquetas:
Animações,
Planos futuros,
Sons,
YouTube
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.
Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!