Blog sobre um pouco de tudo relacionado com a ilha montanha, sendo dado destaque à zona do Cais do Pico, à vila e ao concelho de São Roque do Pico
quarta-feira, 29 de setembro de 2021
Dia da Viola da Terra 2021
A viola é o mais importante instrumento da expressão musical ligada à cultura popular açoriana. Dia 2 de outubro é o "Dia da Viola da Terra".
Pelo terceiro ano consecutivo, a MiratecArts comemora o Dia da Viola da Terra com um programa educacional nas escolas e ainda com um concerto público.
Este ano, o dia 2 de outubro fica marcado com a estreia, na ilha montanha, do duo de músicos marienses, Projeto Engengroaldenga, no Auditório da Madalena.
O Projeto Engengroaldenga procura uma viagem contemporânea e alternativa à Viola da Terra, com recurso a tonalidades tradicionais. Desde os arranjos a temas originais, concebem novas roupagens e dão outra linguagem à Viola de Dois Corações, explorando a sua versatilidade. Engengroaldenga, com origem no final de 2018, é constituído por Guitarra Acústica e Viola de Arame e pretende dar ritmo a várias sonoridades, através das experiências partilhadas, de forma singular pelos dois intervenientes, harmonizando a fusão natural dos dois instrumentos. Alexandre Fontes e Rui Resendes são o Projeto Engengroaldenga e vêm, pela primeira vez, apresentar- se no Pico neste dia especial.
O concerto, sábado, 2 de outubro, é aberto ao público em geral com bilhetes gratuitos. As audiências podem reservar, com antecedência, pelo telefone 300 020 164. A bilheteira no Auditório da Madalena abre no sábado pelas 20h30 e as portas da sala, às 21h. Medidas da DGS são seguidas, incluindo o uso de máscara para entrar no edifício e a temperatura também será medida a todos os presentes.
O Dia da Viola da Terra é celebrado em várias ilhas com eventos ao vivo e ainda com programa online, disponível em www.diadavioladaterra.com .
Haja saúde!
Local:
Cais do Pico, Portugal
Etiquetas:
Animações,
Festas,
Música,
Património,
Planos futuros
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.
Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!