O Governo dos Açores deu recentemente indicações à empresa Portos dos Açores para o lançamento do procedimento destinado à realização do projeto de execução de proteção da orla marítima da Vila de São Roque do Pico e ordenamento da baía [do Cais do Pico], incluindo zona de recreio náutico.
De acordo com o executivo regional, "ficam assim criadas condições para que a execução da obra se inicie em 2022, de acordo com o programa base que tem vindo a público", pois esta é "uma obra urgente e prioritária para o XIII Governo dos Açores, seja por questões de segurança da Vila de São Roque do Pico, seja por representar um novo paradigma de acessibilidade marítimas nas ilhas do Triângulo."
Esta é uma excelente notícia e que surge como uma consequência dos desenvolvimentos dos últimos meses:
- No primeiro trimestre de 2021, a Frente Marítima de São Roque/Cais do Pico foi identificada como estando em risco de inundação;
- No segundo trimestre de 2021, o Plano Anual Regional de 2021 foi aprovado contendo uma menção clara à baía e orla marítima do Cais do Pico [estudo de ordenamento e proteção da respetiva baía no valor de 10.000 €].
Vale ainda a pena apresentar um histórico um pouco mais alargado sobre a requalificação do complexo portuário da Vila de São Roque do Pico [tendo por base o que foi divulgado neste blog sobre este tema]:
- No último trimestre de 2014, o Governo Regional assegurava que estava tomada a decisão política de construir um Terminal de Passageiros no Porto de São Roque do Pico (avançando que nesse ano deveriam ocorrer ensaios de laboratório);
- No segundo trimestre de 2015, o Governo Regional afirmava que o anteprojeto estava concluído e aguardava mais ensaios de manobras, prevendo-se que o projeto de execução do novo terminal estaria concluído até final do segundo semestre de 2015;
- No primeiro trimestre de 2016, o presidente do executivo regional asseverava que o projeto continuava em avaliação e avançaria logo que a solução final respondesse, integralmente, às exigências de segurança e operacionalidade — paralelamente, estudava-se a deslocalização do embarque/desembarque de passageiros para a baía de São Roque (tendo inclusivamente ocorrido uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal de São Roque do Pico para debater o tema, onde foi apresentava uma proposta alternativa e inovadora por parte da audiência [a qual inclusivamente aludia a um núcleo de recreio náutico]);
- No primeiro trimestre de 2018, o Governo Regional admitia que o projeto do Terminal de Passageiros em São Roque do Pico estava sem data para arrancar;
- No primeiro trimestre de 2019, o Governo Regional anunciava que o novo Terminal Marítimo de Passageiros iria ficar na baía do Cais do Pico [a solução pressupunha o aumento do molhe de proteção / cais atual, possibilitando a operação em simultâneo da atividade de passageiros e de carga num cais acostável na ordem dos 300 m, bem como a possibilidade de ser criado um núcleo de recreio náutico];
- No segundo trimestre de 2019, as obras de ampliação do porto comercial encontravam-se ainda em fase de projeto de execução;
- No terceiro trimestre de 2019, a Assembleia da República definia o Novo Terminal Marítimo de Passageiros em São Roque do Pico como investimento prioritário;
- No último trimestre de 2019, o projeto de intervenção no Porto do Cais do Pico continuava em fase de elaboração (admitindo-se, na altura, o teste em modelo reduzido em 2020);
- No terceiro trimestre de 2020, o novo Terminal Marítimo de Passageiros de São Roque do Pico [o edifício da gare] teve a sua primeira pedra lançada.
Posto isto, resta esperar que este (mais recente) projeto de execução relacionado com a requalificação do complexo portuário da Vila de São Roque do Pico se transforme numa realidade concreta e de implementação efetiva, de forma a evitar que escalas de navios de passageiros tenham de ser canceladas no Porto do Cais do Pico, seja devido à ocupação deste por parte de navios de carga, seja por condições marítimas adversas (incluindo as que ocorreram em circunstâncias difíceis de compreender para os passageiros), e de forma a melhorar indiscutivelmente o movimento de passageiros entre as ilhas do Triângulo, isto para além da criação da condições para que iates e outros possam usufruir de forma condigna de uma das portas de entrada da ilha montanha.
Até lá, a única certeza é a de ficar a ver navios no futuro... seja de uma forma ou de outra!
Haja saúde!
Post scriptum: Em novembro de 2021, o Governo Regional dos Açores asseverou vai avançar com o projeto de proteção da orla costeira de São Roque, com vista a garantir condições para o reordenamento da baía.
I hope that the designers will include fishing areas for all the anglers that Portos dos Acores have banned from the pier that they used from the day it was first built.
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