domingo, 31 de outubro de 2021

Horários dos aviões na ilha do Pico — Inverno IATA 2021/2022


A mudança para a hora de inverno (último domingo de outubro) coincide também com o início da estação "Inverno IATA", onde são praticados novos horários nas ligações aéreas com a ilha do Pico.

Mais concretamente, o aeroporto da ilha montanha passa agora a ter (até 26 de março de 2022):
  • Uma ligação diária com a ilha Terceira;
  • Quatro ligações semanais com a ilha de São Miguel (domingo, segunda, quarta e sexta);
  • Duas ligações semanais com Lisboa (segunda e sábado).

Todos horários dos aviões que servem a ilha do Pico de forma regular encontram-se disponíveis no separador "Aviões" deste blog.

Haja saúde!



Voos regulares
(clique na origem/destino para mais detalhes)

Chegadas ao Pico
 Horário Dom.2.ª3.ª4.ª5.ª6.ªSáb.
08h-11h TER PDL
LIS
PDL LIS
11h-13h

TER
TER TER
13h-15h





15h-17h PDL PDL TER
17h-19h TER TER

Partidas do Pico
 Horário Dom.2.ª3.ª4.ª5.ª6.ªSáb.
08h-11h TER PDL
LIS
PDL LIS
11h-13h

TER
TER TER
13h-15h





15h-17h PDL PDL TER
17h-19h TER TER

Legenda: TER - Terceira | PDL - Ponta Delgada | LIS - Lisboa



sábado, 30 de outubro de 2021

Três empresas do Pico vencem concurso para participação na Web Summit 2021


As empresas Lavaimagem, Invest Effort e Arquipélago Digital, todas sediadas na ilha montanha, fazem parte do estrito lote de 20 de empresas de tecnologias, ou com projetos tecnológicos, que venceram o concurso para participação na edição de 2021 da Web Summit, promovido pelo Governo dos Açores, marcando assim presença no expositor dos Açores desta conferência.


Os premiados ganharam ingressos para a edição de 2021 da Web Summit e um prémio pecuniário no valor de 500 euros por concorrente, destinado a comparticipar os custos associados à sua participação.

As candidaturas foram avaliadas por um Júri constituído por representantes do Governo Regional, da Universidade dos Açores e da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, tendo em consideração o impacto estimado da participação ao nível da internacionalização, exportação e melhoria dos produtos e serviços do concorrente assim como da preponderância da sua atividade em áreas tecnológicas.

Este concurso teve como objetivo apoiar a participação das empresas de base tecnológica regionais na edição de 2021 da conferência Web Summit, com o propósito de fomentar o alargamento da base económica de exportação dos Açores.

Haja saúde!

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Apresentação do CD "O meu caminho", de Helder Bettencourt, no Museu dos Baleeiros


O Museu do Pico apresenta, no próximo dia 30 de outubro, pelas 20h30, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, o CD O meu caminho, de Helder Bettencourt. A sessão contará com um concerto e a apresentação estará a cargo de Manuel Francisco Costa Jr..

O CD O meu caminho é composto por 12 temas, em clarinete, maioritariamente do cancioneiro açoriano. Trata-se de um retrato de um percurso de 37 anos de vida musical. Com este trabalho, o autor/intérprete pretende também renovar o repertório para Clarinete, tendo como objetivo que alguns dos temas originais e da música açoriana, que se incluem neste trabalho, possam ser editados em partitura e serem tocados em todas as escolas e conservatórias de música da Região.

Helder Bettencourt começou os seus estudos musicais aos 9 anos na Filarmónica Sociedade Recreio União Prainhense. É professor de Música do 3º Ciclo e Secundário na Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico. Fez parte da Comissão Executiva Instaladora, no Conservatório Regional da Horta. Pertenceu à Orquestra Regional Lira Açoriana, onde exerceu as funções de maestro-adjunto e clarinete solista. Foi maestro da Orquestra Juvenil da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico e responsável pela Big Band Banda a Gosto. Foi maestro da Sociedade Recreio União Prainhense e da Filarmónica União Artisita de São Roque do Pico, e diretor do Centro de Artes de São Roque do Pico. Atualmente, é maetro da Filarmónica Sociedade Recreio União Prainhense, e dedica-se à formação de jovens músicos, auxliando várias bandas da ilha do Pico. Como compositor já viu o seu trabalho reconhecido, distinguido e apresentado mundialmente.

A entrada para o evento é gratuito e o uso de máscara é obrigatório.

[Fonte: CulturaAçores]

Haja saúde!

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Imagem do Pico inspira milhões de internautas


A 'Momentum' é uma extensão gratuita para os principais navegadores da web (Chrome, Safari, Firefox e Edge) que pretende "transformar o seu potencial em progresso com uma página inicial maravilhosamente simples".

Em particular, esta extensão oferece, em cada nova página web aberta no respetivo browser, um momento de calma e de inspiração, recorrendo para isso a uma fotografia e a uma citação diferentes todos os dias, entre outros.

Com mais de três milhões de utilizadores, a 'Momentum' inclui no seu leque de fotos inspiradoras uma imagem da ilha montanha, tal como a imagem anexa comprova — neste caso, veio acompanhada de uma frase motivadora (no original, em inglês) de Bill Bowerman [treinador de atletismo e cofundador da Nike]: "A vitória está em ter feito o seu melhor. Se você fez o seu melhor, você ganhou."

Posto isto, a extensão 'Momentum' não só promove a nível internacional a ilha montanha (e de forma gratuita!), mas também transmite a milhões de internautas por esse mundo fora, nos seus browsers, aquilo que os picarotos sempre souberam: que o Pico, em geral, e a sua montanha, em particular, são verdadeiramente inspiradores!

Haja saúde!

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Não dá para relaxar: COVID-19 regressou ao Pico


A ilha montanha registou ontem, 26 de outubro de 2021, o reaparecimento de um caso positivo de COVID-19.

Esta ocorrência volta a colocar o Pico como uma das ilhas onde existem casos ativos relacionados com a infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, o qual causa a doença COVID-19, isto somente dois dias após a recuperação total dos casos anteriormente existentes na ilha montanha.

[Consultar neste link a evolução da COVID-19 no Pico]

De recordar que mais informações sobre esta pandemia podem ser encontradas no seguinte site:



Haja saúde!

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Andamento do novo Terminal Marítimo de Passageiros de São Roque do Pico (9)


[Link para fotos mais recentes]

Apresenta-se, em anexo, um conjunto de fotografias (datadas de 24 de outubro de 2021) relativas ao andamento da empreitada do novo Terminal Marítimo de Passageiros de São Roque do Pico [link para fotos mais antigas].

Esta obra, orçada em quase 3,5 milhões de euros (sem IVA) e que tem um prazo de execução de 20 meses (a contar desde o início de setembro de 2020), prevê a construção de uma nova gare de passageiros, a reorganização geral dos espaços exteriores ao nível das circulações pedonal e automóvel, introduzindo-se maior capacidade de estacionamento e de lugares de espera para embarque de viaturas [link para o projeto].

Haja saúde!




segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Pico volta a ficar sem COVID-19


A ilha montanha deixou de registar este fim de semana passado (mais concretamente em 24 de outubro de 2021) qualquer caso positivo de COVID-19.

Esta é uma magnífica notícia, a qual se soma a algumas outras estatísticas favoráveis que se podem extrair baseado no que aconteceu no Pico no último mês e meio (designadamente 48 dias), isto é, desde a confirmação do primeiro caso positivo da décima vaga na ilha montanha:
  • Foram confirmados 32 casos positivos de COVID-19 no Pico, sendo que, felizmente, todos recuperaram;
  • O primeiro caso foi registado a 6 de setembro e o último a 15 de outubro;
  • Os casos positivos de COVID-19 desta décima vaga tiveram lugar no concelho da Madalena (29 casos) e no de São Roque do Pico (3 casos).

  • [Consultar neste link a evolução da COVID-19 no Pico]

Aproveita-se igualmente para fazer um balanço da vacinação na ilha montanha: segundo os dados oficiais de 11/10/2021, cerca de 86% da população do Pico já tomou a primeira dose da vacina contra a COVID-19 e cerca de 84% dos residentes na ilha montanha já têm a vacinação completa contra a COVID-19, o que representa igualmente das maiores taxas de imunização no arquipélago [recorde-se que, em 26 de julho de 2021, o Pico alcançou a Fase 2 da Imunidade de Grupo].

Resta agora esperar que esta pandemia de COVID-19 tenha efetivamente ido embora da ilha montanha [isto após a confirmação de 126 casos no Pico desde o início da pandemia], de forma a que se possa afirmar que não só o pico da pandemia já passou, mas também que a pandemia, no Pico, já passou!

De recordar que mais informações sobre a COVID-19 podem ser encontradas no seguinte site:


Haja saúde!

domingo, 24 de outubro de 2021

Triangle Adventure 2021 by Azores Trail Run — etapa do Pico


A Azores Triangle Adventure é uma incrível corrida de trail running que percorre três etapas em três dias, através das paisagens mais emblemáticas das três ilhas do Triângulo: Pico, São Jorge e Faial, num total de mais de 80 quilómetros.

Neste ano de 2021, a Triangle Adventure iniciou-se no dia 22 de outubro, na ilha montanha, e termina hoje, dia 24, na ilha azul; adicionalmente, esta edição da Triangle Adventure é palco da Grand Final do Golden Trail National Series da Salomon (GTNS).

Batizada como "Da Vinha à Montanha", a primeira etapa desta prova contou com a participação de mais de 100 atletas que fizeram um percurso desde o nível do mar (junto à gare marítima da Madalena) até ao ponto mais alto de Portugal, tendo os atletas passado também pela paisagem património mundial pela UNESCO.

O grande vencedor da etapa da ilha montanha foi Darren Thomas, com um tempo de 2h49m59s. Em relação às senhoras, Janelle Lincks atingiu a meta ao fim de 3h26m41s, naquele que foi o vigésimo melhor tempo da classificação geral.

A terminar, e para mais tarde recordar, apresenta-se em anexo um vídeo e algumas fotografias como forma de resumo desta etapa picarota da Triangle Adventure 2021.

Haja saúde!







sábado, 23 de outubro de 2021

Vista aérea da Baía de Canas (vídeo)


Apresenta-se, em anexo, um vídeo da autoria de António Faria, datado de outubro de 2021, o qual mostra imagens aéreas da zona de adegas da Baía de Canas, bem como da recuperação de vinhas na ponta do mistério da Prainha, ambos situados na freguesia homónima do concelho de São Roque do Pico [link para vídeo relacionado de 2018].

Haja saúde!



sexta-feira, 22 de outubro de 2021

São Roque do Pico conquista prémio ‘Autarquia Solidária 2021’


O Município de São Roque do Pico foi reconhecido no passado mês de setembro pelo Programa Autarquia Solidária como uma das câmaras solidárias de 2021.

Atribuído pela plataforma online Cidade Social, o prémio ‘Autarquia Solidária 2021’ vem destacar as boas práticas implementadas na área da ação social e o trabalho realizado em prol da comunidade e do seu desenvolvimento sustentável e solidário, colocando as necessidades dos cidadãos sempre em primeiro plano, contribuindo em simultâneo para minimizar as desigualdades e a exclusão social, com o objetivo máximo de promover uma comunidade mais equitativa e igualitária.

Da orientação estratégica da Autarquia para a área social resultaram ações e medidas que abrangem a transversalidade das faixas etárias e setores da população, com respostas vocacionadas para o apoio à família, infância, juventude e população sénior.

A distinção permite à Câmara Municipal de São Roque do Pico integrar uma rede nacional que procura aceder a um conjunto de recursos partilhados, com o objetivo de melhorar a qualidade da intervenção junto dos munícipes na área social.

[Fonte: CMSRP (1) | CMSRP (2)]

Haja saúde!


quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Parlamento dos Açores organiza no Pico segunda Conferência do Ciclo "45 anos - Os desafios da Autonomia"


A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) escolheu a ilha do Pico para realizar a segunda Conferência do Ciclo “45 Anos – Os Desafios da Autonomia”, organizada no âmbito das comemorações da Autonomia Regional.

“O Desafio do Combate à Pobreza” é o tema que estará em análise a partir das 18h00 do próximo dia 27 de outubro de 2021 [quarta-feira], no Auditório Municipal da Madalena.

A conferência será presidida pelo Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Luís Garcia, e terá como oradores o Professor Doutor Fernando Diogo, da Universidade dos Açores, e a Professora Doutora Fernanda Rodrigues, da Universidade do Porto.

Conhecido especialista na área de políticas sociais e dinâmicas regionais, com trabalho académico desenvolvido nas áreas temáticas da Pobreza, RSI, Juventude, Emprego e Identidade, o Professor Doutor Fernando Diogo apresentará uma comunicação intitulada “A pobreza como desafio ao desenvolvimento dos Açores”.

Por sua vez, a Professora Doutora Fernanda Rodrigues, da Universidade do Porto, especialista em temáticas de políticas sociais, pobreza e exclusão social e antiga Consultora da Comissão Europeia para programas sociais, centrará a sua comunicação no tema “Combater a pobreza: campos e instrumentos de ação”.

Esta segunda conferência do Ciclo “45 Anos – Os desafios da Autonomia” vai decorrer durante a visita oficial do Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores à ilha do Pico, que decorrerá de 27 a 28 de outubro.

[Fonte: ALRAA]

Haja saúde!

Post scriptum: Adicionado programa da visita oficial do Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores à ilha do Pico.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, vai deslocar-se em visita oficial à ilha do Pico de 27 a 28 de outubro de 2021.

No primeiro dia da sua deslocação, o Presidente Luís Garcia vai visitar as instalações da Delegação da ALRAA na Madalena do Pico, onde deverá reunir com os deputados eleitos pela ilha do Pico, seguindo-se uma audiência de apresentação de cumprimentos ao Presidente da Câmara Municipal da Madalena, José António Soares.

A parte da tarde será dedicada ao concelho de São Roque do Pico, onde apresentará cumprimentos ao novo Presidente de Câmara, Luís Filipe Silva, seguindo-se uma visita à incubadora de empresas de São Roque do Pico CRIART-Tec e reunião com o CEO da Azores X, Roberto Lino.

A partir das 18h00, o Presidente do Parlamento açoriano presidirá ao segundo evento do Ciclo de Conferências organizado pela ALRAA no âmbito das Comemorações da Autonomia Regional, intervindo na abertura da Conferência “45 Anos de Autonomia: O Desafio da Combate à Pobreza”, que terá lugar no Auditório Municipal da Madalena.

Esta conferência terá como oradores principais o especialista em políticas sociais e dinâmicas regionais Professor Doutor Fernando Diogo, da Universidade dos Açores, que apresentará a comunicação intitulada “A pobreza como desafio ao desenvolvimento dos Açores”, e a antiga Consultora da Comissão Europeia para programas sociais, Professora Doutora Fernanda Rodrigues, da Universidade do Porto, que centrará a sua comunicação no tema “Combater a pobreza: campos e instrumentos de ação”.

A agenda do Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores na ilha do Pico prossegue no dia 28 de outubro com uma ida ao concelho das Lajes, onde apresentará cumprimentos à nova Presidente da Câmara Municipal, Ana Brum.

De seguida, reunirá com o Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha do Pico, encerrando o programa oficial com uma ida à Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico – Picowines.

Esta visita oficial do Presidente da ALRAA ao Pico dá seguimento ao seu propósito institucional de aproximar o Parlamento dos cidadãos de todas as ilhas dos Açores, estabelecendo um contato mais direto com as populações e demais instituições.

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Campeonato de Futebol dos Açores 2021/2022


No próximo fim de semana, dias 23 e 24 de outubro de 2021, tem início o Campeonato de Futebol dos Açores 2021/2022.

A representar a ilha do Pico encontra-se o Vitória Futebol Clube, clube sediado na vila de São Roque do Pico.

Para acompanhar o calendário desta competição, bem como as respetivas classificações, sugere-se a consulta de sites que atualizam frequentemente esta informação, tais como o zerozero.pt ou o futebol365.pt.

Haja saúde!

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Grupo Desportivo da Casa do Povo de Santo António sagra-se Campeão Açoriano de Kickboxing 2021


No passado sábado, dia 16 de outubro de 2021, teve lugar o Campeonato Regional de Kickboxing dos Açores 2021, designadamente no Pavilhão da Escola B/S de São Roque do Pico.

O Grupo Desportivo da Casa do Povo de Santo António — clube sediado na ilha montanha — foi o grande vencedor desta prova, tendo o segundo lugar sido ocupado pela Associação Desportiva e Recreativa Escolar Praiense, o terceiro pelo Arrifes Kickboxing Clube e o quarto pela Academia Desportiva dos Açores.

Organizado pela Associação de Kickboxing e Muaythai dos Açores, o evento contou com cerca de 80 atletas do Pico, Terceira e São Miguel.

Haja saúde!

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Minitornado atinge ilha do Pico


Na noite do passado sábado e madrugada de domingo (16 e 17 de outubro de 2021), o mau tempo assolou os Açores, sobretudo a ilha montanha.

Em particular, registaram-se 16 ocorrências em quatro ilhas do grupo central, sendo que no concelho da Madalena ocorreram danos em 10 habitações, que incluíram estragos numa garagem, e a queda de elementos de construção, isto devido a um minitornado.

Das habitações danificadas no Pico, o Instituto de Segurança Social dos Açores teve necessidade de realojar uma das famílias.

O mau tempo provocou ainda a queda de árvores e a obstrução de uma estrada, situações que já se encontram normalizadas.

Haja saúde!







domingo, 17 de outubro de 2021

"Hanseatic Inspiration" atraca no Pico e bate recorde


O Porto do Cais do Pico, na vila de São Roque do Pico, recebeu este sábado (16 de outubro de 2021) a visita do navio "Hanseatic Inspiration".

Inicialmente agendado para o fundeadouro do Porto das Lajes do Pico, e uma vez que a agitação marítima não favorecia escala a sul da ilha maior, foi, em alternativa, preparada pela Portos dos Açores a possibilidade deste navio da Hapag Lloyd Cruises rumar a norte e atracar no principal porto comercial da ilha montanha.

A bordo estavam 82 passageiros e 149 tripulantes, os quais presenciaram um momento histórico: com 138,77 metros de comprimento de fora-a-fora, 22,29 metros de ‘boca’ e 16.100 toneladas de arqueação bruta, o "Hanseatic Inspiration" acostou no Cais do Pico e assim se tornou, até à data, o maior navio a atracar na ilha do Pico.

Construído em 2019, este é um navio de cruzeiro com capacidade para cerca de 230 passageiros, o qual está a realizar um itinerário por todas as ilhas dos Açores — "Highs of the Azores and island bliss" — englobado numa excursão de 12 noites a bordo, com embarque na ilha de São Miguel (após um voo desde a Alemanha) e desembarque em Tenerife (Canárias). O público alvo é o do mercado alemão, sendo que o custo deste cruzeiro pelos Açores varia entre os 5 mil e os 12 mil euros.

Haja saúde!









sábado, 16 de outubro de 2021

"Olh´ó Pico" com Rafael Carvalho é sucesso online


Transitando entre o Festival Cordas e o Dia da Viola da Terra, a MiratecArts apresentou o programa "Olh´ó Pico" com vídeos online com o compositor e músico Rafael Carvalho. As apresentações têm tido grande sucesso e já atingiram mais de 50 mil visualizações.

Numa viagem à ilha montanha, Rafael Carvalho apresentou uma dúzia dos seus originais, cada um numa localidade diferente da ilha do Pico. Desde a estreia de "Terra dos Barcos" captado em Santo Amaro, ao "Amanhecer", no centro da vila da Madalena, passando pela MiratecArts Galeria Costa, a casa dos botes, na Calheta de Nesquim, e o farol da ponta da ilha, o músico mostra que mesmo com as influências naturais consegue tocar o seu repertório em qualquer sítio. Com o Morro das Lajes e o novo moinho em cenário, ou ainda na porta da famosa adega em São Mateus, onde tocou "Baía da Laja" e já passou muitos verões em família, Rafael Carvalho deu, assim, o arranque a este novo programa da MiratecArts.

"Foi um arranque com grande sucesso" admite o diretor artístico Terry Costa, "por isso desejamos continuar com este programa anualmente, onde um músico viaja pela ilha do Pico, tocando suas obras originais." Sendo assim, a MiratecArts abre as propostas, por enquanto apenas para músicos e músicas açorianas. "A ideia é ir apresentando os nossos pequenos pedaços desta bela terra como palco, como cenário, para que a nossa música, a música que se faz hoje em dia nestas ilhas consiga entrar em mais casas."

Artistas interessados em se juntar ao programa "Olh´ó Pico" comuniquem através do email info@mirateca.com com as suas ideias e planos. A MiratecArts está a planear a décima temporada que arranca já no início de dezembro.

Haja saúde!

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Escolas do Pico galardoadas com Bandeira Verde Eco-Escola 2020/2021


A Associação Bandeira Azul da Europa distinguiu recentemente várias escolas de todo o país com o galardão "Bandeira Verde Eco-Escola 2020/2021". Esta é a distinção máxima do programa internacional Eco-Escolas, o qual pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Na ilha do Pico, estão de parabéns as seguintes escolas:

Concelho de São Roque do Pico
  • Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico [21ª vez]
  • Infantário 'O Pica-Pau' [7ª vez]

Concelho da Madalena
  • Escola BI/S Cardeal Costa Nunes [21ª vez]
  • Escola Profissional do Pico [16ª vez]

Concelho das Lajes do Pico
  • Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico [17ª vez]

É de realçar o excelente trabalho efetuado tanto na Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, como na Escola BI/S Cardeal Costa Nunes, mostrando que são verdadeiras escolas amigas do Ambiente e recordistas na ilha do Pico, pois desde o ano lectivo de 2000/2001 que ostentam a "Bandeira Verde Eco-Escola" ininterruptamente!

Haja saúde!

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

(Novamente) Eis o que é preciso para subir o Pico: força de vontade!


Nuno poderia ser apenas mais uma pessoa que decidiu subir a montanha da ilha do Pico, mas não é...

Nuno é alguém que, mesmo sofrendo da síndrome de Guillain-Barré (que lhe causou uma incapacidade de 80% e a necessidade de usar duas talas bilaterais e uma bengala de apoio ao equipamento), conseguiu subir ao ponto mais alto de Portugal!

Com este feito, Nuno (à semelhança de Renato no ano passado e de Jan em 2019) responde verdadeiramente à questão que muitos colocam: o que é preciso para subir o Pico? Mais do que qualquer outra coisa, é preciso força de vontade!

Haja saúde!






quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Ilha do Pico vista do espaço (by NASA)


No arquivo da NASA é possível encontrar imagens fantásticas da Terra tiradas a partir do espaço, sendo que uma delas merece ser aqui destacada [foto deste post].

Em particular, um dos membros da tripulação da Expedição 36 à Estação Espacial Internacional recorreu a uma lente de 180 mm para fotografar [no dia 18 de junho de 2013] uma vista vertical da ilha do Pico.

Recordando que o céu noturno sobre a ilha montanha já tinha sido destacado pela NASA, não deixa de ser igualmente curioso como de uma infinidade de coisas que se pode observar a partir do espaço, a NASA tenha incluido o Pico na sua lista de memórias fotográficas.

Haja saúde!

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Apresentação do livro 'A indústria baleeira dos Açores'


No próximo dia 15 de outubro (sexta-feira), pelas 20h30, na Biblioteca Municipal da Madalena, será apresentado o livro 'A indústria baleeira dos Açores', de José Carlos Garcia, com apresentação de Manuel Tomás.

Este estudo, dedicado à baleação açoriana, foi desenvolvido sob a orientação do Doutor Rui de Sousa Martins, membro integrado e da Comissão Coordenadora Científica do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores-CEHu, no quadro das atividades desta unidade de I&D, entre 2018 e 2021.

O seu autor, José Carlos Garcia, licenciado em sociologia, é investigador na área da antropologia da ilha do Pico, sobre a qual tem produzido trabalhos de temática patrimonial e museológica, e investigador do dito Centro de Estudos, no âmbito do presente projeto.

Este livro assume-se como um "contributo para o estudo da indústria baleeira dos Açores, com base numa perspetiva antropológica", abordando "a cetofauna, a riqueza das baleias arrojadas, a importação de azeite de peixe do Brasil, a passagem da baleação atlântica anglo-norte-americana, que privilegiou o cachalote, e o desenvolvimento da sua pesca longínqua, interinsular e local".

Com entrada gratuita, o evento terá uma lotação limitada, devendo os interessados realizar a sua inscrição, através do contacto 300 020 164, nos dias úteis, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30, ou por correio eletrónico, remetendo o seu nome, morada e número de telemóvel/telefone para o seguinte e-mail: biblioteca.publica@cm-madalena.pt

Haja saúde!

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Laurocho — o escaravelho endémico em conservação no Pico no âmbito do LIFE BEETLES


De nome científico Pseudanchomenus aptinoides, o laurocho é um escaravelho endémico dos Açores com 12 mm de comprimento e que possui uma forma delgada e frágil, com uma coloração castanho-avermelhada. Este pequeno predador vive no solo e nos troncos de árvores nativas da floresta hiper-húmida entre os 800-1200 m. Está mais ativo durante a noite e, para o encontrar, é necessário procurar em locais com fendas profundas, tendo um período de maior atividade durante os meses de julho e outubro.

Este escaravelho encontra-se em perigo crítico de extinção, sendo essa uma das razões para ser um dos visados do projeto LIFE BEETLES, um projeto de conservação da Natureza cofinanciado em 55% pela União Europeia e cujo principal objetivo é melhorar o tamanho das populações, área de distribuição e estado de conservação de 3 espécies de escaravelhos endémicos: o Pseudanchomenus aptinoides (laurocho) na ilha do Pico, o Tarphius floresensis (escaravelho cascudo da mata) na ilha das Flores, e o Trechus terrabravensis (carocho da terra-brava) na ilha Terceira.

Entre outras atividades, o projeto LIFE BEETLES tem promovido a remoção de plantas invasoras e a plantação de espécies endémicas, por forma a assegurar, a longo prazo, um habitat adequado para o laurocho.

Por fim, e como curiosidade, o laurocho — cujo nome comum foi sugerido numa iniciativa no Facebook — é uma espécie descrita pela primeira vez em 1867 através de um indivíduo recolhido nas Furnas, em São Miguel, que se encontra hoje no Museu de História Natural de Paris. Após várias campanhas científicas ao longo de 20 anos nas Furnas, sem qualquer indivíduo amostrado, está considerado potencialmente extinto em São Miguel.

Haja saúde!

domingo, 10 de outubro de 2021

Viagem de carro das Sete Cidades às Bandeiras


Apresenta-se, em anexo, um vídeo da autoria de António Faria, o qual mostra uma viagem de carro entre o lugar das Sete Cidades, na vila da Madalena, e o extremo da freguesia das Bandeiras, junto ao início do mistério de Santa Luzia — este registo fica assim para memória futura, para que daqui a muitos anos se possa fazer uma comparação com o que existia em 2021.

Haja saúde!


sábado, 9 de outubro de 2021

Proposta de alteração do Programa Regional da Água


Encontra-se em discussão pública, até 11 de novembro de 2021, a proposta de alteração do Programa Regional da Água da Região Autónoma dos Açores (PRA).

O PRA é o instrumento de planeamento de natureza estratégica há mais tempo em vigor no arquipélago, constituindo o plano setorial primordial em matéria de gestão da qualidade e da quantidade dos recursos hídricos nos Açores.

Todos os interessados em dar o seu contributo podem consultar mais informações no Portal dos Recursos Hídricos, no qual existe um formulário eletrónico para submissão das participações.

[Nota: a imagem que integra este post — recurso hídricos da ilha do Pico — foi extraída do Anexo Cartográfico do Relatório Técnico do PRA.]

Haja saúde!

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Lajes do Pico é Município ECOXXI 2021


No âmbito do galardão ECOXXI 2021, o município das Lajes do Pico foi galardoado com a bandeira verde ECOXXI, o maior símbolo de sustentabilidade.

No cômputo regional, candidataram-se ainda, nesta edição de 2021, os municípios de Horta, Vila do Porto e São Roque do Pico, sendo que este último não atingiu os objetivos mínimos estabelecidos.

O programa ECOXXI visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal, através da avaliação, por um conjunto de peritos, de um conjunto de 21 indicadores nas áreas ambiental, social e económica. Contudo, nesta edição foi avaliado um 22.º parâmetro (temporário) relacionado com as medidas de sustentabilidade em contexto de pandemia.

Recordando que em Portugal existem 308 concelhos, as Lajes do Pico integra assim, e mais uma vez, o estrito lote dos 54 municípios (17,5% do total nacional) que são comprovadamente amigos do ambiente.

Haja saúde!


quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Estudo científico sugere que vikings foram os primeiros humanos a chegar ao Pico


Um estudo internacional divulgado recentemente, que contou com a participação de investigadores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos - Açores (CIBIO), detetou presença humana no arquipélago açoriano 700 anos antes da chegada dos portugueses.

Intitulado "Climate change facilitated the early colonization of the Azores Archipelago during medieval times" ['As alterações climáticas facilitaram a colonização precoce do Arquipélago dos Açores durante a época medieval', numa tradução livre], este estudo, publicado na revista científica PNAS [link], reconstruiu as condições em que os Açores foram habitados pela primeira vez e o impacto que a presença humana teve nos ecossistemas do arquipélago.

Em particular, numa sondagem de sedimentos datados entre 700 d.C. e 850 d.C. efetuada na lagoa do Peixinho, na ilha do Pico, os investidores observaram um aumento assinalável de um composto orgânico chamado 5-beta-estigmastanol, que é encontrado nas fezes de ruminantes, como vacas e ovelhas. Eles também observaram um aumento nas partículas de carvão e uma queda na abundância de pólens de árvores nativas, talvez apontando para humanos cortando e queimando árvores para abrir espaço para o gado pastar. Pólen de um azevém não nativo aparece em camadas da ilha montanha datadas de cerca de 1150. Achados semelhantes foram igualmente encontrados nas ilhas São Miguel, Terceira, Flores e Corvo.

O estudo sugere ainda, tendo por base diferentes simulações para determinar as condições climatéricas, que os primeiros colonizadores do arquipélago eram “provavelmente” oriundos do norte da Europa e que encontraram “condições climáticas favoráveis para navegar em direção aos Açores no final da Alta Idade Média, devido à predominância dos ventos de nordeste e o enfraquecimento dos de oeste”.

Por fim, e notando que, em 2015, um outro estudo tinha avançado que os ratos açorianos compartilham uma quantidade substancial de ADN com populações de ratos que se originaram no norte da Europa, um investigador externo ao estudo supracitado relata na prestigiada revista Science que os ratos poderiam ter vindo à boleia nos navios dos vikings e encontrado uma ilha com muitos recursos e poucos concorrentes ou predadores; por outras palavras, este investigador afirma os ratos são como “artefatos vivos” da presença viking.

Posto isto, os vikings acabam de ganhar mais uma categoria: para além de exploradores, guerreiros, comerciantes e piratas, ao que tudo indica alguns tornaram-se nos primeiros picarotos!

Haja saúde!