O arquipélago açoriano situa-se na denominada junção tripla dos Açores, uma zona onde contactam as placas litosféricas americana, eurasiática e africana (núbia), facto que se traduz na existência de importantes sistemas de fraturas nesta região do Atlântico Norte.
A complexidade estrutural da também chamada "microplaca dos Açores", bem patente na diversidade de acidentes tectónicos que evidencia, tem promovido a elaboração de vários modelos dirigidos para a análise evolutiva da junção tripla dos Açores. Encontrando-se a fronteira entre a placa americana e as placas eurasiática e africana bem definida através da Crista Médio-Atlântica, subsiste, atualmente, uma significativa controvérsia no que se refere à natureza e à precisa localização do eixo correspondente ao ramo leste da junção tripla dos Açores, isto é, onde se situa a fronteira entre a placa eurasiática e a africana.
No âmbito de uma tese de doutoramento em Geologia — especialidade de Geodesia — elaborada na Universidade dos Açores, foram obtidos alguns resultados no sentido de contribuir para o esclarecimento das dúvidas que persistem sobre o comportamento geológico de algumas ilhas açorianas; em particular, cita-se aqui parte das conclusões:
A comparação das velocidades obtidas pelo processamento das observações de GPS com as preditas pelo modelo cinemático global NUVEL-1A, sugere que as ilhas Terceira e Graciosa apresentam um movimento relativo mais próximo da placa Eurasiática (Eu), enquanto que as ilhas do Faial e Pico apresentam características de movimentação muito próximas da placa Núbia (Nu). Os resultados obtidos para a ilha de S. Jorge sugerem um comportamento intermédio entre as placas Nu e Eu.Dito de outra forma, este estudo sugere que a ilha montanha é, em termos geológicos, africana!
Por fim, uma conclusão adicional e curiosa pode ser extraída deste estudo: em termos científicos, uma qualquer viagem entre a Terceira e o Pico pode ser considerada, de certa forma, como uma viagem intercontinental!
Haja saúde!
Li um estudo curioso sobre a descoberta e povoamento destas ilhas, cerca de 400 anos antes da chegada dos portugueses, a partir do estudo de sedimentos encontrados no fundo das lagoas. Segundo esse estudo científico, os Vikings teriam sido os primeiros exploradores dos Açores.. O avanço da ciência traz-nos tantas NOVIDADES!!!
ResponderEliminarTem toda a razão: a ciência traz-nos muitos ensinamentos e curiosidades. Relativamente ao estudo que mencionou, ele pode ser encontrado aqui:
ResponderEliminarhttps://www.caisdopico.pt/2021/10/estudo-cientifico-sugere-que-vikings.html
Haja saúde!