A famosa revista internacional Esquire, na sua edição espanhola, elaborou um mapa "foodie" para uma viagem aos Açores: o que ver e, sobretudo, o que comer (e beber), por forma a justificar porque este é o novo destino "foodie" da Europa.
Em particular, a Esquire visitou duas ilhas, Pico e São Miguel, concentrando a esmagadora maioria da atenção na primeira e narrando o que é que um turista sente ao pisar estas ilhas, apelidando-as de Havai europeu. Ao desembarcar no Pico, diz a revista, o viajante tem a sensação de entrar num Parque Jurássico:
Num dia claro, o seu vulcão, a montanha mais alta de Portugal, acolhe-nos e preside, muitas vezes coberto por nuvens cinematográficas, a cada lado desta ilha, pura pedra negra [...]
O artigo destaca naturalmente onde ficar, onde comer, o que beber e o que visitar na ilha montanha, representando tudo isto não só uma magnífica publicidade do Pico, mas também o reconhecimento da excelência do que se faz na ilha montanha, tal como a Esquire o claramente menciona:
O Pico, apesar de ser a segunda [ilha] em tamanho, representa uma verdadeira viagem ao passado onde se pode descobrir vilas e comunidades remotas e esquecer as multidões, a pressa, o trânsito e o stress. Quase parece que a globalização contornou parte desta parte do mundo que agora está se "reconquistando", ao nível turístico, da melhor forma: com pequenos e específicos projectos de alto nível e cuidadoso desenho e um panorama gastronómico que destaca as raízes e resgata do esquecimento um tesouro Património Mundial como é a paisagem vitivinícola do Pico e os seus frutos.
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