O Museu do Pico apresenta, no próximo dia 29 de março, pelas 21h00, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, o livro Uma luz na noite escura – a solidão e a capacidade de estar só, de João Carlos Melo, o qual tem a seguinte sinopse:
A solidão é o mal do século: a epidemia da COVID-19 criou desertos de solidão quase intransponíveis. Com o acesso de cada vez mais pessoas às novas tecnologias podemos estar em contacto virtual com todo o mundo, sem estarmos realmente com alguém. É cada vez mais fácil passarmos longos períodos isolados. Mas o ser humano é um animal social. Impõe-se então perguntar: Sabemos lidar com a solidão? É possível estar só e ser-se feliz? Que prejuízo pode ter para o nosso bem-estar a falta de contacto com outras pessoas?
O livro dá-nos a conhecer experiências de solidão vividas quer por personalidades quer por pessoas anónimas, introvertidas e extrovertidas, alegres e tristes, mais fortes ou mais frágeis, que sucumbiram à solidão ou que aprenderam a estar sós na sua própria companhia.
João Carlos Melo, natural da ilha de S. Miguel, é médico psiquiatra, grupanalista e membro titular didata da Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo (SPGPAG), full member da Group-Analytic Society International (GASI) e Assistente Graduado do Hospital Fernando Fonseca, onde exerce as funções de coordenador do Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatria.
A entrada é gratuita e o uso de máscara obrigatório.
[Fonte: CulturAzores]
Haja saúde!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.
Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!