Na próxima quinta-feira, 2 de junho de 2022, tem início a quinta ligação semanal entre Lisboa e o Pico, a qual opera da parte da tarde: saída da capital portuguesa às 14:55; chegada à ilha montanha às 16:40; partida do Pico às 17:35; e chegada a Lisboa às 21:05.
Apesar de esta não ser uma novidade absoluta, é-o em termos relativos: esta mesma operação foi estreada no ano passado, mas apenas teve lugar entre a última semana de julho e a primeira de setembro; agora, em 2022, este quinto voo terá lugar durante os meses de junho, julho, agosto e setembro. Por outras palavras, há claramente um aumento da oferta, o qual é igualmente um reflexo da elevadíssima procura pela ilha montanha.
Aliás, a rota Lisboa/Pico/Lisboa tem vindo a consolidar-se de forma inequívoca ao longo dos últimos anos:
- 2005 (20 de abril) — a TAP efetua o primeiro voo entre a capital portuguesa e a ilha montanha, inaugurando assim a rota Lisboa/Pico/Terceira/Lisboa, contando a mesma com uma ligação semanal.
- 2007 — a rota Lisboa/Pico/Terceira/Lisboa passa a ter duas frequências semanais nos meses de julho e agosto.
- 2013 — a ligação entre Lisboa e o Pico passa a ser direta em ambos os sentidos (sem escala na ilha Terceira) de junho a setembro (situação igualmente aplicável à segunda frequência semanal, existente durante os meses de julho e agosto).
- 2015 (30 de abril) — a SATA substitui a TAP nas ligações aéreas entre a capital portuguesa e a ilha montanha, efetuando nesta data o seu primeiro voo da rota Lisboa/Pico/Terceira/Lisboa, a qual passa a contar com duas frequência semanais (mínimo) durante todo o ano.
- 2015 — as ligações entre Lisboa e o Pico passam a ser diretas em ambos os sentidos (sem escala na ilha Terceira) em julho e agosto, sendo que algumas semanas destes meses são contempladas com três frequências semanais.
- 2016 — a rota Lisboa/Pico/Lisboa passa a contar, de maio a setembro, com três ligações semanais, sendo que todas elas são diretas em ambos os sentidos.
- 2017 — a maioria dos voos entre Lisboa e o Pico efetuados durante o inverno passam a ser diretos em ambos os sentidos, bem como passa a existir três frequências semanais de abril a outubro.
- 2018 — todos os voos Lisboa/Pico/Lisboa passam a ser diretos em ambos os sentidos, além da realização de quatro rotações semanais nos meses de junho, julho e agosto.
- 2019 — a quarta rotação semanal do verão é alargada ao mês de setembro.
- 2021 — passa a haver uma quinta rotação semanal durante o mês de agosto, resultando em duas frequências semanais durante o inverno [algumas ligações foram suprimidas devido à pandemia de COVID-19], duas ligações por semana em abril e maio [e não três também devido à pandemia], três ligações em outubro, quatro rotações semanais nos meses de junho, julho e setembro, e cinco frequências por semana em agosto.
- 2022 — a quarta rotação semanal é alargada a todo o Verão IATA (de abril a outubro) e quinta rotação é alargada (para além de agosto) aos meses junho, julho e setembro.
Haja saúde!
Boa resenha histórica!
ResponderEliminarPARABÉNS!