sexta-feira, 25 de outubro de 2024

A vista parcialmente sem nuvens do Grupo Central dos Açores


O Copernicus — o Programa de Observação da Terra da União Europeia — decidiu celebrar a classificação de 30% das águas à volta do arquipélago açoriano como áreas marinhas protegidas, cobrindo um total de 287 mil quilómetros quadrados — a maior área totalmente protegida do Atlântico Norte — através da divulgação de uma imagem satélite do Grupo Central dos Açores.

Em particular, a "imagem do dia" destacada pelo Copernicus em 24 de outubro de 2024 (e apresentada neste post) corresponde a uma imagem recolhida em 18 de janeiro de 2023, pelo satélite Copernicus Sentinel-2, que mostra uma vista parcialmente sem nuvens das ilhas açorianas localizadas no centro do arquipélago — a versão em alta resolução desta imagem pode ser obtida no site do Copernicus.

De notar a curiosidade do efeito da montanha do Pico, nomeadamente um acumular de nuvens a sul da mesma, eventualmente para não se sentir sozinha nas alturas.

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!